Sponsor

janeiro 30, 2017

Juntando os Pedaços por Jennifer Niven

| Arquivado em: RESENHAS.

Este livro foi recebido como
cortesia para resenha.
ISBN: 9788555340246
Editora: Seguinte
Ano de Lançamento: 2016
Número de páginas: 392
Classificação:
Sinopse: Jack tem prosopagnosia, uma doença que o impede de reconhecer o rosto das pessoas. Quando ele olha para alguém, vê os olhos, o nariz, a boca… mas não consegue juntar todas as peças do quebra-cabeça para gravar na memória. Então ele usa marcas identificadoras, como o cabelo, a cor da pele, o jeito de andar e de se vestir, para tentar distinguir seus amigos e familiares. Mas ninguém sabe disso — até o dia em que ele encontra a Libby. Libby é nova na escola. Ela passou os últimos anos em casa, juntando os pedaços do seu coração depois da morte de sua mãe. A garota finalmente se sente pronta para voltar à vida normal, mas logo nos primeiros dias de aula é alvo de uma brincadeira cruel por causa de seu peso e vai parar na diretoria. Junto com Jack. Aos poucos essa dupla improvável se aproxima e, juntos, eles aprendem a enxergar um ao outro como ninguém antes tinha feito.

Por Lugares Incríveis é um dos melhores livros que li em minha vida. Por esse motivo iniciei a leitura de Juntando os Pedaços com aquela mistura de receio e ansiedade. Afinal sempre dá aquele "medinho" de nos decepcionar com um autor que escreveu uma das histórias mais emocionantes que já lemos. Porém, se eu precisasse definir esse segundo livro da autora Jennifer Niven em apenas uma palavra ela seria, - maravilhoso.

Os últimos anos não foram fáceis para Libby Sprout e ela ainda está aprendendo a lidar com as consequências de tudo que passou e ser forte o suficiente para encarar tudo o que virá. E isso significa voltar ao mundo real e ser uma pessoa comum, mas isso não vai ser tão simples como ela deseja. Pois apesar de o mundo ser cheio de pessoas boas, existem pessoas que não são tão boas assim, como Jack Masselin e seus amigos.

Depois de uma brincadeira nem um pouco engraçada que acabou com Jack ganhando um soco e os dois parando na Diretoria, Libby descobre o segredo de um dos garotos mais populares do colégio. Jack tem prosopagnosia, uma doença pouco conhecida que impede que ele reconheça os rostos das pessoas, incluindo seus próprios familiares. Com o passar dos anos Jack desenvolveu técnicas para reconhecer seus pais, irmãos e amigos através do tom de voz, altura ou outra característica marcante. Todos os dias ele precisa se esforçar para fingir que está tudo bem e que não tem nada de errado com ele. O que faz com que Jack se sinta uma fraude completa.

Mas quando Jack conhece Libby algo começa a mudar. Libby não fingi ser aquilo que não é. E mesmo sofrendo com o preconceito e os comentários maldosos, ela decide seguir em frente, e isso de alguma forma inspira Jack a enfrentar seus fantasmas também. De um encontro que acontece do jeito mais errado possível, nasce uma amizade improvável.  Em que tanto Jack como Libby vão aprender muito um com o outro se tornando mais fortes e descobrindo de uma maneira singela e não menos difícil, que a vida é muito mais do que seguir os padrões.

Juntando os Pedaços possui uma narrativa fluida e envolvente e com personagens bem construídos. Porém não nego que achei que faltou uma presença maior dos personagens secundários e que o final foi um pouco “repentino” demais. Na verdade a primeira impressão que tive ao ler a sinopse do livro foi que ela seria mais uma história comum sobre dois adolescentes com problemas que se conhecem pela “força” do destino, não se suportam em um primeiro momento e que no final acabam se apaixonando.

E não que essa que vos escreve tenha acabado de dar um grande spoiler do livro. Jennifer Niven realmente foi clichê aqui, porém ela soube como ser clichê e ao mesmo tempo passar uma mensagem importante para o seu leitor.  Por que esse livro é muito mais do que a história de Libby e Jack e de como eles aprenderam a enfrentar o mundo, mas é uma história de como todos nós devemos aprender a fazer o mesmo.

Fui uma criança e adolescente gordinha, e por esse motivo foi impossível não me ver na Libby. Os apelidos maldosos, as brincadeiras sem graças e os comentários venenosos disfarçados em preocupação. E apesar de não ter passado pela metade das coisas pelas quais a Libby passa na história, a dor dela foi a minha, as lágrimas, as decepções, as pequenas felicidades e conquistas. Tudo eu revivi com ela.  Jennifer Niven me envolveu de tal forma com sua narrativa que a história de Libby em certo ponto passou a ser a minha história também.

