Sponsor

março 10, 2013

A Aprendiz por Trudi Canavan

A Aprendiz por Trudi Canavan.

ISBN: 9788581630250
Editora: Novo Conceito
Ano: 2012
Número de páginas: 544
Classificação: 4 estrelas
Onde Comprar: FNAC, Livraria Cultura, Livraria Saraiva, Livraria da Travessa - Compare os Preços

Sinopse:  Trilogia do Mago Negro - Livro 2

Sozinha entre todos os aprendizes do Clã dos Magos, somente Sonea vem de uma classe menos privilegiada. No entanto, ela ganhou aliados poderosos, como Lorde Dannyl, recentemente promovido a Embaixador. Ele terá, agora, de partir para a corte de Elyne, deixando Sonea à mercê dos boatos maliciosos e mentirosos que seus inimigos continuam espalhando... até o Lorde Supremo entrar em cena. Entretanto, o preço do apoio de Akkarin é alto porque, em troca, Sonea deve proteger seus mistérios mais sombrios. Enquanto isso, a ordem que Dannyl está obedecendo, de buscar fatos sobre a longa pesquisa abandonada de Akkarin sobre o conhecimento mágico antigo, o está levando a uma extraordinária jornada, chegando cada vez mais perto de um futuro surpreendente e perigoso.

Resenha: O Clã dos Magos

Mesmo tendo achado O Clã dos Magos um livro desnecessariamente longo e com diálogos “pobres” eu fiquei bastante interessada para ler a sequência da Trilogia do Mago Negro, principalmente por que o final do primeiro livro conseguiu despertar a minha curiosidade. Porém quando A Aprendiz chegou aqui em casa levei um susto. O livro é um pouco maior que o anterior, o que me deixou com receio dele ter esses mesmos pontos fracos. Só que para minha felicidade A Aprendiz não sofreu da “maldição do segundo livro”, ao contrário ele é muito melhor.

A entrada de Sonea para o Clã foi um fato historio, afinal era a primeira vez que os poderosos magos de Imardin consentiam com o ingresso de um aprendiz de uma classe inferior na Universidade.  Mesmo com medo Sonea se sentia preparada para a grande mudança em sua vida, afinal o tempo que ela passou ao lado do seu amigo e guardião Rothen já tinha dado a ela uma boa noção de como seria sua vida dentro dos murros do Clã. Porém mesmo tendo o seu potencial mágico reconhecido e estando sobre a proteção de um mago respeitado o ano não será fácil para Sonea. 

Ela terá que lidar não apenas como o preconceito por parte dos outros aprendizes, mas também por parte de alguns professores que não a julgam merecedora de estar ali. Sonea precisará provar constantemente que é capaz de ser uma boa maga, mesmo que para isso tenha enfrentar seus próprios medos. Quando ela achar que as coisas não podem piorar o destino lhe pregará uma peça fazendo com que Sonea conviva diretamente com o seu pior pesadelo para proteger não apenas aqueles que ela ama, mas tudo que se tornou importante em sua vida.

A Aprendiz possui uma narrativa rápida e envolvente. Dividido em duas partes ele consegue ser um livro rico em detalhes sem ser cansativo e o melhor de tudo, o enredo se mostra uma caixinha de surpresas a cada capitulo. Quando finalizei a primeira parte da história eu fique: COMO ASSIM? COMO ISSO É POSSIVEL? O QUE VAI ACONTECER AGORA? AH!!!! EU PRECISO DESCOBRIR COMO ISSO FOI ACONTECER! A virada que a autora dá na história é tão inesperada e “brusca” que você fica um tanto “desesperado” para entender qual situação levou a aquela ação, e fazia muito tempo que um livro não despertava isso em mim.

Outro detalhe é que dessa vez os personagens conseguiram me cativar. Eu já tinha gostado dos magos Rothen, Lorlen e principalmente do Dannyl. Mas nesse livro por ele ser passado praticamente quase todo dentro do Clã intercalando a narrativa com as viagens e pesquisas de Dannyl, foi possível conhecer melhor cada um deles.  A autora também acrescentou mais dois personagens bem legais, o assistente de Dannyl, Tayend e o filho do Rothen, Dorrien.  Também tem o Regin, um aprendiz sem escrúpulos e detestável, capaz de tirar qualquer um do sério. O único ponto negativo da entrada desses novos personagens foi que o Cery praticamente sumiu na história. Eu tinha gostado tanto dele no primeiro livro, mas paciência.

O todo poderoso Lorde Supremo, Akkarin também ganhou mais destaque aqui. Ele é o personagem mais intrigante de todo o enredo. Particularmente eu até gosto dele, mesmo sendo uma figura bastante enigmática e não agir muito “às claras”, o fato dele possuir essa aura de mistério o torna um personagem bastante interessante. Tenho a sensação que o Akkarin ainda trará muita ação e surpresas até o final da trilogia. Espero não me decepcionar, por que potencial para isso o personagem tem.

Trudi Canavan é uma autora que sabe não ser óbvia, e gosto muito disso na escrita dela. Ela sempre deixa aquela ponta solta, aquela duvida no ar e isso faz com que você vá buscando desvendar os mistérios da história a cada capitulo. Outro ponto positivo na narrativa da autora é a forma com que ela trabalha temas mais pesados como o preconceito em relação a classes inferiores e a homossexualidade. Ela introduz esses temas na história de uma maneira sutil, porém muito realista o que me faz acreditar que essa é uma forma da autora criticar “delicadamente” a sociedade atual, que infelizmente ainda é cheia de “pré-conceitos”.

