Resenha - Stardust: O Mistério da Estrela por Neil Gaiman.

14/04/2013

Stardust - O Mistério da Estrela por Neil Gaiman.

ISBN: 9788561384357
Editora: Rocco
Ano: 2007
Número de páginas: 280
Classificação: 4 estrelas
Onde Comprar:  Livraria Saraiva, Submarino - Compare os Preços




Sinopse: Na Inglaterra da era Vitoriana, está a vila solitária que tira seu nome de uma imponente barreira de pedra que rodeia a fértil terra. A calma de muro é interrompida a cada nove anos, quando o mortal e o mágico se encontram numa feira única.







Depois de ler várias resenhas elogiando o autor Neil Gaiman, cheguei à conclusão que precisava descobrir o que o autor tinha de tão fantástico para todos se encantarem com as obras dele. Por esse motivo, achei que nada melhor do que começar lendo Stardust – O Mistério da Estrela, afinal eu até perdi as contas de quantas vezes já assisti ao filme. Claro, que me deparei com aquelas pequenas grandes diferenças entre o livro e o filme isso era algo para o qual eu já estava preparada. Porém, confesso que ainda estou em dúvida se gosto mais do livro, do filme ou dos dois igualmente. 

Acredito que a maior diferença entre um e outro é a velocidade como que as coisas acontecem, pois a forma com que o autor começa a narrativa é um pouco infantil e lenta demais.  Os primeiros capítulos que preenchem as lacunas que o filme deixou são mais arrastados e até “chatinhos”, quando comparados ao conjunto todo do livro. Esses capítulos iniciais funcionam como um tipo de introdução, pois nesse conto de fadas nada clichê criado por Neil Gaiman a história teve inicio bem antes de Tristan nascer.

Tudo começa quando Dunstan Thorn, pai de Tristan caminhava tranquilamente pela feira que acontece a cada nove anos no vilarejo de Muralha.  Durante essa caminhada que ele conhece uma jovem e misteriosa mulher que era mantida como escrava por uma bruxa.  A atração dos dois foi imediata e tão intensa, que nove meses depois trouxe ao mundo o pequeno Tristan. Dezessete anos mais tarde, o jovem Tristan Thorn perdidamente apaixonado por Victoria Foster, a moça mais bela do vilarejo faz uma promessa ousada.  Para se casar com a sua amada ele promete trazer a ela uma estrela cadente. A partir desse ponto o livro começa a ficar mais parecido com o filme. Digo parecido, mas vou deixar vocês na curiosidade, até por que sei que vocês não gostam de spoilers.

A história é muito rica em detalhes, não apenas na descrição da terra encantada de Faërie, mas também na criação dos personagens. Tristan, por exemplo, começa como um menino bobo e cegamente apaixonado, porém no decorrer da narrativa ele foi amadurecendo de tal forma que eu me senti levemente culpada por ter me irritado tanto com a paixonite dele. O mesmo aconteceu com Yvaine, - a estrela que a principio faz questão de deixar muito claro e o tempo todo a sua infelicidade por ter caído e muitas vezes esse jeito dela de deixar evidente o seu descontentamento me parecia um tanto “rude” e egoísta. Admito que em muitos momentos achei ela uma chata rabugenta, mas no final ela acaba não se “conformando” com a situação propriamente dita, porém amolecendo e entendendo que as coisas nunca mais vão ser como eram antes só que nem por isso ela precisa passar a eternidade toda reclamando de tudo, pois ela pode sim ser feliz aqui na Terra também.

A narrativa não possui toda a ação que tem no filme e isso foi o que mais me fez falta no livro. Mesmo que ele tenha contado com alguns momentos emocionantes que chegam até ser mais “sombrios” em relação à adaptação para o cinema, eu ainda prefiro essa parte no filme.  Aqui também Tristan e Yvaine são perseguidos pela Rainha das Bruxas  e pelos príncipes Stormhold, só que a forma com que essa perseguição foi desenvolvida no livro não me agradou. Eu esperava algo mais épico, empolgante, assustador, que os obstáculos enfrentados fossem mais difíceis só que foi tudo relativamente fácil demais. Não chega a ser decepcionante, só deixa com aquela sensação chata que faltou alguma coisa.

