Sponsor

junho 09, 2016

A Coroa por Kiera Cass

| Arquivado em: RESENHAS.

Este livro foi recebido como
cortesia para resenha.
ISBN: 9788555340048
Editora: Seguinte
Ano de Lançamento: 2016
Número de páginas: 310
Classificação: Bom
Sinopse: A Seleção – Livro 05.
Em A Herdeira, o universo de a Seleção entrou numa nova era. Vinte anos se passaram desde que America Singer e o príncipe Maxon se apaixonaram, e a filha do casal é a primeira princesa a passar por sua própria seleção.  Eadlyn não acreditava que encontraria um companheiro entre os trinta e cinco pretendentes do concurso, muito menos o amor verdadeiro. Mas às vezes o coração prega peças… e agora Eadlyn precisa fazer uma escolha muito mais difícil - e importante - do que esperava.  America Singer e o Príncipe Maxon se apaixonaram, e a filha do casal é a primeira princesa a passar por sua própria seleção.  Eadlyn não acreditava que encontraria um companheiro entre os trinta e cinco pretendentes do concurso, muito menos o amor verdadeiro. Mas às vezes o coração prega peças… e agora Eadlyn precisa fazer uma escolha muito mais difícil - e importante - do que esperava.

Nunca escondi que em minha humilde opinião a série A Seleção da autora Kiera Cass, devia ter parado no terceiro livro, ou pelo menos a autora deveria ter dado um intervalo maior para “apresentar” a Eadlyn ao mundo.  Tanto que não fiquei muito surpresa quando as primeiras resenhas que saíram de A Coroa, quinto e ultimo livro da série, tinham um certo "que" de decepção. Eu mesma não espera um grand finale, tendo em vista o que a autora já tinha mostrado em A Escolha. E talvez, justamente por ter começado a leitura sem “grandes expectativas”, foi que no contexto geral, eu gostei do que encontrei aqui.

Podem ler a resenha sem medo que ela não contém spoilers. Até por que, procurei através dela compartilhar todos meus sentimentos, também um pouco “conflitantes” em relação ao que li.

Sinceramente, a sensação que tive é que a própria Kiera já estava “cansada” do universo que criou. A Coroa era para ser livro mais "expressivo" da série, afinal potencial para isso o seu enredo tinha. Porém, infelizmente a sua estrutura apresentou inúmeras falhas de desenvolvimento. A narrativa é extremamente corrida, tanto que para um livro que vem fechando uma série a autora acabou deixando muito mais perguntas do que de fato trazendo respostas.

Kiera Cass é uma autora um tanto óbvia e entre ousar e ser clichê, ela prefere ser clichê. Então para quem prestou atenção nas “entre linhas” de A Herdeira, meio que já desconfiava do rumo que a história teria aqui.  Pelo menos para essa que vos escreve, não foi nem um pouco surpreendente quem foi o rapaz  que ganhou o coração da princesa no final. E confesso que por ele ser um dos meus personagens favoritos eu fiquei feliz com a escolha da Eadlyn ().

E como já falei inúmeras vezes em minhas resenhas, não tenho problema com o “previsível” desde que ele seja bem desenvolvido, e A Coroa peca exatamente nisso.  Muitos personagens foram mal aproveitados, até mesmo os que tiveram algum destaque anteriormente, acabaram ganhando um desfecho bem “mais ou menos”.  O que reforçou ainda mais a minha impressão de que autora estava com pressa de escrever o livro.

Kiera Cass simplesmente “esqueceu” dar continuidade no desenvolvimento do relacionamento da Eadlyn e seu príncipe consorte como casal, nesse livro.  Isso fica ainda mais nítido quando a Eadlyn finalmente se dá conta de seus sentimentos. A forma fast como tudo acontece torna o que poderia ser, um dos momentos mais lindos da trama em algo superficial e sem emoção. Em especial para quem não tinha percebido essa "possibilidade" no livro anterior, o romance  realmente deixa a sensação de não ter muita "credibilidade" mesmo.