Admito que dessa vez, eu fui completamente conquista pela Trilogia do Mago Negro e que meus olhos já brilham ao olhar o ultimo livro da saga, O Lorde Supremo me esperando na minha estante. Por isso se você leu O Clã dos Magos e não gostou muito; não desista! Como eu falei no começo da resenha, A Aprendiz é muito melhor. Para quem gosta do estilo fantasia e ainda não conhece a saga fica a dica de uma história que pode surpreender você.

Quem está busca de uma história cheia de ação, aventura e mistério vale apena ler A Aprendiz.

Eu recomendo!

Comentários via Facebook

17 comentários:

  1. Oie :)

    Nossa me interessei muito por essa trilogia agora viu , sua resenha me fez ficar bastante interessado , beijos :D

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/2013/03/voce-escolhe-2_9.html ( comenta e vota :D )

    ResponderExcluir
  2. Oi Ane! Eu gostei do primeiro livro, sei que muitas pessoas acharam cansativo, mas não aconteceu comigo. Que bom saber que o mago negro terá mais destaque neste volume, pois achei um personagem muito bom e pouco usado no livro anterior. Logo vou ler este aqui.

    Boa semana.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Li rasamente a resenha para não me deparar com uma sinopse e encontrar spoilers, pois quero ler a série!
    Parece ter tudo o que amo num livro de ficção!
    Beijos,
    Vinícius - Livros & Rabiscos

    ResponderExcluir
  4. Achei sua resenha muito boa e sincera. Estou com os três livros aqui em casa, mas ainda não li nenhum.Quero muito e espero não me decepcionar.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  5. Também me surpreendi com o tamanho dos livros dessa serie. Ainda não li O clã dos magos mas eu li a resenha pois o meu sobrinho já me contou a serie inteira mesmo. Obrigada pela visita

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Ane!
    Amém senhor! Uma resenha que me deixou animado para ler o livro! rs
    A minha opinião sobre o primeiro livro é bem parecida com a sua. E ao saber que você gostou bem mais do segundo livro, fico mais animado.
    O livro é grande mesmo, por isso que ainda não o tinha pego pra ler, com medo de a leitura não engrenar e eu ter que tomar medidas graves, se é que me entende. rs
    Enfim, gostei muito da resenha e agora o passarei na frente de outros. Espero não me decepcionar.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  7. Ane, ao contrário de você, a Trudi me cativou desde o primeiro livro e agora que acebei de terminar a trilogia estou aqui completamente chocada e arrasada por que acabou...
    Amei demais e não vejo a hora de lançarem no Brasil a trilogia que é sequência d'A Trilogia do Mago Negro.

    Beijinhos
    Lay
    De Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
  8. Oi Ane!
    Eu também levei aquele susto quando A Aprendiz chegou aqui em casa! Eu já estava postergando a leitura de O Clã dos Magos por causa do tamanho e da minha falta de tempo para lê-lo, depois que vi A Aprendiz então...
    Mas agora fiquei empolgada! Vamos ver se consigo fazer uma maratona.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  9. Jurava que esse livro era morto de cansativo, pois sempre que via nas caixinha do correio, a galera comentava não ter muito interesse em lê-lo já que ele era grande e a capa não insinuava uma história muito envolvente. Gostei de ver que vc provou o contrário, até pq leu para poder falar algo.

    *--*
    Clicando Livros

    ResponderExcluir
  10. Esta série não me chama muita atenção, a capa é muito pobre e a história não tem um enredo agradavél.
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Achei essa capa um pouco assustadora haha A série não despertou minha curiosidade. O problema do segundo livro ser tão melhor que o primeiro é que muita gente pode desistir do primeiro e nunca chegar a saber que o segundo é melhor.

    Beijão
    Sun Rises Here

    ResponderExcluir
  12. Nossa gostei tanto da sua resenha que me arrependi de não ter solicitado o livro pra parceria !!
    Achei a capa muito linda e com essa narrativa envolvente, com ação e aventura me conquistou, vou dar um chance a série !!
    Adorei mesmo a resenha !!
    Beijos
    Raíssa Lis
    Flor de Lis - http://florderaissalis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Ane, não é a primeira resenha que leio dizendo que o segundo livro vale mais a pena, e que por isso se deve continuar na história. Pena que não tenho muita curiosidade nessa leitura, não tinha os dois primeiros e não fiz a solicitação do terceiro para a editora. Tomara que o fim da trilogia seja bom também.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Oi flor :) Fiquei bem curiosa pra ler essa trilogia, parece ser bem legal, espero que o terceiro seja melhor ainda!
    Beijos
    Raiana - Território Pop

    ResponderExcluir
  15. Confesso que eu não tinha interesse nesse livro!
    Mas depois de ler sua resenha, fiquei super curiosa!
    Beijos
    Rizia - Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Ane!

    Não li a resenha porque ainda não li O Clã dos Magos.
    Vejo todo mundo falando bem da trilogia! Não vejo a hora de lê-la! :)

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  17. Oii Ane, confesso para você que estava com receio de ler sua resenha, pois você não gostou muito do primeiro livro, aí fiquei com medo de você também não gostar desse e eu acabar "desanimando" para ler a série, mas U-A-U você me deixou muito empolgada para começar essa série, ainda mais que são 3 livros apenas e os 3 já foram lançados, adorei saber que A Aprendiz é muito melhor do que O Clã dos Magos.

    BjOs!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in