Sponsor

setembro 18, 2016

As Letras do Amor por Paula Ottoni

| Arquivado em: RESENHAS.

Este livro foi recebido como
cortesia para resenha.
ISBN: 9788581638430
Editora: Novas Páginas
Ano de Lançamento: 2016
Número de páginas: 224
Classificação: Regular
Sinopse: Bianca acabou de largar um curso de graduação de que não gostava, seus pais vão se divorciar e seus irmãos pequenos estão cada dia mais barulhentos. A oportunidade perfeita de escapar surge quando seu namorado, Miguel, resolve ir a Roma abrir uma empresa para o pai. Bianca decide que aprender italiano, arrumar um trabalho temporário e ajudar Miguel em seu negócio será um bom começo. O que parecia um sonho, porém, torna-se uma incerteza ainda maior quando Miguel fica sempre fora de casa, os empregos de Bianca não duram mais que uma semana, e, cada dia mais próxima de Enzo – o melhor amigo de Miguel, com quem moram –, ela começa a questionar seus sentimentos.

Gosto de intercalar livros com uma carga emocional mais “pesada” com histórias mais leves e bonitinhas. Por esse motivo A Letras do Amor da Paula Ottoni me pareceu à escolha perfeita para o momento. Porém logo nas primeiras páginas ficou evidente para essa que vos escreve, que a autora desenvolveria sua trama baseada em fórmulas antigas e que hoje em dia já não funcionam tão bem. O que infelizmente acabou resultando em uma narrativa que anda, mas que não sai do lugar.

Bianca está de malas prontas para passar seis meses em Roma com Miguel, seu namorado. A viagem veio em boa hora, afinal ela acabou de largar o curso de Pedagogia e o clima em sua casa com a separação eminente de seus pais está cada vez pior. A viagem começa como a promessa que Bianca ao lado de Miguel viverá um verdadeiro conto de fadas. Mas conforme o tempo passa e Miguel fica cada dia mais distante por conta das suas preocupações com o trabalho, Bianca encontra em Enzo, o melhor amigo dele a companhia perfeita com quem dividir e passar seus dias.

Os problemas começam quando o relacionamento entre Bianca e Miguel esfria, fazendo ela  se dar conta que seus sentimentos por Enzo são mais profundos do que uma simples amizade. Entre lugares deslumbrantes, tardes jogando vídeo game e empregos temporários, Bianca vai tentando descobrir qual é o melhor caminho a tomar. E embora ela não pretenda magoar ninguém durante o percurso, Bianca sabe que ela mesma corre o risco de terminar essa viagem mágica com seu coração partido.

As Letras do Amor chega com uma premissa de ser mais um típico “romance gracinha” e açucarado no melhor estilo Sessão da Tarde. Só que logo nas primeiras páginas Paula Ottoni “peca” deixando tudo óbvio demais, o que tornou toda a “enrolação” e principalmente o drama desnecessário. E vocês sabem que não ligo para clichê, mas acredito que mesmo em uma história previsível o “elemento surpresa” é bem vindo. Algo que não acontece aqui.

E de verdade a meu ver problema nem foi o “bendito” triângulo amoroso. O que me deixou realmente “frustrada” foi o fato dos personagens serem exageradamente estereotipados. Adoro acompanhar o crescimento emocional dos personagens nos livros que leio, e apesar da Bianca ter passado por algumas situações complicadas, em nenhum momento vi o amadurecimento da personagem. Ela termina exatamente do jeito que começou.

Outro ponto que me incomodou é à forma como a autora desenvolveu os personagens masculinos. Mesmo não gostando muito da ideia, não me “importo” com triângulos amorosos desde que esse recurso seja bem desenvolvido e os personagens em questão estejam em pé de igualdade. Só que aqui fiquei com a sensação que durante a narrativa somos meio que “induzidos” a gostar de um personagem por que ele é a caracterização perfeita de um príncipe encantado, enquanto o outro é a antítese de tudo isso.

Eles são tipo Yin e Yang, Capitão América e Homem de Ferro, Batman e Superman, - bem vocês me entenderam. E juro que em uma determinada situação o meu pensamento foi, “Fia porque você ainda está com ele?”. E tipo, por mais que o Enzo seja um fofo e tudo mais, ele tem algumas atitudes bem “infantis” e que me irritaram bastante. Já o Miguel, o moço fica meio que “sobrando” na trama o tempo todo (...). Triste, eu sei.

