Sponsor

abril 18, 2021

Volúpia de Veludo por Loretta Chase

 | Arquivado em: RESENHAS


Q
uem acompanha o blog há mais tempo sabe que, a Loretta Chase é uma das minhas autoras de romances de época favorita. Mas como andei dando um tempo nos livros do gênero, acabei lendo a Volúpia de Veludo, terceiro livro da série As Modistas somente agora. Confesso que uma parte de mim estava com medo de me decepcionar com a escrita da autora, pois li resenhas não tão positivas do livro em questão.

Não nego que tive problemas durante a leitura, porém isso se deu mais pelo meu momento atual e um desânimo monstruoso que tomou conta de mim no último mês, do que a qualidade da construção da história. Volúpia de Veludo possui uma narrativa com um ritmo um pouco mais lento, mas que nos apresenta personagens carismáticos em um romance ardente, divertido e com uma pequena dose de mistério.

Resenha

ISBN: 9788580417173
Editora: Arqueiro
Ano de Lançamento: 2017
Número de páginas: 320
Classificação: Muito Bom
Compre Aqui
Sinopse: As Modistas – Livro 03
Simon Fairfax, o fatalmente charmoso marquês de Lisburne, acaba de retornar relutantemente a Londres para cumprir uma obrigação familiar. Ainda assim, ele arranja tempo para seduzir Leonie Noirot, sócia da Maison Noirot. Só que, para a modista, o refinado ateliê vem sempre em primeiro lugar, e ela está mais preocupada com a missão de transformar a deselegante prima do marquês em um lindo cisne do que com assuntos românticos. Simon, porém, está tão obcecado em conquistá-la que não é capaz de apreciar a inteligência da moça, que tem um talento incrível para inventar curvas – e lucros. Ela resolve então ensinar-lhe uma lição propondo uma aposta que vai mudar a atitude dele de uma vez por todas. Ou será que a maior mudança da temporada acabará acontecendo dentro de Leonie?

Simon Fairfax, o marquês de Lisburne, retorna a Londres com a missão pessoal de proteger seu primo, o jovem poeta em ascensão lorde Swanton de qualquer perigo ou escândalo que a mente romântica e um tanto “avoada” possa causar. Mas o que Simon não imaginava é que o seu retorno ao continente reservava uma surpresa, o encontro entre ele e Leonie Noirot, uma das sócias da famosa da Maison Noirot.

Assim que os olhos do Simon pousaram na bela e contemplativa Leonie admirando uma obra de Botticelli, Lisburne decide conhecer melhor a modista e quem sabe seduzi-la. Só que essa tarefa acaba se mostrando um pouco mais complicada do charmoso marquês espera, pois para Leonie os negócios vêm sempre em primeiro lugar. Além disso, agora que suas irmãs Marcelline e Sophia se casaram com nobres, a mais nova das Noirots assumiu para si a responsabilidade de manter o refinado ateliê aberto e sendo referência de moda e sofisticação para a alta sociedade londrina.

Para isso, Leonie pretende transformar a prima de Lisburne, lady Gladys Fairfax, vista por muitos como uma megera desajeitada, na nova beldade da temporada. Simon acredita que tal incumbência é impossível e resolve fazer uma tentadora aposta com Srta. Noirot.

Quando um escândalo envolvendo Swanton coloca em risco a reputação da Maison Noirot e tudo por qual Leonie e suas irmãs lutaram, ela e o marquês resolvem unir forças para reverter a situação. E conforme os dias de passam e o prazo final da aposta também se aproxima, a modista e o marquês acabam não conseguindo resistir a atração que sentem um pelo outro.

Será que eles vão conseguir descobrir quem está interessado, em prejudicar o bom nome de lorde Swanton e recuperar sua reputação e do ateliê? E quem será o grande vencedor da aposta, quando ambos já entregaram os seus corações um para o outro? 

Uma das coisas que mais gosto na escrita da Loretta Chase é a forma como ela constrói seus personagens. As protagonistas estão longe de ser frágeis e inocentes como normalmente, encontramos em romances de época. As heroínas da autora, tem uma certa “malícia”, determinação e um humor sarcástico que torna a jornada delas na história, bem interessante de se acompanhar.

O mesmo pode-se dizer de seus personagens masculinos, que em um primeiro momento se mostram como os típicos patifes despreocupados, mas que possuem diversas camadas que vão sendo relevadas a cada capítulo, além de um coração enorme e o forte senso de responsabilidade para com aqueles que amam.

