Sponsor

setembro 09, 2012

O Ladrão de Raios por Rick Riordan


O Ladrão de Raios por Rick Riordan. - Percy Jackson & os Olimpianos (Livro I)

ISBN: 9788598078397
Editora: Intrínseca
Ano: 2008
Número de páginas: 385
Classificação: 4 estrelas


Sinopse:
O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão.





Sabe quando você tem aquele livro na estante a um bom tempo, mas nunca consegue arrumar um espaço para ele na sua fila de leitura? Pois, O Ladrão de Raios se enquadra bem nesta descrição. Depois de quase dois anos em minha estante esperando uma chance para ser lido, eis que finalmente chegou à vez dele.

Como vocês podem imaginar, principalmente quem leu a resenha anterior de Helena de Troia, o que me chamou a atenção para esta série foi o fato de ela ter como base a minha adorada mitologia grega. Confesso que vi o filme antes de ler o livro e achei bem fraquinho por sinal. Mas como sei que os livros são em sua grande maioria bem melhores que as suas adaptações para o cinema, eu mantive as minhas expectativas em relação à leitura.

Para minha alegria grande parte delas foi correspondida, só que infelizmente a história tem algumas falhas que não chegam a serem de todo negativas, mas acabam prejudicando um pouco a história. Como por exemplo, algumas situações vividas por Percy Jackson eram de uma complexidade tão grande, porém resolvidas com uma facilidade tão incrível que chegam a ser incompatíveis com o que estava sendo narrado. Em meu ponto de vista mesmo estas partes sendo de grande importância para a continuidade da história elas pareceram um pouco forçadas.

Rick Riordan foi muito feliz em escolher a mitologia grega como plano de fundo para a série, só que senti falta do autor ter se aprofundado um pouco mais nesta escolha. Algumas partes ficaram simplistas demais e um pouco distantes do que a mitologia grega representou e representa até hoje.  Não me entendem mal, eu realmente adorei o livro. Porém mesmo com uma narração que conseguiu prender a minha atenção do começo ao fim do livro, não pude deixar de sentir aquela sensação chata de que ficou faltando alguma coisa. Tudo bem que o livro é voltado mais para o público infanto-juvenil, com tudo a forma com que o autor personificou alguns deuses não fez jus à imagem já conhecida deles. Tipo eu achei Hades e Posseidon muito “bonzinhos” se é que vocês me entendem.

Uma das coisas que mais gostei do livro foi o fato de que a história não é focada em Zeus ou em um de seus filhos. Quem costuma ler muito sobre mitologia grega sabe que a grande maioria das histórias e adaptações que temos por ai hoje tem como personagens centrais o todo poderoso senhor do Olimpo e um dos seus filhos. E cá entre nós Posseidon, Hades e Ares sempre são mais divertidos.

Outro ponto bem legal é que mesmo os deuses que não participaram de fato neste primeiro livro foram citados e ajudaram a compor de forma indireta todo o enredo. O autor aproveitou todas as oportunidades que teve para trabalhar de forma inteligente os mitos e lendas gregas, em um contexto mais atual o que o permitiu contornar bem as pequenas falhas que apontei a cima.

Li em muitas resenhas algumas pessoas comentando que os personagens principais e o enredo são fracos.  Em minha opinião por ser o primeiro livro é um tanto normal que tanto os personagens como a história não sejam assim tão espetaculares, até por que acredito que no decorrer dos próximos livros, ambas as coisas tende a amadurecer e se aprofundar mais.  Pelo menos é o que se espera e, o que normalmente acontece.

Para quem ainda não leu O Ladrão de Raios, fica a dica de uma leitura divertida que consegue levar o leitor a uma viagem incrível pelo mundo fantástico de deuses, mitos e lendas gregas. Tornei-me fã do autor Rick Riordan e recomendo. Só me arrependo de não ter lido O Ladrão de Raios antes. 

Comentários via Facebook

19 comentários:

  1. eu tenho um certo recebio de ler percy jackson, por tenho quase certeza que nao vou gostar sabe
    apesar de parecer legal e tals e até seguir um pouco a linha do meu estilo de leitura.
    curti a resenha

    ResponderExcluir
  2. Percy Jackson e os Olimpianos virou uma das minha séries favoritas!
    Amo mitologia grega. Depois dessa série, passei a amar ainda mais! Tio Riordan me fez muito feliz também...
    Parabéns pela resenha!

    Luiza Helena Vieira
    Obsession Valley
    http://obsessionvalley.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Percy <3 esse primeiro livro é tão legal. adorei mt a leitura dele. para mim é a melhor série do Riordan, sem dúvida.

    bjs

    http://www.amodernpinup.com

    ResponderExcluir
  4. Eu acho essa série tão confusa... Tomei trauma em um evento que fui, mas confesso que também tenho uma curiosidade lá no meu íntimo... Quem sabe?

    Ótima Resenha =D

    Beijos,
    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Ane, esse livro realmente é uma boa pedida, principalmente por esse contato com a mitologia e por ser gostoso e divertido. Li há alguns anos e adorei, tanto que, de uma tacada só, li todos os livros da série ;x Talvez seja mesmo um pouco fraquinho, mas é um infanto juvenil, e acho que cumpre muito bem sua proposta.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela resenha Ane! Muito em breve pretendo ler Percy Jackson. Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Ane!
    Adorei a sua resenha!
    Eu gostei bastante desse livro, mas, assim como você, também fiquei com a sensação de ter ficado faltando "algo".
    Tanto que, até hoje, não li o restante da saga.
    Mas o mais estranho é que na época em que li O Ladrão de Raios adorei. E, hoje, não tenho a mínima vontade de ler os outros livros. Vá entender!
    Resumindo, acho que o Rick Riordan não conseguiu me conquistar.
    Quanto ao filme... Foi a adaptação mais podre que já assisti! Hauhahauhua!! Triste!
    Beijooooos!