O detalhe que mais gostei do livro é que a narrativa da Paula Ottoni consegue nos transportar para Itália.  Ela foi impecável ao inserir os personagens em cenários reais, dando a história um toque agradável.  O grande problema mesmo em minha opinião foi que a autora não soube como desenvolver bem o que tinha em mente, criando uma trama que além de previsível não consegue de modo algum ser convincente.

“Os obstáculos não existem apenas para tornar as coisas mais difíceis ou interessantes, mas para mostrar que quando estes surgem, é também o momento em que a realidade se apresenta e surge a possibilidade de um recomeço.”

Apesar de As Letras do Amor possuir uma narrativa leve, não consegui me envolver com a história e seus personagens. Senti falta do romance propriamente dito, pois a história em si só dá voltas e mais voltas para retornar ao seu ponto de partida. Queria pelo menos ter sentido alguma empatia pelos personagens, mas isso também não aconteceu. Pode ser que eu tenha lido o livro em um momento “errado”, ou que a minha “chatice literária” esteja no seu nível máximo. Por isso sugiro que para quem tem interesse no livro leia ele sim, e tire suas próprias conclusões.

Comentários via Facebook

24 comentários:

  1. O livro parece bem leve e divertido mesmo, uma pena isso dos personagens estereotipados. Isso enfraquece bastante a historia :( Ótima resenha :D
    Abraço! :)

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  2. Minha resenha está agendada e eu não gostei da leitura.
    Não gostei mesmo..
    Personagem não saber o que quer da vida e uma coisa, mas começar a história elogiando o namorado como se fosse o melhor homem do mundo e terminar a história como se ele fosse vilão me irritou sério =/

    ResponderExcluir
  3. Oi Ane!
    Eu já não tinha me interessado muito por esse livro, agora então... Sua resenha é a primeira q leio!
    Eu com certeza me irritaria com a Bianca, rsrs
    Acho chato qnd o autor não consegue se destacar e fazer algo diferente num clichê =/
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. é uma pena que o livro não agrade completamente, Ane.
    a proposta dele é tão jovial que me atrai, mas sei que não lerei tão já! entretanto, é bom ja conhecer os pontos positivos e negativos da trama
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei a dica e a premissa é muito interessante ♥
    Segue meu blog, estou te seguindo como Art of life and books.
    Art of life and books.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Quando fiquei sabendo do lançamento desse livro, fiquei bem ansioso pelas resenhas. Apesar de não ter lido muitas, essa é a primeira que aborda outros pontos do livro (porque até então eu só via coisas lindas sobre o livro).
    Achei uma pena o livro não ter te agradado. Apesar dos comentários, ainda quero ler o livro. Vai que eu tenha outra visão sobre o livro... Eu acredito rsrsrs

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Gostei da resenha Ane. Não aprecio muito tramas previsíveis e saber que teremos um triângulo amoroso e que a protagonista não amadurece durante a história me deixaram um pouco desanimada para ler o livro. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  8. Ai que amorzinho que parece ser esse livro, já me encantei de cara pela capa :)
    Adorei a resenha, me deixou mega com vontade de conhecer essa história, principalmente porque é um livro razoavelmente curtinho, ótimo para o final de semana :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  9. Bom dia!

    Livro parece ser bem leve! Amei sua resenha e a verdade por detrás dela.
    No momento prefiro deixar passar.


    Mil beijos
    Moda e Eu

    ResponderExcluir
  10. Oi Ane,
    Uma pena que o livro não atendeu suas expectativas.
    Nunca li nada da autora, mas já conhecia de nome pelos blogs e da Amazon que tenho uns livros dela, de lá.
    Por gostar de romances, capaz de eu dar uma chance. Ótima resenha.

    tenha uma ótima semana.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  11. Helloo, Ane! Tudo numa nice?!
    Eu gosto de conferir os lançamentos nacionais e gosto de gostar de nacionais, mas quando vi a sinopse do lançamento desse eu pensei: sério? Eu não curto triângulo amoroso, mas quando bem trabalhado até que dá para engolir. Outra coisa que não gosto é o clichê, apesar disso eu também às vezes leio um estória mais leve e com romances fofos. Mas eu já li outras resenhas desse livro e não foi só você que teve a mesma sensação, de o livro não entregar o que poderia e os personagens apáticos. Bem, eu não vou me arriscar.
    Ótima resenha.
    Beijin...
    Pieces of Alana Gabriela