Esses pontos fazem com que as obras da autora sejam maduras e espirituosas ao mesmo tempo em que, os elementos clichês que tanto gosto dos livros do gênero estão presentes na narrativa. Só que como comentei no começo da resenha, em Volúpia de Veludo senti que o ritmo foi mais lento e com isso, a história demorou um pouco para me cativar.

De verdade, acho que isso aconteceu mais porque março foi um mês bem pesado do lado de cá, e acabei ficando completamente desanimada.  No geral gostei muito do que encontrei aqui e dei boas risadas em diversas ocasiões, porém em determinados capítulos senti que a autora dá “voltas demais” fazendo com que a narrativa fique levemente repetitiva.

“– É claro que sabia. É preciso um vigarista para reconhecer outro.”

Gostei muito das interações dos protagonistas e como o romance entre a Leonie e o Simon foi desenvolvido. Leonie ao contrário das irmãs é mais pé no chão e analítica, e ver como o relacionamento dela com o marquês consegue tirá-la de sua zona de conforto é bem divertido. O Simon infelizmente não foi aquele mocinho que me fez suspirar por ele. De certo modo achei ele um pouco “imaturo” quando comparado, com os protagonistas dos livros anteriores e por esse motivo, ele acabou não me encantando tanto.

Loretta Chase acertou ao dar um toque de mistério na trama quando inseriu o escândalo envolvendo Swanton, pois ao menos em minha opinião a história começa ficar mais interessante a partir desse ponto. Os personagens secundários também desempenham um papel importante na composição do enredo e fiquei bem feliz com a participação do duque de Clevedon, pois eu estava com saudades do personagem ().

Em suma Volúpia de Veludo é um livro bom que li em uma época não tão boa e sem dúvidas, isso acabou interferindo na minha experiência com a obra. A escrita da Loretta continua impecável e nos transporta para dentro das páginas, o que faz com que a gente se sinta parte da história também. Pretendo ler o quarto livro da série As Modistas, Romance entre Rendas ainda este ano para finalizar a série e espero de coração estar com um momento melhor, quando isso acontecer.

Veja Também:

Sedução da Seda
Escândalo de Cetim

Comentários via Facebook

21 comentários:

  1. Oi Ane! O meu preferido da série é o volume um, mas gosto muito dos demais também. Faz tempo que não leio nada da autora, ela é ótima mesmo, mas a minha preferida é a Mary Balogh. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. OI, Ari! Tudo bem?

    Eu tinha os dois primeiros livros dessa série, mas acabei passando pra minha prima sem nem ter dado uma chance para a história, o que vejo que foi uma barbaridade. Apesar de você ter citado que leu o terceiro volume num momento errado, dá pra ver que você tem um carinho muito especial por essa série e pelos personagens que envolvem a trama das modistas. Então, sim, acho que vou acabar comprando pelo menos o primeiro volume assim que tiver uma oportunidade e tirar minhas próprias conclusões.

    Ps.: Espero que você esteja melhor ♥

    Beijos,
    Cássia
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ariane! Tudo bom?
    Eu não tenho muita curiosidade com os livros da Loretta. Nunca achei nenhum que me chamasse a atenção como a Tessa e a Lisa me chamaram, então acabei deixando passar. Algum dia, quem sabe, ache algum que me desperte a vontade de conhecer a autora!

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Super entendo o que te aconteceu. A gente vem lendo uma série super bem, depois acaba parando e, quando resolve voltar, não tem mais aquela magia de antes. Então lemos, só para terminar, mas sem a emoção toda que nos motivou. Espero que o quarto volume te traga ânimo novamente e seja um bom final para a trama também. Esse me parece um bom livro também, apesar de não ser sua época para ler.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ariane. Como vai? Que bom que a leitura foi boa para você. Livros de romance época não são o meu forte, praticamente não leio este gênero literário, mas parece-me uma leitura boa para quem adora este tipo de livro. Um abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Ane.
    O meu favorito dessa série é o primeiro. Mas gostei muito desse também. O que me incomodou nesse livro foi a falta de revisão, inclusive o nome da protagonista que até então era escrito Sophia e nesse foi Sophy. Eu gosto bastante da autora, mas hoje em dia ela não está entre minhas favoritas.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?

