Sponsor

agosto 04, 2020

Príncipe Mecânico por Cassandra Clare

| Arquivado em: RESENHAS

Como vocês podem ver, essa blogueira que vos escreve está praticamente em um relacionamento sério com o universo dos Shadowhunters. Em minha defesa digo, que estou comprometida a terminar pelo menos uma, das séries da autora da Cassandra Clare este ano, até porque a mulher não para de lançar séries, não é mesmo?

Príncipe Mecânico é o segundo livro da trilogia, As Peças Infernais em que acompanhamos a jovem Tessa Gray recém chegada a Londres descobrindo que todas as lendas que sempre ouvi quando criança são verdadeiras e que, ela é peça fundamental em um plano para destruir os Caçadores das Sombras.

Particularmente, gosto muito mais dessa série do que de Os Instrumentos Mortais. E se você quiser saber o porquê, é só continuar lendo a resenha. Mas aviso que ela pode conter spoilers.

Resenha
ISBN: 9788501092694
Editora: Galera Record
Ano de Lançamento: 2013
Número de páginas: 406
Classificação: Ótimo
Sinopse: As Peças Infernais – Livro 2.
Tessa Gray não está sonhando. Nada do que aconteceu desde que saiu de Nova York para Londres (ser sequestrada pelas Irmãs Sombrias, perseguida por um exército mecânico, ser traída pelo próprio irmão e se apaixonar pela pessoa errada) foi fruto de sua imaginação. Mas talvez Tessa Gray, como ela mesma se reconhece, nem sequer exista. O Magistrado garante que ela não passa de uma invenção. Para entender o próprio passado e ter alguma chance de projetar seu futuro, primeiro Tessa precisa entender quem criou Axel Mortmain, também conhecido como Príncipe Mecânico.


Príncipe Mecânico possui uma narrativa fluída e ao menos pelo meu ponto de vista, fica claro desde o primeiro livro, Anjo Mecânico que a autora já tinha mais bem definido o rumo que a história teria. Em As Peças Infernais, encontramos um enredo com uma construção madura e isso, acaba refletindo na qualidade da obra e na evolução de seus personagens.

Aqui é visível o crescimento tanto dos protagonistas como também dos personagens secundários, esses que conseguiram não apenas um destaque maior, mas se tornaram elementos importantes no desenvolvimento da história como um todo.

Confesso que no primeiro livro a ingenuidade da Tessa tinha me incomodado bastante. Porém, apesar do triangulo amoroso completamente desnecessário é perceptível que o foco dela está em conhecer e entender como funciona o Mundo das Sombras e principalmente, descobrir qual é a sua ligação com o Mortmain e porque ela é tão importante para ele.

O Will é outro personagem que teve uma excelente evolução. Se no livro anterior a impressão que ele nos transmite é de ser somente mais um típico bad boy, aqui vamos desvendando o seu passado e compreendo os motivos que o levam a afastar todos aqueles que podem a vir, a amá-lo.

Meu coração se partiu por ele ao ponto de eu mesma, me ver dividida entre torcer pela felicidade dele ou pela felicidade do Jem. Afinal, é claro que para um ser feliz o outro terá que ter seu coração partido.  E já que falamos do Jem, admito que ele está disputando com o Magnus o posto do meu personagem favorito no universo criado pela Cassandra e que meu encantamento por ele, ficou ainda maior neste livro. ()

Porém o que mais chamou a minha atenção em, Príncipe Mecânico foi a parte “política”, por assim dizer. Charlotte Branwell a diretora do Instituto de Londres está correndo o risco de perder seu cargo para o mesquinho Benedict Lightwood, caso ela não encontre e entregue o Mortmain à Clave, em duas semanas. E acompanhar essa corrida contra o tempo foi gratificante pela oportunidade que a autora nos dá, de conhecer melhor os personagens secundários e suas reais motivações. Admito que foi difícil não me emocionar com algumas cenas da Charlotte com o seu marido Henry.

Os irmãos Lightwood, Gideon e Gabriel por conta da ambição do pai em conquistar a direção do Instituto, desempenham um papel importante na narrativa. O Gabriel consegue ser bem irritante, mas o Gideon se mostra um personagem maduro e adorei a ver as interações dele com a Sophie, outra personagem que teve um ótimo crescimento aqui. E apesar de não me simpatizar com a Jessamine, confesso que ao final fiquei com um pouco de pena dela, bem pouquinho, mas fiquei.

Só que nem tudo são flores, assim como em Os Instrumentos Mortais sinto que a Cassandra Clare deixa um pouco a desejar quando o assunto é o desenvolvimento dos vilões da história. Mesmo que o Mortmain assim como o Nate, irmão da Tessa, consigam ser mais relevantes quando os comparamos ao Valentim, por exemplo, eles não são aquele tipo de vilão que “amo odiar”

O Mortmain é um personagem que me deixa curiosa para saber mais sobre seu passado. E mesmo já tendo causado problemas para a Tessa e os demais Caçadores das Sombras, ele ainda não me convenceu como vilão, propriamente dito. Porém com ainda falta um livro para concluir a trilogia, pode ser que eu venha a me surpreender com o desenvolvimento dele.

Resenha
© Ariane Gisele Reis.

“– Posso oferecer-lhe minha vida, mas é uma vida curta; posso oferecer meu coração, apesar de não saber quantas batidas lhe restam.”