Apesar de achar que o livro deixou um pouco a desejar nesse sentido, fiquei encantada pela maneira com que o autor Neil Gaiman desenvolveu toda a história em si. Por mais que ao pegar o livro para ler, eu tivesse uma pequena noção da história que encontraria em momento algum a narrativa foi óbvia, para minha felicidade cada capítulo foi uma surpresa.   E o que mais me surpreendeu foi o final, pois eu estava esperando aquela coisa do tipo “e foram felizes para sempre”, afinal o filme passa essa sensação. Aqui embora o desfecho seja muito bonito, ele tem um toque tristeza que torna o livro um conto de fadas diferente, – sombrio, melancólico e ao mesmo tempo mágico e lindo. Bem, pelo visto o autor Neil Gaiman ganhou mais uma fã.

Pode possuir seus atos e baixos durante a narrativa, mas não decepciona quem procura uma mistura perfeita de aventura, magia com aquele toque de romance ao contrário, Stardust é aquele típico livro que vai conquistando você página após página. Para quem assim como eu, é fã de literatura fantástica e conto de fadas, ele é um livro que não pode deixar de ser lido. E mesmo para quem não curte muito o estilo, vale apena pelos momentos agradáveis que a leitura proporciona. 


Recomendo!

Comentários via Facebook

22 comentários:

  1. Oi Ane! Eu também li meu primeiro livro dele este ano, mas foi O Livro do Cemitério, fiquei encantada com a forma diferente e envolvente que Gaiman conduz seus enredos. Stardust eu vi o filme, e fiquei com medo de ler o livro e já saber o que iria acontecer, mas pelo visto posso ler tranquila, pois pelo que vi na sua resenha, foi surpreendente. Boa semana.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Nossa parece uma história linda ^^.
    Amo suas resenhas pois possuem um"caráter" único e bem pessoal,entra bem afundo.
    Acho que primeiramente vou ver o filme!
    Bjus!
    Tamires C.

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não li o livro, mas vi o filme e gostei, tenho muita curiosidade em conhecê-lo!!!!

    Bjão
    Lay

    ResponderExcluir
  4. Não li esse livro ainda, mas assisti varias vezes o filme e amei. Quanto ao autor, depois de ver meu sobrinho falando maravilhas dele, resolvi ler. Li Lugar nenhum e sinceramente não gostei. Achei bem confuso e difícil de acompanhar a escrita do autor. Mas como não se deve julgar um autor apenas por um livro vou dar mais uma chance a ele.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu senti uma sensação de nostalgia, Ôpa!, são velhas e boas lembranças. rsrs
    Adorei sua resenha, sinto que fiz uma viagem!
    E Romance é sempre bom, mesmo que seja um pouco desajeitado! haha

    Beijos minha flor!
    clicandolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Nossa não conhecia o livro, nem o autor
    E já tem até filme, é olha eu aqui por fora das coisas
    Acho importante contos de fadas com finais nem
    sempre tão perfeitos, gosto de um toque de realidade
    em meio a magia

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ainda não vi o filme, mas tenho vontade. Não sabia que vinha de um livro, acho que lerei o livro antes se puder.
    Beijos
    fromafallenangelsheart.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. awn parece ser bem fofo na medida do possivel.
    ah e ainda não li nada do autor, acho que quando for ler vou começar por esse

    ResponderExcluir
  9. Olá.
    Boa resenha, Ane. Eu assisti ao filme e gostei bastante, mas não sei se tenho curiosidade em ler o livro. Sei lá, vamos ver (?), quem sabe um dia.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  10. Hey
    Adorei a resenha, acho que foi a primeira que li sobre esse livro.
    Assisti o filme algumas vezes e até gostei...a ideia então...

