Sponsor

junho 30, 2020

Cidade de Vidro por Cassandra Clare

| Arquivado em: RESENHAS.


H
abemus
resenha! Embora sendo bem sincera com vocês, não sei se ainda lembro de como se escreve uma resenha, mas prometo que vou me esforçar. Cidade de Vidro é o terceiro livro da série, Os Instrumentos Mortais escrita pela autora Cassandra Clare.

Quem acompanha o blog a mais tempo, sabe que essa é uma das minhas séries literárias favoritas, motivo pela qual jamais vou me conformar da Freeform ter produzido uma adaptação televisiva tão abaixo da qualidade dos livros. É muito ruim, sério!

Mas voltando ao livro, Cidade de Vidro encerra o primeiro arco da série, e é perceptível aqui a evolução da escrita da Cassandra Clare. A narrativa continua fluida, porém ganhou um ritmo mais dinâmico com várias arestas sendo aparadas. O toque de mistério e magia tão característicos da autora também marcam presença, tornando o enredo mais envolvente a cada capítulo. Só que mesmo, com esses pontos positivos não nego que eu esperava um pouco mais.

ISBN: 9788501087164
Editora: Galera Record
Ano de Lançamento: 2011
Número de páginas: 470
Classificação: Bom
Sinopse: Os Instrumentos Mortais – Livro 3.
Clary está à procura de uma poção para salvar a vida de sua mãe. Para isso, ela deve viajar até a Cidade de Vidro, lar ancestral dos Caçadores de Sombras, criando um portal sozinha. Só mais uma prova de que seus poderes estão mais sofisticados a cada dia. Para Clary, o perigo que isso representa é tão ou menos assustador quanto o fato de que Jace não a quer por perto. Mas nem o fora de Jace nem estar quebrando as regras irão afastá-la de seu objetivo: encontrar Ragnor Fell, o feiticeiro que pode ajudá-la a curar a mãe.

Confesso que o meu maior problema em Os Instrumentos Mortais é o casal protagonista. Não me entendam mal, e não pensem que estou de implicância com a Clary ou com o Jace. Sim, as atitudes imaturas da Clary me incomodam tanto quanto, as tentativas ser autossuficiente do Jace. Mas desde o primeiro livro eles são assim, e mesmo com todo o drama envolvido no relacionamento deles, eu como leitora, ainda acredito no amadurecimento de ambos no decorrer dos próximos livros.

A questão aqui é, que praticamente 80% da história gira em torno do “amor proibido”, deles. O que, acabou prejudicando o desenvolvimento de pontos mais interessantes, além de ter acelerado o final que tinha tudo para ser épico.

Apesar de parecer "jogada", gostei da entrada do Sebastian na trama e espero que ele, se revele um vilão mais convincente do que o Valentim. Até porque, o Valentim sempre esteve mais para um vilão “decorativo”, afinal a presença dele pouco contribui com os acontecimentos mais importantes da história. Talvez as minhas expectativas estejam altas em relação ao Sebastian, mas sendo ele um dos poucos personagens que realmente se destacaram na série de TV, é de se esperar que no livro a participação dele seja ainda melhor. Pelo Anjo! Não me decepcione Cassandra Clare.

Outro ponto que me incomodou bastante em Cidade de Vidro, é a falta de espaço que tanto os personagens antigos como os novos têm. É tudo tão centralizado em Clary e Jace, que até mesmo personagens importantes como Simon e a Isabelle ficam apagados. Já o Alec continua rabugento, porém se mostra mais maduro em relação aos sentimentos. Admito que fiquei um pouco tristinha com a participação pequena do Magnus (). Mesmo ele desempenhando um papel decisivo em muitos momentos da narrativa, senti falta de mais interações dele com o Alec.

Além disso, um dos acontecimentos mais importante e triste de Cidade de Vidro, acabou meio que passando batido. Faltou a carga emocional e a sensibilidade que a situação pedia. Ficou parecendo como se a perda sofrida, não fosse significativa para as pessoas envolvidas, algo que sabemos não ser verdade. E é uma pena que o final apressado, tenha passado essa sensação.

Resenha
© Ariane Gisele Reis.


“– Arrependimento é uma emoção tão inútil, não concorda?”

Mesmo não sendo em minha opinião, o melhor livro até aqui, Cidade de Vidro desempenha bem o seu papel ao encerrar de modo satisfatório a primeira parte da série. E por mais que a história com um todo tenha suas falhas, o mundo que Cassandra Clare criou é fascinante e me deixa ainda mais curiosa para descobrir o que o futuro reserva para os meus amados Shadowhunters.

Veja Também:

Comentários via Facebook

18 comentários:

  1. Oi Ane! Eu gosto de todas as séries da autora ambientadas nesse universo e Cidade de Vidro foi um livro que gostei muito, uma pena o seriado ou mesmo filme, nunca terem conseguido reproduzir a maravilha que é este mundo de caçadores de sombra. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Oiii Ane

    Eu gosto muito dessa série, apesar de também ter meus poréns com Clary e Jace, como vc bem disse ela é imatura, mas o que mais me irrita é a mania de querer ser o mártir e o autossuficiente do Jace, tudo é ele, nossa, cansa. Ainda assim, acho a série num todo maravilhosa, e fique tranquila, Simon, Izzy, Alec terão seu destaque nos livros que seguem, eu gostei bastante da evolução que cada um foi tendo até o sexto livro.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  3. Olá! Adoro a o mundo de Instrumentos Mortais também, já li toda a série e gostei bastante, algumas ressalvas, mas de modo geral gostei!

