Sponsor

outubro 22, 2017

Quando a Noite Cai por Carina Rissi

| Arquivado em: RESENHAS.

Este livro foi recebido como
cortesia para resenha.

  ISBN: 9788576865803
  Editora: Verus
  Ano de Lançamento: 2017
  Número de páginas: 476
  Classificação: Bom
Sinopse: Briana Pinheiro sabe que não é a pessoa mais sortuda do mundo. Sempre que ela está por perto algo vai mal, especialmente no trabalho. Por isso é tão difícil manter um emprego. E a garota realmente precisa de grana, já que a pensão da família não anda nada bem. Mas esse não é o único motivo pelo qual Briana anda perdendo o sono. Quando a noite cai e o sono vem, ela é transportada para terras distantes: um mundo com espadas, castelos e um guerreiro irlandês que teima em lhe roubar os sonhos... e o coração. Depois de ser demitida — pela terceira vez no mês! —, Briana reúne coragem e esperanças e sai em busca de um novo trabalho. É quando Gael O’Connor cruza seu caminho. O irlandês de olhar misterioso e poucas palavras lhe oferece uma vaga em uma de suas empresas. Só tem um probleminha: seu novo chefe é exatamente igual ao guerreiro dos seus sonhos. Enquanto tenta manter a má sorte longe do escritório, Briana acaba por misturar realidade e fantasia e se apaixona pelo belo, irresistível e enigmático Gael. Em uma viagem à Irlanda, a paixão explode e, com ela, o mundo de Briana, pois a garota vai descobrir que seu conto de fadas está em risco — e que talvez nem mesmo o amor verdadeiro seja capaz de triunfar...

Tem momentos na vida que tudo o que precisamos é de um livro bem açucarado para aquecer nossos corações.  Em partes foi exatamente isso que encontrei na leitura de Quando a Noite Cai da autora Carina Rissi. Com uma narrativa leve esse é aquele livro que não chega a surpreender, mas que com um romance clichê entrega o que promete uma história doce e bonitinha.

A dona sorte e Briana não estão se entendendo muito bem nos últimos tempos. Briana não consegue manter-se em nenhum emprego, parece até que a moça é um ímã para catástrofes. A prova disso é quando depois de mais tentativa desastrosa de conseguir um emprego a jovem é atropela pelo enigmático Gael O’Connor.

Após o acidente por um daqueles acasos estranhos que só o destino explica, Gael acaba se encantando com o jeito atrapalhado de Briana e oferece a ela uma vaga de emprego em sua empresa.  Incrédula com a virada de sua sorte Briana aceita, afinal ela precisa do dinheiro para manter a pensão em que ela e a família moram aberta.  O problema é que Gael é praticamente irmão gêmeo de Lorcan, o guerreio irlandês que há anos povoa os sonhos de Briana.  E talvez separar os sonhos da realidade se torne uma tarefa mais difícil do que ela imagina.

Quando ambos partem para a Irlanda, a atração que sentem um pelo outro fica ainda mais intensa. E por mais que eles tentem manter tudo no âmbito profissional e da amizade, o sentimento a cada dia se mostra mais forte e irresistível. Porém, Gael guarda um segredo de Briana, segredo este que se for descoberto deixará a jovem de coração partido. Conforme se aproxima da verdade, Briana vai percebendo que seus sonhos podem conter a respostas que procura e a chave para libertar o seu amor.

Quando a Noite Cai é uma história clichê do começo ao fim. Não que isso seja um defeito, até porque mesmo com tudo sendo óbvio a autora soube como construir um enredo envolvente. Gostei dos elementos da cultura irlandesa que a Carina Rissi usou como plano de fundo da história, e é visível que a autora fez uma extensa pesquisa para dar ao enredo o toque místico e misterioso que a cultura possui. Só que nem tudo foram flores (...).

Adoro histórias que mesclam fantasia e realidade, porém aqui infelizmente esse recurso não funcionou muito bem. A narrativa intercala o momento presente com os sonhos de Briana, só que mesmo se revelando uma peça importante no desenvolvimento do enredo, essas passagens deixam a narrativa com o ritmo mais lento e até um pouco cansativa.  Além disso, não nego que a imaturidade da protagonista também me incomodou em especial pelo modo “fácil” com ela aceita a falta de respostas e as mudanças de humor constantes de Gael.