    ResponderExcluir
  8. Eu já li esse livro e é com certeza fantástico, a leitura é rápida e muito divertida, também gosto do fato de não ser focado em um filho de Zeus.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Gosto muito de "O Ladrão de Raios". Já li toda a série e curti.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Ane!
    Eu ainda quero muito começar a ler essa série. Na verdade, o que eu mais quero é ler qualquer livro do Rick Riordan. Todos falam tão bem dele. <3

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  11. Oi Ane!!!
    Sua linda, não sei se já disse isso mas eu AMO suas resenhas! Sinto a leitura fluir tão bem, muito bom mesmo, consigo captar tudo o que você transmite e quase sinto como se eu estivesse lendo o livro, parabéns! \o

    Eu não li Percy Jackson ainda por vários motivos. Um deles, é exatamente esse que você falou: eu vi o filme antes de ler a série e não achei grande coisa. Como tenho vários livros na fila para ler e a série PJ é muito grande (para mim, pelo menos) deixei de lado.
    Mas pela sua resenha com certeza é um infanto-juvenil que vale a pena dar uma chance e até ter na prateleira, né?? =D

    "...algumas situações vividas por Percy Jackson eram de uma complexidade tão grande, porém resolvidas com uma facilidade tão incrível..."

    Putz, você não sabe como meus olhos brilharam aqui desejando ardentemente que fosse assim na vida real! Já pensou?? Acho que eu engrandeceria esse ponto no livro, justamente por não ter essa chance.... :x

    Eu gosto da mitologia grega mas não tanto quanto você justamente por crescer vendo Zeus como a imagem representativa da mitologia. Que chato isso, eu deveria pesquisar mais sobre mitologia grega. Gosto da Medusa (é grega, né? :x), acho interessante!
    *Pergunta boba: se você pudesse ser um ser mitológico (grego), quem você seria*

    Vai continuar com a série? Espero que sim, provavelmente acompanharei pelas suas resenhas! \o

    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  12. Gosto muito dos livros de Rick Riordan, mas só me apaixonei pela série PJ&O no terceiro livro. Na minha opinião, o segundo é o mais fraco de todos.
    Você já leu Os Heróis do Olimpo? Com certeza será bem mais interessante para você, principalmente para ver esse lado mais malvado dos deuses.

    Beijos,
    whosthanny.com

    ResponderExcluir
  13. Eu amei essa série, parei no terceiro livro, preciso dos outros, não achei o enredo e os personagens tão fracos assim, nem no primeiro livro '-' Gostei desde o primeiro, os outros são tão bons quanto, ou até melhores, toda a ação, alguns mistérios e o sacarmo na voz de Percy me encantaram, me tornei fã do Rick também depois de ler Ladrão de raios, que bom que você gostou!

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  14. Adorei sua resenha, Ane!
    Sou fanática pelos livros do Rick Riordan, acho o máximo esta questão de misturar a realidade com a mitologia... realmente, Poseidon e Hades são meio "bonzinhos" demais nesta série, mas achei legal assim, aborda os deuses de uma forma diferente da que estamos acostumadas...
    Bjus!
    Paty Algayer - http://www.magicaliteraria.com/

    ResponderExcluir
  15. Eu já estava querendo ler e agora fiquei com mais vontade, concordo que a escolha dos personagens foi mais do que perfeita!
    Estava sumida, mas voltei... coisas loucas andaram acontecendo, mas agora está tudo certo, rs.
    Bjus

    Rafa
    www.rafaelando.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Ane :)
    Lindinha a resenha. Você sabe que eu sou apaixonada por Rick Riordan, né? Ainda bem que você gostou do livro, mesmo com alguns probleminhas ai que você encontrou. Se puder, leia o restante da série. Só li o primeiro e o segundo ainda, não sei que diabos estou falando, mas enfim D: UAHSAUHSAUHSAUHS <3

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  17. Olá eu amo essa serie gosto dos personagens e do enredo e também amo mitologia, Percy é um fofo e gosto de como o autor narra a estoria

    bjos

    ResponderExcluir
  18. Oi Ane,

    Vixi, faz tempinho que não passo aqui, né..

    Eu tinha esse livro, mas acabei dando de presente porque sabia, no fundo do meu ser, que não ia ler. Tenho curiosidade, é verdade. Mas como é série, eu realmente me desanimei desde o começo. E também vi o filme, então, imagina a vontade que tenho de ler esse livro.

    Assim como você, gosto da mitologia. Alguns autores conseguem trabalhar muito bem com os mitos. Mas, alguns, a gente bem sabe como é...

    Gostei de saber que a história não focada em Zeus. Porque,ele é o mais chato de todos os Deus...rs

    Parabéns pela resenha. Como sempre, muito boa!

    bjinhuxxx
    Eu li e Divulgo
    http://euliedivulgo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Ane, eu e minha mania de além de ler a resenha, dou uma lida tbm nos comentários, e o da Jeh Asato me chamou a atenção kkk que comentário enorme, eu ri aqui dela falando que gosta da medusa...rsrs lembrei do livro...mas voltando a resenha, concordo com vc que mtos acontecimentos se resolveram mto fácil, mas pra mim o legal do livro é isso, afinal Percy é um semi-deus, pra ele tem q ser fácil rsrs, eu gostei do livro, e pretendo logo ler os outros, ainda não postei resenha, mas tá pronta esperando só eu preparar o post e postá-la...assim como a Jeh eu tbm gosto mto das suas resenhas...

    BjOs!!!!

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in