Por isso me desculpem se em minha humilde opinião não acho o Jack o "grande" protagonista da história. Não que o problema dele seja menor, afinal deve ser horrível você acordar todos os dias e não se reconhecer no espelho. Só estou dizendo que mesmo com as dificuldades que tem, Jack ainda é visto como uma cara legal, o que namora a rainha do colégio, o que faz parte da turma dos descolados. Ele passou grande parte de sua curta vida fugindo do problema enquanto a Libby não teve essa opção.  Sem falar que ele se comporta como uma babaca boa parte do livro também.

Se em Por Lugares Incríveis, Jennifer Niven partiu meu coração aqui ela fez o contrário. Durante a leitura fui sentindo como se a autora estivesse literalmente juntando os pedaços do coração daquela menina que muitas vezes chorou por que falaram coisas ruins para ela. Por que nos esquecemos com muita facilidade do quanto às palavras podem machucar. Juntando os Pedaços é um livro para todos aqueles que sofrem ou sofreram bullying em algum momento de sua vida. Ou mesmo para quem está passando por problemas e se sente sozinho.

Jennifer Niven passa uma mensagem linda de superação e recomeços para todos nós aqui. Por que infelizmente na vida sempre haverá pessoas que vão querer nos colocar para baixo. Seja por que não seguimos um padrão de beleza, ou por que simplesmente não pensamos iguais. E que por mais que certas coisas às vezes nos machuquem, o importante é juntar os nossos pedaços e seguir em frente sempre.

“- A gente não pode lutar as batalhas das outras pessoas, por mais que dê vontade. Mas a gente pode correr atrás dos babacas que mexeram com elas.”

Se você está em busca de um livro para aquecer seu coração e deixar aquele sorriso bobo em seu rosto, leia Juntando os Pedaços. Jennifer Niven provou que é uma autora incrível e que veio para ficar. Lindo, delicado e emocionante, esse será um livro que vai fazer você se encantar por sua história e torcer a cada capitulo pelo final feliz de seus personagens. Por que de algum modo você sentirá que esse final feliz é seu também ().

Comentários via Facebook

22 comentários:

  1. Oi Ane, tudo bem?
    Adorei saber que essa história aquece o coração, em vez de despedaçá-lo em mil pedacinhos como acontece com Por Lugares Incríveis HAHAHA!
    Tô terminando o livro (que ganhei aqui, inclusive) e já perdi a conta de quantos litros de lágrimas se foram. :P
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  2. adoro livros que a conexão dos personagens e o leitor é de imediato. Mesmo, parecendo um livro com uma história que eu já tenha lido, acho que vai valer a pena ler. Ainda não li nada da autora, já pensei em começar "Por Lugares Incríveis", porém desisti, hehehe adorei a resenha beijos

    Taynara Mello
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Ane! Esse é um livro que tenho bastante vontade de ler! Fico curiosa com essa história do personagem Jack! Mesmo com todos os clichês, espero gostar da leitura!!

    bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li nenhum livro desta autora, o que é muito triste. Estou com mais expectativas para ler Juntados os Pedaços do Por Lugares Incríveis. Mas quero ler os dois, estão na minha lista!

    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ane!
    Acho que nunca li uma resenha negativa sobre os livros dessa autora, com certeza vou querer ler algum livro dela esse ano, e vou colocar esse na lista. Cada lançamento mais envolvente que o outro, sinto que preciso conhecer as obras dela, e ficar feliz pelos personagens! <3
    Parabéns pela resenha!

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela resenha Ane! Estou ansiosa para ler Juntando os Pedaços! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ane!
    Que lindo seu depoimento sobre o que sentiu...
    Eu também fui uma criança e adolescente gordinha e sempre me vejo em personagens assim.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Promoção Quatro Anos de Minhas Escrituras

    ResponderExcluir
  8. Oláá! tudo bem?
    nossa, você me deixou aqui sem ar pensando nessa história.. Fiquei louca para ler esse e o Por Lugares incríveis, que também não conhecia...
    parece ser uma história bonita, mesmo sendo clichê.. eu também sofri por bullying, mesmo que por outros motivos.. mas quero muito ler!
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ane!
    Ainda não li Por Lugares Incríveis, acredita? Sempre ouvi falar muito bem dele e tenho visto Juntando os Pedaços em todas as livrarias que vejo. Não sei se interessaria por ele, como você falou, por ser aquela velha história que sempre vemos por aí, mas seu post me deu muita vontade de tomar vergonha na cara e ler logo Por Lugares Incríveis, haha!