Confesso que o maneira fast como a Briana se apaixona por Gael e o modo como relacionamento deles se desenvolve me deixou com uma impressão que aquilo não era tão “verdadeiro”como a autora tenta passar. Em especial por conta do passado do Gael. Tudo foi muito simples e volto a dizer fácil, deixando a sensação que as respostas dadas pela a autora foram poucas ou totalmente insuficientes. Não nego que achei a Briana e o Gael um casal fofo e torci para que os dois tivesse um final feliz. Porém acho que ao invés da autora ter se perdido com detalhes que não agregaram tanto a narrativa ela podia ter explorado de uma forma mais “realista” e não tão fantasiosa o relacionamento dos dois.

Os personagens secundários conseguem se destacar dando a narrativa um toque divertido. Gostei muito da Aisla irmã da Briana e do Lorenzo melhor amigo do Gael.  A Aisla é aquele tipo de pessoa que mesmo quando tudo está dando errado consegue manter a esperança e apesar de a primeira vista parecer um pouco cabeça de vento, é bem mais madura do que a protagonista. Já o Lorenzo é um personagem peculiar com um ótimo senso de humor.

Quando a Noite Cai é um livro gostoso. A escrita da Carina Rissi é fluida e nos conquista aos pouco.  Senti falta de algumas respostas mais conclusivas e de um maior desenvolvimento da relação dos protagonistas. Porém mesmo com suas falhas a leitura foi prazerosa e me deixou com mais vontade de ler outros livros da autora.

“– Pode repetir isso para si mesma, se traz algum conforto. Mas eu sei o que vi. Vocês se encontram. E, quando isso acontece , nada mais pode ser feito.”

Para quem está em busca de um livro que escorre açúcar nas páginas, Quando Cai a Noite possui uma narrativa açucarada, leve e perfeita para os românticos de plantão. Admito que eu esperava um pouco mais, só que mesmo não se mostrando uma das histórias mais surpreendentes que li, me vi  ao final com aquele sorriso no rosto e com o coração mais quentinho.

Comentários via Facebook

23 comentários:

  1. Aah, até que não tive problema com os personagens e o ritmo da leitura... Gostei tanto da história que por vezes até ignorei o quão clichê era tudo. Gosto de livros assim, bem açucarado como você mesma disse, então.. hahaha. Mas os meus personagens favoritos também foram a Aisla e o Lorenzo, eles dão um ar completamente diferente e leve à história <3 ótima resenha!!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiii Ane

    A sua resenha foi uma das mais ponderadas que li sobre o livro, a maioria coloca a história lá nas nuvens e adorei ler sua opinião mais pé no chão, apontando de verdade os pontos bons e os maus, sem ignorar nada. Esse é um livro que acho a capa linda, a história parece ser legalzinha mas falta aquele "algo" que me deixa super curiosa pra ler. De momento não me chama o suficiente... quem sabe um dia.

    Beijokas

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Ane, eu gostei bastante desse livro da Rissi, eu ri demais com a Briana, mas eu gostava mais da narrativa do presente do que do passado tb. Espero ler outros da autora em breve!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ane. Tudo bem?
    Confesso que nunca li nada da autora, embora alguns títulos tenham me chamado atenção, como No mundo da Luna e aquele da menina calçada com um all star (não lembro o nome rs.). Acontece que esse não me convidou tanto para a leitura.

    XOXO, Di
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Faz muito tempo que não leio um romance água com açúcar, confesso que sinto falta! Gostei da indicação desse, apesar de você não ter curtido tanto a protagonista. Fiquei curiosa pra saber o segredo dele!