    Fico triste pelo filme ter sido um desastre total (na minha opinião). A série achei melhor, na verdade gostei, apesar das grandes mudanças na história achei que captou a mensagem.

    Beeijo!

    http://estanteflordelis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ane!
    Apesar dos livros serem muito famosos, ainda não tive a oportunidade de lê-los e conheço apenas o filme (que sei que é bem ruizinho, como a série haha).
    Nunca li nada da autora, e acho que vou dar uma chance pra essa saga :)

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ane!

    Instrumentos mortais também é minha série preferida! E nem me fale naquela série haha por fim acabei gostando, mas só porque a assisti com um olhar totalmente distante, como se estivesse acompanhando uma história completamente nova, não a que eu gostava tanto. É uma pena mesmo terem feito uma adaptação tão abaixo, não sei pra que inventar quando a obra já é tão rica. Você já leu os demais volumes e as outras séries? A Cassandra arrasa <3

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Ane!
    A sua resenha me lembrou de quando comecei a ler Cassandra Clare em 2014. E acredita que eu parei a série justo nesse livro e nunca mais li? Gostou muito da escrita da autora, mas confesso que não tenho mais vontade de continuar, até porque são MUITOS detalhes e eu teria que ler do início rs.
    Os Delírios Literários de Lex
    Participe do Top Comentarista de Julho ♥

    ResponderExcluir
  7. Oi Ane, tudo bem?
    Eu ri quando você chama o Valentim de vilão decorativo hahaha! Eu só li o primeiro livro, então não tive essa percepção, mas comparando com a série eu super concordo. Também achei a série meio cagada, tipo... a season 1 achei fraquíssima, a 2 eu achei que melhorou consideravelmente e a 3 foi um caos de tão ruim. Acho que vai ser difícil a saga ganhar mais uma adaptação. :(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  8. Oii Ane
    Nunca li os livros mas vi o filme e a série e conversando com uns amigos eles falaram que os livros são bem melhores e acabei baixando o primeiro no kindle e vai ser uma das minhas próximas leituras, espero muito gpstar.

    Beijinhos!
    https://focadasnoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá, Ane.
    Acho que até a autora não gostou do desfecho que ela deu porque dai escreveu outros livros e outras séries a partir dai hehe. Esses dias mesmo estava pensando em pegar os livros para reler e terminar a série que parei no quarto livro.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bem?
    Preciso dar uma chance para o livro, pq vi o filme e não curti tanto
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  11. Eu cheguei a ficar curiosa pelo livro, especialmente por ter ficado "famosinho". Mas depois comecei a ficar com o pé atrás pois quando um livro é tão amado assim, eu devo ficar incomodada com alguma coisa. E pela sua resenha, que aliás, ficou bem legal, =), já sei que me incomodaria com as mesmas coisas...
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  12. Dessa série, eu parei nesse livro mesmo e não continuei. Na época que eu terminei de ler esse, ela resolveu escrever mais livros e eu desisti. O que amo mesmo é o universo com os shadowhunters da era vitoriana/eduardiana
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  13. Olá...
    Gostei de acompanhar suas impressões a respeito da leitura, porém, não é uma leitura que me desperta o interesse, pois, não curto muito o gênero a qual ela se encaixa... Sendo assim, prefiro passar a dica.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi Ane,
    Eu não sei o que acontece comigo, mas eu não consigo me apaixonar por essa série da Cassandra como a maioria das pessoas. Eu adoro o mundo por ela criado, mas a sua escrita não me prende! Infelizmente. Eu só terminei de ler porque estava com dó de ter gasto dinheiro nos livros físicos, kkkkk.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Ane

    Eu nunca tive um interesse genuíno pela série e depois confesso que peguei uma certa implicância, pois tenho birra de autor que não desapega. Me julgue! hahahaha
    Que bom que você sentiu que a escrita da autora evoluiu apesar de esperar um pouquinho mais da história. Uma pena a história ficar tão concentrada no casal, e por você não simpatizar muito com eles é natural que você fique com essa sensação mesmo. Espero que os próximos sejam melhores e te surpreendam!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  16. Oi
    pena que para você esse não é o melhor livros e que alguns personagens ficam apagados, até hoje eu só li os dois primeiros livros, porém eu ainda quero dar continuidade futuramente.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi Ane, tudo bem?
    Faz alguns anos que li esse livro, mas lembro que gostei bastante do mundo criado pela autora. Porém acabei não dando seguimento na leitura da série.

    *bye*
    Marla
    http://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Como blogueira/bookstagram me sinto uma fraude por nunca ter lido Cassandra Clare! HAHAHAHA, preciso mudar essa situação o quanto antes. Amei conhecer seu blog!

    Garota do 330

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in