    ResponderExcluir
  12. Oi, Ane!
    Que pena que a leitura não empolgou. Assim como você, eu não me importo com clichês, desde que seja bem desenvolvido e tenha pelo menos um tcham, uma surpresa.
    E a questão dos triângulos amorosos não me incomoda e sempre fico dividida, mas não gosto quando o autor nos induz a algo desde o começo, porque aí não é triangulo, é um mocinho e um vilão, né?
    Mas não nego que o cenário do livro é estonteante.
    <3

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, Ane!
    Muito chato ler um livro que não prende tanto a gente, ne? Tava até gostando da sinopse (não me importo com triângulos amorosos também), mas ai deixar uma das pessoas do triângulo meio que sem participação, você é praticamente forçada a torcer pelas outras duas pessoas.

    Adorei a sinceridade.
    Beijos, Jeh
    Colecionadores de Livros

    ResponderExcluir
  14. A única parte positiva deve ser as descrições quanto à Itália, mesmo. Desde que li a sinopse já imaginei o quão clichê seria, e também não tenho problemas com livros assim, só que os pontos que você levantou me levam a crer que fiz bem em passar longe dessa obra kkkk

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Histórias muito batidas ou previsíveis costumam tirar o meu entusiasmo pela trama. De uns tempos para cá venho tentando escolher livros bem diferentes, que possam me surpreender, para fugir um pouquinho da mesmice. Nem sempre clichês são negativos, porém, é preciso um cuidado maior no seu desenvolvimento para tornar a leitura atrativa até o fim. Beijos!
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
  16. Já ouvi falar deste livro, mas não me chamou atenção.

    www.donadegato.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Ane! Agora desanimei, estava tao animada com o livro e depois da sua resenha já vou ler sem nenhuma expectativa. Não ligo para triângulos e clichês, mas tem que ser bem apresentados. Que pena não ter sido uma boa leitura.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  18. Oi, Ane!
    Gosto quando os personagens se complementam na história, apesar de parece clichê! Adorei a resenha <3
    Beijos!
    Borboletas de Papel | InstagramFanpageTwitter

    ResponderExcluir
  19. Oi
    pena que a autora não conseguiu desenvolver bem algumas questões, olha ultimamente não é todo triangulo amoroso que me agrada, pois os autores teimam em colocar onde nem devia existir, gostei da sua sinceridade.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oi, Ane! :)
    Eu amo triângulos amorosos, mas nesse estilo que você mencionou não dá. :/ E fiquei frustrada com essa personagem que continua a mesma no livro inteiro, e é muito ruim quando não conseguimos nos envolver com os personagens como gostaríamos.
    Parabéns pela sinceridade com a resenha!


    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi, Ane!
    É a segunda resenha que leio hoje desse livro, porém a sua contém detalhes que não tinha lido antes. Não gosto da ideia de triângulos amorosos (já deu, chega) e toda premissa me pareceu muito clichê, mesma coisa a formula dos personagens :c Pena que a leitura também não foi tão agradável como pensou, é uma droga quando isso acontece

    bjs, Carol | Espilotríssimo
    http://carolespilotro.com

    ResponderExcluir
  22. Oi, Ane!
    Eu também não me importo com clichê, mas contanto que não dê voltas e voltas e volte para o mesmo lugar. Acho que dessa vez vou passar.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio de aniversário Balaio de Babados e Postando Trechos
    Participe da promoção 1 Ano de Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  23. Oi, Taurina! <3
    Eu até tinha interesse nesse livro, mas desisti. Eu já li outro livro da autora e até gostei, mas esse parece ser tudo, menos bom. Odeio quando um/uma autor/autora força a barra e não desenvolve como deveria sua história.
    Só esse lance de estereotipar e pôr um triângulo amoroso já me desanimou legal.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Olá, Ane.
    Quando vi que esse livro ia ser lançado, decide esperar as resenhas para saber se eu ia querer ler. Já li um livro da autora anteriormente e infelizmente me decepcionei um pouco com ele. E depois de ler sua resenha, nem vou me aventurar nesse. Infelizmente esse negocio de triangulo amoroso já deu. E ainda mais quando o autor tira essa escolha do leitor, enaltecendo as qualidades de um e demonizando o outro.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in