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela resenha Ane! Estou ansiosa para ler Quando a Noite Cai e espero não me decepcionar. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Ane, tudo bem?
    Tava pensando em ler esse livro, mas você tocou em alguns pontos que me incomodam: protagonista infantil e romance rápido demais. :(
    Também não me importo com clichês, mas esses dois elementos costumam me incomodar bastante. Vou pensar 2x antes de ler.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  8. Oi Ane, adorei a sua resenha e gostei mto da hisória que o livro traz

    Bjss

    Blog Linda Menina

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ane!
    Eu curto os livros da Carina justamente por esse clichê... Além de engraçadas, suas histórias são ótimas para curar ressacas. Eu quero muito ler esse, principalmente por causa dos elementos irlandeses.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  10. Oi Ane!
    Eu li Procura-se um marido (meu favorito) e Perdida (onde enxerguei algumas coisas parecidas com o q vc disse na resenha) da Carina.
    Eu gosto de clichês açucarados, e a escrita da Carina é ótima, mas tbm acabo reparando nas repetições e nos "furos", sabe?
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Tenho muita curiosidade em relação a este livro, parece mesmo ser do género que gosto de ler. =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  12. apesar de amar os livros da Carina ainda não consegui ler esse! do tempo que espero, tenho as mais altas expectativas!

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Ane,
    Ainda não li nenhum dos livros da autora, mas só leio comentários positivos. Gosto de tramas água com açúcar e fiquei curiosa para ver como a autora trabalha a mistura de fantasia e realidade. Dica anotada!!!

    *bye*
    Marla Almeida
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/



    ResponderExcluir
  14. Olá, Ane.
    Eu gostei bastante do livro, assim como todos da autora. Mas achei que teve um negócio que ficou meio mal explicado ou foi eu que não entendi mesmo. É sobre a parte ela ter começado a ter azar depois que ele veio para cá. Não entendi o porque do azar. E não gostei da fonte que eles usaram nas partes dos sonhos, ficava até vesga quando lia ele de noite hhee.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  15. oieee Ane
    eu sempre leio essa resenha em vários bloggers
    leio coisas muito boas sobre este livro
    sempre vejo na saraiva, mas nunca comprei.
    acho que preciso de um empurrão
    beijão
    Karina Pinheiro

    ResponderExcluir
  16. Oi Ane!
    Eu também sou da opinião que não há nada de errado com os clichês, quando eles são bem aproveitados. Mas quando as escolhas e atitudes dos personagens não convencem...aí fica difícil. Pena que o livro teve essas falhas, mas que bom que conseguiu aquecer teu coração hehe.
    Beijos,
    Alem da Contracapa

    ResponderExcluir
  17. Oi, Ane

    Dentre todos os livros da Carina esse foi onde eu mais achei defeitos. Ela gosta bastante de colocar coisas místicas em seus livros, mas dessa vez não rolou muito pra mim. Também achei aquela parte dos sonhos meio cansativa e achei que faltou explicação...mas no geral foi uma leitura gostosinha, eu apenas estava esperando mais.

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bom?
    Vejo muita gente fazendo resenha desse livro, mas ele não consegue me agradar. Misturar essas coisas místicas não é algo positivo para mim...Sei lá
    Beijos
    5 O'clock Tea

    ResponderExcluir
  19. Oi, flor!
    Eu amo a Carina <3
    Esse livro eu ainda não li, mas tá na meta de vida, haha
    Que bom que você gostou e uma pena ele não ter alcançado taaaaanto as suas expectativas. O legal é que ainda assim, porque vem de alguém que escreve tão bem, a gente sempre ama!

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  20. Oi Ane! Os livros da Carina tem cara de contos de fadas e são ótimos para nos levar para um mundo onde o amor consegue mover montanhas. São bem melados e gracinha. Eu queria uma continuação, não amente como o casal central e sim com a irmã da protagonista vivendo seu proprio romance. Bjos!!!

    ResponderExcluir
  21. Oi Ane,

    Gostei muito desse livro, mas também senti falta de um pouco mais de trabalho nos relacionamento dos protagonistas.
    Mas foi uma ótima leitura para mim também.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oie
    Ainda não encontrei um livro da autora que me agradasse, este eu até estava interessada, mas sua descrição me mostrou que não era bem o que eu imaginava do livro. Não curto muito clichê e essa coisa muito melosa heheheh.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi
    eu quero muito ler esse livro, adoro histórias clichês, que bom que gostou mesmo ele não ter te surpreendido, gosto da escrita da Carina e acho envolvente.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in