Sponsor

novembro 28, 2013

Em Chamas por Suzanne Collins

ISBN: 9788579800641
Editora: Rocco
Ano de Lançamento: 2011
Número de páginas: 413
Classificação: Muito Bom


Sinopse: Jogos Vorazes - Livro 2.
Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.



Tudo bem que eu não sou o que se pode chamar de “fã número um”, da trilogia Jogos Vorazes. Na verdade após ler o primeiro livro, não consegui entender o que tanta gente tinha visto nessa espécie de “BBB mortal literário”, porém após ler o segundo livro da trilogia talvez, - e digo talvez por que ainda não estou muito certa, acho que consegui entender a essência da história.

Para fugir de spoilers pulem para o antepenúltimo parágrafo. Como se muitos de vocês já não conhecessem a história toda, mas (...) é sempre bom avisar.

Depois de vencerem os ultimo Jogos Vorazes, Katniss e Peeta não podiam imaginavam que a sua vitória mudaria não apenas suas vidas. O fato dos dois terem desafiado o poder da Capital e dividido o primeiro lugar, no ponto de vista do presidente Snow foi um grande ato rebeldia e está causando o que ele mais temia; a população está começando a acordar. A vitória do miserável casal do Distrito 12 deu esperança para o povo finalmente começar revolta. 

Sem saber o que acontece nos demais distritos Katniss se vê perdida tanto entre seu relacionamento mal resolvido com Peeta, como pelos seus sentimentos, mais mal resolvidos ainda por Gale. Em meio a tudo isso a visita nada amigável do presidente Snow e a viagem durante a turnê da vitória deixam bem claro para ela, que algo está prestes a acontecer. Algo que ela indiretamente começou na arena.  Katniss presente que mais uma vez tanto a sua vida como daqueles que ela ama corre perigo.  Ao ter que enfrentar a arena dos jogos mais uma vez, ela só tem um ideal, - manter Peeta vivo.

O que mais me incomodou em Jogos Vorazes foi sentir que a história tinha mais potencial do que de fato foi abordado no livro. Se eu for bem sincera, e lógico vou ser tive a sensação que “era barulho demais, para livro de menos”.  Só que, Em Chamas a narrativa conseguiu me prender mais, despertar em mim aquela necessidade de saber o que vai acontecer na página, no capitulo seguinte.

Não sei se o meu problema com Jogos Vorazes, foi o fato de eu achar meio “mórbido” um bando de adolescentes presos em uma arena tendo que assassinar uns aos outros, por causa de uma tradição ridícula imposta por um governante que no mínimo sofre de algum distúrbio de comportamento muito sério. Mesmo que Em Chamas, os jogos ainda são uma realidade na história, mas de certa forma o fato do livro abordar mais a revolta da população e a sua vontade em acabar com os desmandos de um governo opressor e todo esse banho de sangue desnecessário, deu ao livro um ritmo.

Infelizmente a protagonista da série, Katniss ainda não conseguiu conquistar a minha simpatia. Na verdade nesse segundo livro ela conseguiu a façanha de me deixar em alguns momentos mais irritada com as atitudes dela do que no primeiro livro. Tudo bem, que passar pelos Jogos Vorazes é realmente uma situação traumatizante para qualquer pessoa, mas de certa forma toda aquela segurança que ela tinha em Jogos Vorazes, foi substituída por algo que eu não sei explicar direito. Não é insegurança propriamente dita, mas toda a confusão de sentimentos que ela passa por causa do Gale e do Peeta é bem (...) “chatinha”.

Gostei de conhecer mais sobre os demais distritos de Panem, como também conhecer os outros tributos, em especial o Finnick e a Mags do Distrito 4. A autora Suzanne Collins, ter dado essa abertura na história, explorando os demais personagens, revelando até mesmo um pouco mais sobre o Haymitch, deu a narrativa um pouco mais de emoção, o que de certa forma contribuiu para o meu envolvimento com a história.  Assim eu fiquei tão envolvida com durante a leitura, que confesso que em alguns momentos eu queria dar “uns tapas” na cara do presidente Snow.

A escrita da Suzanne Collins manteve o nível, inclusive na parte de colocar detalhes aparentemente desnecessários na história.Em Chamas não apresenta nada muito espetacular quando ao seu desenvolvimento, a grande diferença mesmo é que o enredo ganhou mais elementos de distopia o que acabou me cativando bastante. Na verdade eu fiquei surpresa ao perceber o quanto eu gostei de Em Chamas. Tanto que estou roendo as unhas para saber como a trilogia acaba, (apesar de já ter lido alguns spoilers).

“- Katniss, quando você estiver na arena...
- O quê? - pergunto, na defensiva.
- Basta se lembrar de quem é o inimigo.”

Depois desse quote, não preciso falar mais nada, não é?  Pode não ser o livro mais surpreendente da sua vida, mas que vai deixar você morrendo de curiosidade para saber o que vai acontecer a isso vai.


Comentários via Facebook

24 comentários:

  1. Eu amo, amo, amo este livro, e definitivamente acho que é o melhor de toda a distopia. O filme também ficou perfeito, e preciso reler todos os livros, sério. Eu tinha abuso de Jogos Vorazes, porque todo mundo ficava falando do filme e eu, tipo: "ahh, modinha", mas li e amei.