Como ponto alto A Coroa tem o amadurecimento de sua protagonista. Eadlyn finalmente sai da sua redoma e deixa a arrogância de lado por um bem maior. Ela se torna uma líder confiante e determinada a seguir o legado dos pais, e principalmente trazer as mudanças de que seu reino precisa. Acredito que se entre um capitulo e outro, a autora tivesse dado uma atenção maior aos personagens secundários, e explorado melhor algumas histórias paralelas o resultado final teria conseguido agradar mais pessoas.

Embora a história da Eadlyn, não seja tão apaixonante quando comparada a história de seus pais, ela ainda sim tem seus méritos. É inegável que mesmo como todas as falhas presentes na narrativa, Kiera Cass é aquele tipo de autora que consegue criar uma trama envolvente e cativante. Eu mesma admito que virei a noite lendo o livro de tão entretida que fiquei com história. Ou seja, para quem não tinha lá muitas expectativas, acabou se surpreendo de uma maneira bem positiva.

“ – Você precisa aceitar a ideia de imperfeição, mesmo naquilo que considera perfeito.”

Em suma apesar de nem tudo ser flores, A Coroa se mostrou uma leitura satisfatória dando a série senão o final grandioso que era esperado, ao menos um desfecho digno e condizente com tudo o que a Kiera Cass se propôs a trazer para sua obra. E por mais difícil que seja dizer adeus, me despeço da série A Seleção, sabendo que tanto a sua história como seus personagens terão para sempre um lugar especial em meu coração.

Comentários via Facebook

20 comentários:

  1. Oi, Ane!
    Meu deus, mais uma resenha que me deixa triste e com medo!! Eu ainda não li A Herdeira e agora que A Coroa saiu eu vou ler os dois juntos; mas desde o lançamento do primeiro eu tenho lido tantas criticas negativas que já estou sofrendo de antecipação. Amo a trilogia A Seleção e concordo com você sobre a história ter acabado ali mesmo.
    Beijos
    Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  2. Sim Ane, acho que todo mundo concorda sobre as falhas no desenvolvimento desse desfecho!
    E tbm penso exatamente como vc sobre esse momento fast da Eady em se apaixonar, a história dos dois como casal podia ter sido muuuito mais interessante! Realmente a impressão que fica é de que a Kiera estava com pressa e cansada! kkk
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha Ane! Já li a série A Seleção e curti bastante. Estou ansiosa para ler A Coroa e espero não me decepcionar. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Ane,
    Eu nem iniciei a série, mas acho que farei o que a autora não fez: dar uma pausa antes de pegar A Coroa de cara haha
    Apesar não conhecer a fundo, vi resenhas bem negativas sobre o livro. Acho que a autora deve ter se sentido pressionada em lançar esse livro agora, deve ser uma sensação horrível.

    Enfim, ainda pretendo conhecer. É uma das autoras que mais leio elogios, apesar de tudo. Amei sua resenha/desabafo.

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  5. Oie,
    li há pouco este livro e confesso que não gostei muito não. Concordo que deveria ter parado no terceiro livro, mas este para mim foi bem mais ou menos.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ane!
    Com todos os comentários e até o final do livro anterior, eu vou ler esse sem expectativa alguma pra não me decepcionar.
    No meu ver, foi bem desnecessário dar continuação à série. Tanto que nem lembro direito da história de A Herdeira hahhahahah
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ane...
    Depois de ler o anterior confesso que dei uma boa desanimada, na minha opinião podia ter parado nos três primeiros rs. Mas como sou daquelas que enquanto tiver história preciso saber o que vai acontecer vou ler A Coroa, porém sem muito entusiamo.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  8. Quero ler essa série, mas não comecei ainda nem com o primeiro :P
    Fazer uma série mais longa com certeza torna a história cansativa.. talvez eu leia só os 3 primeiros, que dizem que são os melhores :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  9. Então... Está aí uma série que NÃO vou perder tempo lendo. Tudo bem, pode ser bonitinha e tal, mas não vejo nada de extraordinário nela. As resenhas que leio, até as mais entusiasmadas, não me convencem e não me animam. A sua foi excelente, em minha opinião, ressalta do pontos que quase nenhum Blogueiro consegue ver por conta da paixão. Kkk
    Parabéns!