    De início achei linda a pretensão do protagonista...quem dera se Ben Barnes quisesse me dá uma estrela HAHAHAHA

    bjundas
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha, confesso que ainda não li o livro. Porém eu amo o filme, [é tão doce e fofo!!!!!
    Angel Sakura@euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Ane!
    Quero muito ler esse livro.
    O Gaiman é muito elogiado mesmo e eu acredito que esse livro seja bom mesmo. Percebi que alguns pontos negativos presentes na construção da história não te agradaram. Mas o bom é que no geral você curtiu a leitura.
    Espero lê-lo em breve e gostar.
    Gostei de saber sua opinião. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Ane!
    É, sempre tem essas diferenças entre livro e filme. A parte da ação sempre tem mais em FILMES, até pra dar mais emoção, e quando a gente vê o filme primeiro, sempre acaba sentindo falta disso no livro.
    Mas é bom saber que você gostou tanto desse livro. Com certeza vou dar uma chance. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  14. Desde que vi o filme na Fox quero ler, mas ô coisinha de livro difícil de encontrar, hein??? Rsrs...
    Também me apaixonei pelo Tristan e a Yvaine!
    Beijo,
    Vinícius - Livros & Rabiscos

    ResponderExcluir
  15. Oi, Ane, faz tanto tempo que assisti o filme (o.k, nem tanto) que pouco lembro da história, ou da adaptação do livro para o filme...
    Quando soube que era um livro, fiquei doida para ler, mas até agora... Mesmo vendo ele sempre disponível na biblioteca não fiz o empréstimo.
    Eu, como adoro literatura fantástica, com certeza, irei gostar e eu nunca li nada do Gaiman, ouço tantos elogios e nada ainda, acho que está mais que na hora de conhecer sua escrita, né? ;D

    Beigos,
    Maura - Blog da /mauraparvatis.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Ane!

    Li esse livro no finalzinho do ano passado e gostei. Foi o primeiro livro do Neil Gaiman que li também. Mas sabe... aconteceu uma coisa inédita (pra mim). Eu gostei mais do filme que do livro. No filme tem um toque de humor muito mais forte e eu achei que isso acrescentou muito a história. Mas sem dúvidas é um bom livro. Pretendo ler outros do Neil Gaiman.

    Beijos,
    Amanda — Lendo & Comentando :)

    ResponderExcluir
  17. Oi Ane, tudo bem??

    Pois bem, assim como você, também fico na curiosidade em ler algo do Neil por ver tantos comentários positivos! Ainda não li nada dele, pretendo começar com algo mais "sério". Acho legal Stardust mas o filme não chamou tanta a minha atenção. E, se o filme já é considerado mais empolgante que o livro, imagino que eu não vá curtir o livro.

    Mesmo assim, a curiosidade ainda bate aqui e, quem sabe um dia, eu leia Stardust sem pressa!

    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  18. Oi Ane, eu também tenho curiosidade em ler algo do autor, tenho um livro dele em casa mas parece ser meio doidão ;x rsrs (Lugar Nenhum)
    Eu assisti ao filme algumas vezes também, mas não sei se me animo em ler o livro dele, já que eu gostei mas não foi tanto assim, sabe?
    Acho que essa diferença livro x filme é boa, já fiz a leitura de um livro que não mudava nada e me arrependi até a última de ter perdido meu tempo lendo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oi Ane, gostei da resenha, mas to percebendo que esse gênero não faz muito o meu estilo, mas tenho que ler de vez em quando para mudar um pouco...nunca li nada desse autor, mas me pareceu que ele escreve muito bem.

    BjOs!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Adorei vc ter colocado os lançamentos!
    Tbm estou super ansiosa pra saga do tigre e TODOS da Cassandra Clare (simplesmente a amo)

    Parabéns pelo site!
    http://euinsisto.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Ane!
    Eu adoro Neil Gaiman, li Coraline e Belas Maldições são livros muito bons, esse que vc resenhou ainda não tive a oportunidade de ler, mas sendo do Neil Gaiman já me faz ter vontade de ler!
    Abraços
    Melissa Padilha
    De Coisas por Aí

    ResponderExcluir
  22. eu vi o filme e gostei tanto q tenho medo de ler o livro e isso estragar minha paixão pelo filme.
    talvez um dia eu tome coragem e consiga ler.
    Stardust é o meu filme favorito e quem sabe o livro seja legal pra mim...só tenho receio pelo final(triste e melancólico,sem felicidade e amor eterno?) não sei se vou ficar mto satisfeita com isso, provavelmente me abalará mto se for assim....

    Ótima resenha.
    Parabéns!!

    ResponderExcluir

My Dear Library • Todos os Direitos Reservados • Copyright © 2010 - 2017 • Powered by Blogger • Design por Ariane Reis • Desenvolvimento por