    Eu ainda não li nenhum livro dessa série. Acho ótimo quando a autora trabalha o personagem em diferentes camadas porque me proporciona uma leitura também com camadas. Também acho maravilhoso quando os personagens secundários têm importância porque quando fica sempre em cima das interações dos protagonistas o negócio tem que ser muito interessante para me prender. Se eu tiver a oportunidade de ler essa série, vou ler sim :)
    Eu espero que as coisas melhorem ai <3
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu não me dei muito bem com os livros da Loretta, mas lembro que esse foi um dos poucos que me agradou. O meu favorito dessa série é o segundo.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  9. Oi
    eu já li livro dessa autora, mas nenhum dessa série, ainda quero ler, pois adoro um bom romance de época e esse me chama a atenção pela protagonista ter um trabalho.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. É terrível quando não conseguimos aproveitar a leitura como esperávamos. Esse livro me chamou atenção, mas ainda não sei se leria.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  11. Ansiosa para você terminar a série e eu saber de coração se lerei ainda todos os livros dela, amei saber que é sua autora de romance preferido, é sempre bom ter opções de leituras assim.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Ariane,
    Eu não sei o que tem passado por esses últimos tempos, mas te desejo força! Eu amo um romance divertido e que me faça rir, ele já está na lista para ler depois. Obrigada pela indicação.
    Bjos
    Kelen Vasconcelos
    https://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Ane,

    Eu adoro romances desta linha e confesso que não conhecia nenhum destes livros desta série. Fiquei encantada com sua resenha, curiosa e cheia de vontade de voltar a ler, pois há muito que não faço uma leitura depois da maternidade.

    Você escreve maravilhosamente bem e não sei se tem vontade de escrever algum livro, mas se escrevesse, eu com toda certeza iria amar ler.

    Um grande beijo,

    Gisele Quagliato | Blog Gisele Quagliato - O Diário da Mulher Moderna!

    ResponderExcluir
  14. Amei a resenha. Ainda não li nada da Loretta, mas os livros dela sempre parecem ser bem bons.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Ane, tudo bem?
    Gostei muito de conferir sua opinião e me identifiquei muito com o seu momento vs experiência de leitura. Passei pelo mesmo lendo Um Estranho Irresistível: o livro tava longe de ser ruim, mas eu não tava tão legal e acabamos não dando match.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  16. Oi Ane,

    Esse não é um gênero que eu costumo ler, então é interessante conhecer mais sobre esse gênero e ver quantas autoras, séries e livros.

    Boas leituras,
    Karen Gabrieli | Apesar do Caos

    ResponderExcluir
  17. OOi
    Eu estou reconsiderando ler algum romance de época só porque tenho me divertido com a Tessa Dare no Twitter. Mas não é um gênero que eu tenha muito afeto, pois sei que sempre irei criticar muitas coisas nessas histórias. Mas adoro ver o quanto é um gênero amado e que trás novas pessoas a esse mundinho dos livros.
    Sil
    blog kzmirobooks.com • Siga no Instagram: @kzmirobooks
    Top comentarista valendo a saga Harry Potter

    ResponderExcluir
  18. Oi Ane, tudo bem???
    Menina, eu parei no livro 2 dessa série e olha que eu gostei muito do que li! Simplesmente, deixei passar o lançamento do livro 3 e acabou caindo em esquecimento.
    Aliás, acho essas capas tão lindas! Minha mãe é a leitora mais ativa de romances de época aqui em casa, então provável que se eu comprar esse livro, ela corra pra ler antes de mim! kkkkk
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Oie Ariane
    Ainda não conhecia essa serie .Pena que você sentiu que leu no momento errado , as vezes isso acontece

    Amei a resenha

    https://mundinhoquaseperfeito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Olá Ariane,
    Adorei ler sua resenha, apesar de não estar no seu melhor momento para ler. Eu li um livro da autora muitos aos atrás e não gostei tanto. Apesar de adorar romances de época eu nunca mais li nada dela. Ler seu post me lembrou que uma amiga sempre me falou para dar uma chance a esta série e preciso dar uma nova chance a autora.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Ane, sua linda, tudo bem?
    Quando eu vi o nome do livro, eu fui até o meu blog conferir, pois sabia que tinha lido algum livro dessa série e amado. E achei as resenhas, vi que favoritei o primeiro, e dei nota máxima do segundo. E não li o terceiro e nem o quarto. Confesso que tinha esquecido da história. Isso é que é ruim ao ler séries com um intervalo entre os livros. O ideal seria ter a oportunidade de ler todos os livros de uma vez. Que pena que esse ficou um pouco mais lento, mas ainda assim pretendo ler. Pois gostei muito dessa autora também. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in