Príncipe Mecânico se revelou uma leitura deliciosa, que me envolveu desde o primeiro capítulo até o último, conseguindo até me deixar emocionada em algumas situações. Estou muito curiosa para ler Princesa Mecânica, inclusive já separei o livro para ler agora em Agosto.

Para quem ainda não sabe a BBC vai produzir a adaptação de Peças Infernais e eu espero não apenas que, a Netflix ou outro serviço de streaming disponibilize a série para outros países, mas que principalmente que ela não seja o desastre que foi Shadowhunters. Pelo Anjo! Não me decepcione BBC.

ps: Magnus está maravilhoso como sempre! ()

Veja Também:
Anjo Mecânico por Cassandra Clare

Comentários via Facebook

18 comentários:

  1. Olá, Ane.
    Eu gostei tanto mais dessa série do que da outra que comecei a ler ela e nunca mais voltei para a outra série hehe. E é o único triangulo amoroso que não consigo me decidir. Will e Jem são incríveis.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Felizmente na BBC a gente pode confiar em fazer adaptações decentes.
    Eu acho que esse é o meu favorito dos três porque tem um baita desenvolvimento em todos os personagens...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Oi Ariane,
    Eu amo as histórias dela. Comprei o box fechado de Shadow Hunters. Estou esperando acabar a série da Julia Quinn para começar a ler.
    Bjos
    http://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Curto muito seus posts, são muito bem criativos e interessantes.. Sempre estou aqui lendo e compartilhando com minhas amigas...

    Beijos 😘.

    Meu Blog: Blog da Amanda

    ResponderExcluir
  5. Oiii Ariane

    Eu to tão curiosa por essa adaptação. As peças Infernais são meus favoritos da Cassandra até agora, acho os personagens mais bem construídos do que das outras séries dela, e gosto muito dessa ambientação da Londres vitoriana. A trama é bem escrita e prende, enfim, foi uma trilogia que lembro com carinho ate hj, agora torcendo pra que possamos conferir a adaptação da BBC por aqui.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Oi
    primeiramente não sabia da adaptação desse livro, eu assisti a outra série, dos livros só li dois até hoje, mas quero muito ler os outros livros desse universo criado pela autora.
    Parece ser uma boa trilogia.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá...
    Eu sou louca pra ler essa série, mas, ainda não tive oportunidade de comprar. Apesar dela estar esquecida nos meus desejados, ainda é uma leitura que pretendo fazer.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bem?
    Ainda não conhecia, valeu pela dica!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  9. Amei a resenha. Ainda não li nada da autora, e minha sobrinha pega muito no meu pé para assistir Shadowhunters rs
    Vou tentar ler os livros, adoro esse universo mais sobrenatural
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu li Instrumentos Mortais apenas da autora, mas nem lembro se cheguei a terminar a série. Eu também nem assisti a série haushau' Peças Infernais não me interessou muito, na época do lançamento, porque seria outra série pra acompanhar e eu sinceramente estava cansada de ler série rs Mas sua resenha me despertou interesse nela, faz um bom tempo que não leio séries sobrenaturais e com a notícia da série de TV a ser adaptada, quem sabe eu não embarco também na leitura?!

    https://monautrecote.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Ane!

    Também torço pelo anjo que não estraguem com a adaptação da série que nem fizeram com Shadowhunters. Não é tão difícil assim seguir uma história que já é perfeita e 100% concluída né? kkk. Eu adoroo essa trilogia também!! <33

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu também estou nessa vibe de dar continuidade há algumas séries, confesso que depois qque li A Seleção eu me empolguei em ler livros que tenha continuação.
    Eu ainda não conheço a escrita da autora mas, esses livros parecem bem legais de serem lidos, e se emocionar durante uma leitura é sinal de que o livro está cumprindo o seu papel direitinho.
    Vou procurar para ler em breve, por enquanto a dica está anotada pois, a lista só cresce rs
    Beijocas.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Ane,
    A Pam do Interrupted Dreamer vive panfletando para eu ler essa série e eu sempre vou adiando, porque não consigo me apegar aos personagens da Cassandra. Eu gosto muito de alguns e admiro o mundo criado por ela, mas não consigo me envolver a ponto de querer devorar suas obras. Ainda não desisti de Peças Infernais, só preciso de mais coragem para arriscar a leitura.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Para a BBC estar disputando para produção da série, é porque ela é muito boa. Eu sou curiosa para conferir essa série, não é de hoje. Só li comentários positivos a respeito e acho que vou curtir a leitura.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  15. Oi Ane, tudo bem?
    Depois da adaptação flop de Os Instrumentos Mortais tenho até medo de outra série baseada nas obras da autora. Mas eu sou teimosa e certamente assistiria rs.
    Eu não me envolvi tanto com a escrita da Cassandra, então desisti de ler os livros dela, mas acho o universo em si bem interessante.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  16. OI Ane! Não sabia que ia rolar adaptação, eu preciso reler o primeiro volume para poder terminar a série. Já vem este ano outra série dela e tenho duas para finalizar, ainda bem que amo Shadowhunters. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  17. Oi Ane,

    Você acredita que li tudo errado essas séries da autora?
    Comecei por Instrumentos Mortais, depois Artifícios das Trevas e agora quero ler essa. Enfim... apesar disso estou muito curiosa para ler, pois só vejo elogios desses livros ♥

    Bjs
    https://diarioelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Ainda não conhecia essa série, e confesso que nunca vi nenhuma nesse estilo. Fiquei curiosa para conhecer! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in