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  10. Olá, Ane.
    Eu gostei do livro, mas continuo achando que podia ser só uma trilogia. Dá a impressão que ela escreveu esse livro pressionada, mas que não queria escrever. Em momento nenhum eu acreditei no amor dela pelo escolhido e achei que ela ficou com ele mais por falta de opção do que por amor.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Acho tão chato quando os autores lançam continuações desnecessárias só por causa do sucesso que o livro fez, parece um pouco falta de consideração com a própria história :/ mas que bom que no final de tudo a história se salva, é o que mais importa!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ane, eu gostei da proposta da Kiera para os três livros da série e espero curtir ainda mais essa trama! eu tenho uma visão menos romantizada da trama pelas resenhas lidas
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Não me interesso muito por esse estilo de livro, mas muitos dizem que A SELEÇÃO é uma ótima série para se acompanhar.
    Fico triste que autores estendem a história só para render mais dinheiro, mas quando a história fica boa não podemos nem reclamar não é mesmo?

    HAHAH Blog lindo!!!

    www.booksever.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Ane,
    Tão chato quando o autor não sabe quando encerrar a estória, né?
    E acho que o livro sempre transparece quando o autor já está de saco cheio daquele universo.
    Enfim, uma pena que a série não tenha ganhado o gran finale que os fãs mereciam.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi
    apesar de algumas coisas não terem te agradado pelo menos curtiu a leitura, realmente eu vi muitos reclamarem que a história foi muito corrida principalmente no final, ainda não li nenhum livro dessa série, mas falam que era melhor ter parado no terceiro.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Ane,
    Ok... Dou minha mão a palmatória, foi um final digno. Mas não que eu tenha ficado contente por ser assim. Fico feliz porque finalmente acabou, mas podia ter sido melhor.
    Concordo com você quando diz que até mesmo Kiera cansou da série. Pior que ler 'A Herdeira' estragou até mesmo a sensação que eu tinha da trilogia inicial, sabe? Parece que não valeu a pena a leitura. Eadlyn estragou tudo! :(
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Ane,
    Tenho a mesma opinião sua em relação a essa história da Eadlyn. Só tenho a impressão de que a kiera queria ganhar mais dinheiro e resolveu escrever mais dois livros. Até ai tudo bem, mas como você disse, ela não soube aproveitar os personagens e tudo foi muito rápido a ponto de não sentirmos simpatia pela personagem principal.
    Ainda não li A Coroa, confesso que nem estou com vontade de ler, mas como amo muito a Seleção vou tentar pegar esse livro para ler no próximo mês.
    Fico feliz que tenha gostado do desfecho, espero que eu goste também já que eu não estou indo com muita sede ao pote rsrs.
    Bjs e um bom Domingo!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  18. Oi Ane, tudo bem?
    Gostei da análise!
    Nunca li A Seleção mas, se vir a ler, talvez pare no terceiro livro.
    Já peguei raiva da Eadlyn só pelo que leio na blogosfera. :/
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  19. Oi, Ane!
    Eu nem me arrisco a dar continuidade a essa série. Acho-a muuuito fraca como você sabe. E se os primeiros livros não me agradaram, é bem provável que eu odeie os próximos.
    O bom de não criar expectativas é isso mesmo, você evita muitas decepções. Fico feliz que ainda tenha sido uma boa leitura pra você.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Depois de inúmeras resenhas negativas, decidir não dar continuidade a série, até já me contaram com quem ela fica, então, não vejo motivos para ler.

    www.eucurtoliteratura.com

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in