    Beijos,
    Giulia | 1livro1filme.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi! Que resenha linda, e o livro parace ser de uma história mais linda ainda, me identifico com a personagem. Já o Jack deve ser uma agonia não identificar ninguém. Estou doida para ler esse livro. Bjos ♥️

    Click Literário 

    ResponderExcluir
  11. eu estou bem curiosa, não era uma trama que de cara me interessaria, mas estou bem curiosa, pelas resenhas, pelas boas opiniões, foi uma conquista gradativa, por assim dizer
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Taurina linda!
    Eu também sei muito bem como é sofrer bullying, infelizmente. Assim como você, fui gordo na adolescência e vivi situações bastante desagradáveis, algumas até cruéis. Por sorte, conseguimos superar e cá estamos nós, lindos e maravilhosos. <3
    Eu quero ler este livro da autora. Não diria que a adoro/amo-de-paixão, mas considero boa. Sem falar que a premissa dessa história é interessante e me deixou curioso.
    Espero não me decepcionar.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Ane! Este livro é maravilhoso, na verdade os dois da autora são. Com certeza a Libby é a estrela da história, é impossivel não virar fã desta menina. UM dos melhores que li.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  14. Oi Ane,
    Ainda não li Por Lugares Incríveis da autora, mas tenho muita vontade.
    São dois livros que estão na minha lista para ler no skoob.
    Parece lindo e emocionante as histórias que ela cira.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  15. Oi, Ane! Eu tenho "Por Lugares Incríveis", mas ainda não li. E estou doida pra ler esse aí tb. E já gostei de saber que ele é tão bom quanto eu imaginava que seria. Vou ler, com certeza!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  16. Oi, Ane

    Eu quase solicitei esse livro, mas algo me diz que eu não vou gostar dele. Eu nunca senti vontade de ler PLI, e só ia solicitar esse pq PLI foi um sucesso, sabe, mas sei lá, me parece receitinha de bolo "vamos colocar um drama na vida desses adolescentes"... sabe?
    Bom, eu fico satisfeita que vc tenha gostado. Eu acho que me identificaria com a menina também, ouvi muita gracinha quando era adolescente por estar acima do peso.

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  17. Olá, Ane.
    Eu também amei Por Lugares Incríveis e agora lendo as resenhas desse eu estou até com medo de ler porque as minhas expectativas estão lá em cima. Também fui gordinha minha vida toda e já passei por muita coisa, por isso acho que vou me identificar.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  18. Ja faz um bom tempo que tenho vontade de ler esse livro, vi muitas resenhas dele pelo instagram e cada foto linda! (claro, essa capa tbm é muito fofa), que ja quero comprar mês que vem :3
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Ane! Que resenha intensa, fiquei sentido suas palavras por um bom tempo antes de começar a escrever aqui. Fiquei arrepiada com a profundidade do livro e das suas emoções ao lê-lo, deve ter sido incrível mesmo.
    Nunca li nada da autora, mas tenho curiosidade. Acho que fugi de Por lugares incríveis por conta da nítida sensação de que eu iria chorar - muito. Mas Juntando os Pedaços parece ser mais adequado para meu momento leitora e fiquei muito, muito tentada a ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi Ane, sua linda, tudo bem?
    Estive doente esses dias, peço desculpas pelo sumiço. Sinto muito por você ter durante a sua vida encontrado pessoas que falaram coisas ruins para você. Não dá mais para tentar acreditar que alguém não tenha consciência do quanto está machucando o outro. O que eles ganham fazendo isso? Por que incomodamos tanto alguém a esse ponto? Eu não sei. A doença dele realmente é horrível, quando pensamos que nada mais pode nos chocar, sempre aparece algo novo. Achei esse título perfeito. Na vida é assim mesmo, juntamos os pedaços e seguimos em frente. Tenho certeza de que irei me emocionar com eles. Sua resenha ficou ótima!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi, Ane!
    Ah, gente, desde que li a sinopse desse livro fiquei morrendo de vontade de ler.
    Por Lugares Incríveis eu não li ainda, mas tenho.
    Depois de tantos elogios, talvez seja uma das minhas próximas leituras.
    Sobre o fato de ser clichê, eu concordo com você: o autor pode ser clichê - e às vezes até deve -, mas ele precisa saber como fazer isso. E pelo jeito a Niven sabe, né?
    Fiquei muito curiosa!
    Tem um filme com a Mila Jovovich que ela tem essa doença, Visões de um Crime, já viu? É muito bom.

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Ane,
    Já estou com Por Lugares Incríveis engatilhado para ler. Todos dizem maravilhas desse livro. Sobre Juntando os Pedaços, já li resenhas positivas e outras nem tanto assim. Não pelo livro ser ruim, mas mais pela expectativa ser muito alta. Pretendo ler o segundo livro também e espero gostar da mesma forma que você gostou.
    Beijos, André
    Garotos Perdidos || Participe do sorteio de 2 livros

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in