Sponsor

novembro 24, 2014

A Esperança por Suzanne Collins

ISBN: 9788579800863
Editora: Rocco
Ano de Lançamento: 2011
Número de páginas: 424
Classificação: Regular
Onde Comprar: Livraria Cultura, Livraria Saraiva, Submarino - Compare os Preços.





Sinopse: Jogos Vorazes - Livro 3
Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?

Em fim conclui a trilogia Jogos Vorazes, e talvez nesse momento em que meus sentimentos estão ainda conflitantes, o que mais se sobressai é o de decepção.  Sim admito que nunca fiz o tipo fã de carteirinha da série, mas isso não significa que eu não estava esperando um final digamos, - épico.  Porém como vocês podem perceber, ao mesmo em meu ponto de vista isso não aconteceu. Infelizmente (...).

Para quem tem medo de spoiler pode pular para o terceiro parágrafo. Embora eu acredite que todo mundo já deve conhecer em parte a história.

Katniss sobreviveu aos Jogos Vorazes pela segunda vez. Porém, como retaliação pelo o que ela fez na arena a Capital destruiu o Distrito 12. Refugiada com sua família no lendário e mais vivo do que nunca Distrito 13, ela luta para não sucumbir à loucura que todo o sofrimento que a arena lhe causou. Mas, para desespero de Katniss o pesadelo ainda não acabou. Peeta é refém do presidente Snow na Capital e os rebeldes querem que ela seja o símbolo da revolução, - o Tordo.

Agora que o acerto de contas está próximo, Katniss entrará na arena mais uma vez para lutar por aqueles que ela ama e por desconhecidos que vem nela a sua ultima esperança. Porém, dessa vez não haverá vitoriosos e derrotados. Quando essa edição dos Jogos Vorazes acabar, restará apenas a sobreviventes e a sombra do que um dia foi Panem.

Assim como nos livros anteriores A Esperança é divido em partes e narrado pela protagonista o que deixou a primeira metade da história bem parada e até um pouco repetitiva. Vemos uma Katniss completamente transtornada tentando encontrar o sentido de viver e lutar novamente. Ok! Eu entendo que ir e sobreviver à arena duas vezes não deve ser fácil para ninguém, mas foi pouco desconcertante ver como a personagem “decaiu“ nesse ultimo livro.  Fiquei com a impressão que a personalidade dela foi completamente desconstruída.  Fato que esse deixou a trama mais lenta e sombria.

Em minha opinião a narrativa teria ficado mais interessante se a Suzanne Collins tivesse explorado outro lado da história, mostrando o que estava acontecendo com o Peeta na Capital. Não sei, mas eu ao menos esperava encontrar mais ação em A Esperança. Uma explicação, por menor que fosse dos vários pontos que ficaram vagos durante o desenvolvimento da série. Na verdade agora que conclui a trilogia, me parece que ela foi escrita apenas com o intuito de descrever o martírio da Katniss e o egoísmo das pessoas.

Durante toda a leitura e passei por cima de muitas “licenças poéticas”, como o fato de que em meio a uma guerra, os lideres da revolução estão mais preocupados em como a Katniss vai aparecer na televisão do que com a vida do seu povo. Só eu achei isso sem sentido e mesquinho? Porém o que mais me irritou e decepcionou, foi o desfecho que a autora deu para alguns personagens. Enquanto eu lia, fique pensando que se era para eles terem um fim tão “ridículo”, por que a autora não “eliminou” eles antes. Foi uma verdadeira falta de respeito dela para com os personagens e seus fãs a forma como as coisas aconteceram.

A sensação que eu tenho é que a Suzanne Collins, já estava cansada de escrever a saga de sofrimento da Katniss. A Esperança foi o final mais frustrante e descuidado que li em minha vida. E não digo isso apenas por causa das mortes e a meu ver foram totalmente desnecessárias.  Já estou acostumada com isso nos livros. O problema é que o final em si não fez sentindo. Pareceu que toda a luta e todas as perdas foram em vão, e que durante o tempo todo a Katniss só era uma peça descartável em um jogo político cruel.