    Clara
    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Ane! Estou ansiosa para ler a Trilogia Jogos Vorazes! Quero muito assistir o filme de Em Chamas também. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  3. Menina, sua resenha me deixou super curiosa pra ler a trilogia.
    Assisti o filme 1 e ainda não consegui comprar os livros, espero poder le-los em breve. Amei sua resenha, me deixou bastante curiosa mesmo. :D

    http://luadesangue1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Ane, eu ainda não li a trilogia, mas já assisti aos dois filmes. Tenho muita curiosidade para saber os detalhes, mesmo sabendo que os filmes foram bem fiéis.
    ;)
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito desse livro, mas acho que o primeiro ainda é o meu preferido. E sim, a Katniss consegue ser insuportável às vezes.
    Estou seguindo o blog, poderia seguir o meu?
    respiramoslivros.blogspot.com
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Em Chamas foi o meu favorito da série, e estou satisfeito por você ter gostado também! Tô louco pra ver o filme.
    Abraço,
    www.livroserabiscos.com

    ResponderExcluir
  7. Ótima resenha, parabéns
    Já estou te seguindo :)))

    http://testraliosedragoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Primeira resenha que vejo que fala realmente o que penso haha também não vejo sentido nessa "tradição imposta", mas diferente de você não tenho animação pra acompanhar a série :P

    ResponderExcluir
  9. Eu adoro em chamas. Eu gosto da Katniss, porém confesso que a primeira vez que eu li a trilogia eu não me dava com ela, após o final eu percebi algumas coisas e, não sei, passei a ser mais tolerante? Em seguida passei a gostar dela.
    Leia Esperança *-* E vamos conversar, sempre fico com medo de dar spoilers rs

    ResponderExcluir
  10. Esse é o livro que eu mais gosto da triologia rs.
    Sou super fã dessa história, mas eu te entendo. O jeito que você se sente com relação a ela é mais ou menos como me sinto com A Culpa é das estrelas rs.
    enfim... Leia A Esperança para matar a curiosidade e saber como a história termina. A primeira parte é um pouco paradinha, mas vale a pena insistir e ir até o final :)
    beijos e um bom fim de semana pra ti.
    http://letrasdanana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. "bbb mortal literário" FALEI A MESMA COISA, VEMK E ME ABRAÇA <3 HAHAHAHA
    Em chamas foi o que menos gostei, porque esperava a revolução em si.
    O final foi onde começou a acontecer algo que eu realmente queria e por isso o livro acabou se salvando.
    Fiquei bem irritada com a Katniss que era uma personagem forte e já nesse livro começou a cair horrores, não curti isso de não sei quem amo, não sei o que sinto... porque ao meu ver Katniss só ama mesmo a irmã dela.

    MAS A esperança me conquistou completamente, ansiosa pelo filme porque acho que será o melhor!
    Beijos,
    Paula
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  12. tenho o livro, mas infelizmente ainda não me animei a ler :(
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Dessa saga por enquanto só fiquei nos filmes, mas tenho vontade de ler.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
    http://lizajoneslivros.wix.com/lizajones

    ResponderExcluir
  14. Esse é o melhor livro da trilogia para mim. Diferente de você, eu amei a Kat. Acho ela uma ótima protagonista, ainda mais se levarmos em conta as que tenho visto ultimamente.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  15. Ainda não li essa série
    Mas já está na lista

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Adoro distopias e sou fã da saga, mas confesso que gosto mais do primeiro livro que o segundo... conhecer a história, todo o desenrolar, chamou mais minha atenção do que a revolta das pessoas, apesar de ser um ponto importante e incrível, o primeiro me conquistou mais... As adaptações cinematográficas ficaram incríveis, o filme de Em Chamas ficou maravilhoso, seguiu bem e ainda explicou alguns pontos que mesmo relendo o livro me deixou meio confusa e perdida... gostei demais!
    Ótima sua resenha!

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  17. Eu ainda não li nenhum livro da série, mas tenho muita curiosidade!

    Beijos, Paradoxo Perfeito

    ResponderExcluir
  18. Eu não li ainda o livro, mas ja varias resenhas positivas.
    Mas amei o filme.


    Bjs
    http://livrosumapaixao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Ane! Eu só vi o filme, não li nada ainda, e tenho medo de ficar decepcionada, é muito elogio para esta série.Pelo que vi aqui, o segundo livro é mais conceitual, e situa melhor o leitor, mas também, parece ser mais empolgante que o primeiro. Espero que goste quando eu ler.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  20. Oi Ane, não sou uma grande fã da série e apesar de ter curtido JV também não entendi porque tanto alvoroço. Mas ai li Em Chamas e me apaixonei. O melhor livro da série, sem dúvida. A Esperança foi bem decepcionante depois desse livro.

    Beijos
    Caline
    mundo-de-papel1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Hey, Ane!

    Ainda não li a série e seria bom não ter spoiler, mas com toda a comoção envolvendo livros e filmes ficou praticamente impossível, mesmo assim, valeu o aviso! ;)

    A Quote do final é realmente muito boa! Estou curiosa para ler, mas não acho que seja uma questão de vida ou morte como muitos acreditam por aí...

    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  22. Oi Ane!
    Nossa, você não gostou de Jogos Vorazes? É uma das poucas pessoas que conheço que não gostaram! o.O Eu adorei os três livros, mas Em Chamas pra mim é o melhor... A Esperança decepciona um pouco, e Jogos Vorazes é mais introdutório! Mas o que mais gosto dessa trilogia é a narrativa da autora... gosto muito do modo como ela prende minha atenção!
    Bjus!
    Paty Algayer - http://www.magicaliteraria.com/

    ResponderExcluir
  23. Só ouvi falar do livro por causa do filme....e... Curiosa, mas nem tanto. Um dia ainda satisfaço essa curiosidade e pego um livro da série. u.u

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in