“Há coisas às quais é impossível sobreviver.”

A Esperança é um enceramento um tanto deprimente para uma trilogia que tinha tudo para ser fantástica. Ao final não houve heróis e nem vilões, apenas a incerteza se tantas perdas e sofrimento eram realmente necessários (...).

Veja também:

Comentários via Facebook

25 comentários:

  1. Gostei muito da sua resenha, ficou bem crítica e você conseguiu passar para o papel aquilo que eu sinto em relação à saga. Também achei o final decepcionante e o começo do livro bem paradinho.

    leitoresforever.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. tenho os dois primeiros livros da trilogia, mas não me animo a ler e também não assisti os filmes, pouco posso opinar a respeito, entretanto conhecendo mais a fundo a trama muito me impressionei!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oii.
    Não li nenhum livro da saga, ainda. Nesse caso, acho que prefiro os filmes, e estou ansiosa pelo que está nos cinemas. Não li toda a tua resenha para não saber o final hehe..

    beijos
    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Aaah, eu gosto tanto...
    Hehehe.
    E gosto bastante do final (Apesar de TANTA gente sair morrendo a torto e a direito). Achei que foi relevante as "cicatrizes" emocionais da Katniss e do Peeta.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Ariane!

    Engraçado é que todo mundo reclama mesmo do último livro da trilogia, né? Acho estranho porque eu gostei bastante. Juro para você que minha parte preferida no livro é quando o Peeta ataca a Katniss, porque eu odeio a Katniss. Mas como você disse, também acho que algumas mortes foram desnecessárias, porque né. Enfim.

    Beijos!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei do final, apesar de uma morte em especial ter perdido todo o sentido da luta da Katniss, mas ao todo gostei. O problema dos livros foram eles serem escritos em primeira pessoa. Eu desejei desde o primeiro livro saber o que estava acontecendo com os outros personagens, mas né?

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda nem li a trilogia. Mas fiquei impressionada com vc falando que a personagem caio, a gente sempre ouve o quanto ela é forte e tal, bom saber outras opiniões.
    http://teoremademari.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Ane! Eu não li nenhum dos livros, mas confesso que minhas expectativas foram lá embaixo depois de ler a resenha, odeio estes finais onde tudo que foi abordado anteriormente perde o valor, é uma maldade com os personagens e com os leitores, que esperam tanto por nada.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela resenha Ane! Estou ansiosa para ler a trilogia Jogos Vorazes e espero não me decepcionar. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  10. Sua resenha ficou muito boa, conseguiu expressar o mesmo que eu.

    http://criativare-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Ane!
    Vc não é a primeira pessoa que critica A Esperança. Todo mundo fala que esse livro foi decepcionante, que esperavam mais... Eu ainda não li, mas por falta de tempo. Tenho curiosidade, claro, mas sei que esse ano não lerei mais. Não vou muito cheia de expectativas, mas espero poder aproveitar a leitura.
    Beijos, adorei a resenha!
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  12. Aiiii eu tô doida pra ler a trilogia
    Mas tá me faltando $$$tempo$$$ sabe? hahahahaha
    vou ver se consigo por um precinho legal na BF...
    Beijo!

    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  13. Oie,
    este foi o livro que menos gostei da série. Achei muito politico

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi, Ariane,

    Sou totalmente fã da série. Esse é o que menos gosto da saga, por causa dos últimos capítulos, que acho muito corridos e algumas coisas eu discordo com as atitudes dos personagens. Mas, algum tempo depois, eu passei a entender melhor a intenção da Suzanne. Eu amo o fato desse livro ser político e gosto também como ela não pinta um felizes para sempre, especialmente pq na guerra muitas vezes vc faz pensando que vai ser uma coisa e depois percebe que foi manipulada. Acho que o livro mostrou isso muito bem! Para mim, é a melhor série distópica ♥

    Beijos
    literalmentefalando.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?
    Nunca li essa trilogia, mas, tenho.vontade, mas não muita rs
    Eu só vi o primeiro filme!
    Beijos
    http://amandastale.blogspot.com
    http://cartasparaoarcoiris.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Ariane, também me senti como você quando concluí a trilogia. A Esperança foi o livro que menos gostei, muito triste, por sinal. Mas fazer o que, mesmo que merecessem, um final feliz não seria exatamente o final adequado depois de taaaaanto sofrimento...

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Eu não vi nenhum filme ou livro e você dizer que parece que a autora estava cansada de escrever sobre o sofrimento da personagem parece óbvio, acho que chega um momento que realmente deve cansar e pelo que vi ainda dividiram o filme final em duas partes né? Para obter mais lucro, acredito!
    Mas não sei se vou ler os livros ou ver os filmes.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  18. Oi, Ane!
    FINALMENTE ALGUÉM CONCORDA COMIGO!!!
    Sério, achei mega decepcionante o desfecho da trilogia. Muito mesmo. Achei, inclusive, muitas mortes desnecessárias.
    O início é MEGA lento mesmo. Quase abandonei a leitura, até porque não gosto da trilogia. Mas a curiosidade me fez seguir adiante.
    Infelizmente, a autora poderia ter dado um final muito melhor. Enfim...
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Ane!!

    A sua resenha foi sem sombra de dúvida a mais perfeita sobre o desfecho da saga.
    Concordo plenamente com você!
    Achei esse livro pura enrolação! A autora passa capítulos descrevendo as roupas da Katniss em vez de fazer um desfecho interessante. Desde o início não curti muito essa trilogia. O que foi o segundo livro então? Uma reprise do primeiro. :/
    Sem falar que tudo termina faltando várias explicações. Parece que a autora se encheu o saco da trama e a encerrou de qualquer jeito. :(

    Mudando de assunto... Post da Retrospectiva no ar!! \o/
    Adivinha qual foi o primeiro blog inscrito?? Hehe!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. oiiii ;)
    Ah, nessa eu discordo de você. Eu gostei do final de A Esperança. Fica sim um pouco dessa ideia da Kat sendo manipulada, mas eu acho que até o final ela luta contra isso. Foram mtas mortes, mtas perdas, e um final triste e desolador, mas eu gostei pela diferença.

    Ah, sobre o meu texto, ele tá aqui: http://dudikobayashi.blogspot.com.br/2014/11/onde-comeca-e-onde-terminar-esse-tal-de.html

    bjinhus

    ResponderExcluir
  21. Oi Ane

    Concordo com tudo que você disse. A Esperança foi extremamente decepcionante e eu nunca vou conseguir perdoar a autora por terminar essa trilogia de forma tão... nem tenho palavras para descrever.
    O final foi sem dúvida a parte mais decepcionante do livro. Depois de virar a última página, fiquei me sentindo vazia e só conseguia pensar "Por que Suzanne, por quê???"
    Como ela pode ter escrito um final daquele? Foi insatisfatório e me deixou cheia de perguntas. Eu senti tanta raiva que tive vontade de jogar o livro na parede.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  22. Oi! Ainda não li nenhum dos livros desta trilogia e achei uma pena o final ter desagradado tanto...é realmente chato quando a autora passa essa impressão, de que escreveu só para colocar um fim logo. Ótima resenha. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br | Participe do sorteio no blog (aqui)!

    ResponderExcluir
  23. Oi Ane, tudo bom?
    Eu não li a série literária ainda, mas como assisti aos dois primeiros filmes eu tenho uma ideia do desenvolvimento da história. Não li uma única resenha positiva de Esperança e acredito que a autora se perdeu no meio do caminho enquanto desenvolvia a narrativa. Gosto de livros distópicos e vou ler os três livros apenas porque gosto do gênero.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi Ane.
    Sério mesmo que o final é frustrante?....obrigada pela sua opinião honesta, só leio resenhas mega positivas desse livro que já estava até desconfiada de tanta perfeição relatada rsrs.
    Eu não li nada dessa série, por conta de todo alvoroço criado acabei criando uma barreira.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in