Sponsor

dezembro 11, 2016

Novembro, 9 por Colleen Hoover

| Arquivado em: RESENHAS.

Este livro foi recebido como
cortesia para resenha.
ISBN: 9788501076250
Editora: Galera Record
Ano de Lançamento: 2016
Número de páginas: 352
Classificação: Ótimo
Sinopse: Fallon conhece Ben, um aspirante a escritor, bem no dia da sua mudança de Los Angeles para Nova York. A química instantânea entre os dois faz com que passem o dia inteiro juntos – a vida atribulada de Fallon se torna uma grande inspiração para o romance que Ben pretende escrever. A mudança de Fallon é inevitável, mas eles prometem se encontrar todo ano, sempre no mesmo dia. Até que Fallon começa a suspeitar que o conto de fadas do qual faz parte pode ser uma fabricação de Ben em nome do enredo perfeito. Será que o relacionamento de Ben com Fallon, e o livro que nasce dele, pode ser considerado uma história de amor mesmo se terminar em corações partidos?

S
empre que vejo um novo livro da Colleen Hoover sinto um misto de ansiedade para começar logo a leitura e receio de me decepcionar com o que vou encontrar. Acredito que seja “normal” se sentir assim quando o livro em questão é de um autor de quem gostamos muito. E por esse motivo, Novembro, 9 foi aquela leitura que comecei de mansinho e sem "grandes" expectativas, mas que a cada capítulo foi conquistando o meu coração.

9 de Novembro tem sido uma das piores datas do ano para a jovem Fallon  O’Neil.  Esse é o dia que a recordação de tudo o que ela perdeu se torna ainda mais dolorosa, porém isso está prestes a mudar. Benton Kessler entra na vida de Fallon de forma intempestiva, mas foi preciso apenas alguns minutos de conversa com o aspirante a escritor para ela perceber que quer passar seu último dia em Los Angeles com ele. Como a mudança da jovem é inevitável e nenhum dos dois pretende abrir mão do relacionamento que começaram, eles fazem um acordo. Eles prometem se encontrar todos os anos no mesmo dia, - 9 de Novembro.

Conforme os anos se passam e eles seguem com suas vidas em separado, Ben começa a escrever um romance que tem Fallon como protagonista. Já Fallon do outro lado do país, tenta retomar a sua vida do ponto em que ela parou.  Mas um ano é tempo demais para ficar longe de alguém e muita coisa pode mudar nesse período.  Quando mais fortes e profundos os sentimentos se tornam mais perto de uma dolorosa verdade Fallon se aproxima.  Afinal diferente dos livros, os romances na vida real nem sempre terminam com um, “E eles viveram felizes para sempre”.

Confesso que assim que li a sinopse de Novembro, 9 me recordei do livro Um Dia do autor David Nicholls. E me perdoem a sinceridade, mas infelizmente esse livro foi uma das minhas maiores decepções literárias. Então sim, essa que vos escreve estava morrendo de medo de se decepcionar aqui.  Porém Colleen Hoover soube pegar uma fórmula totalmente clichê e até mesmo previsível e transformá-la em uma história intrigante.

Novembro, 9  possui uma narrativa bem amarrada e cheia de reviravoltas, daquelas que nos deixam com o coração na mão. Senti que ao contrário dos livros anteriores em que o romance era o ponto central da história, nesse a autora optou em focar mais a história no drama e nos segredos dos personagens. Embora a Collen tenha abordado suas vidas em apenas uma data especifica do ano, a Fallon é uma personagem que “desvendamos” mais rápido. Já o Ben é nos capítulos finais que conhecemos sua verdadeira história e descobrindo suas reais motivações. E apesar  do relacionamento deles ser “indefinido” ainda sim ele consegue aquecer o nosso coração e nos faz ficar na torcida para que tudo acabe bem.

É visível também o quanto os personagens amadurecem durante a narrativa. Como mesmo sem se ver durante um ano todo eles conseguem manter a conexão que criaram um com o outro. Porém o que mais cativou durante a leitura foi o fato dos personagens não serem perfeitos. Tanto Fallon como Ben possuem cicatrizes, umas visíveis e outras, as mais dolorosas, escondidas para que ninguém as veja. Em muitas situações me identifiquei com os dois, o que tornou a leitura envolvente e emocionante. 

Gostei da forma como a Colleen desenvolveu Novembro, 9 no todo, mas não nego que senti  falta de alguns detalhes e achei o final um pouco corrido também. Claro que em muitos momentos meus olhos se encheram de lágrimas, mas ainda sim senti falta de alguma coisa aqui. Não sei se foi da intensidade de O Lado Feio do Amor ou da suavidade de Talvez um Dia. Novembro, 9   é uma boa mescla dos livros anteriores que li da autora, só que mesmo terminando a leitura satisfeita e até surpresa com o que encontrei, admito que esperava aquele "algo a mais" que deixa tudo ainda mais especial.

“- Amar alguém não inclui só a pessoa, Ben. Amar alguém significa aceitar todas as coisas e pessoas que este alguém também ama.”

Novembro, 9  não é apenas mais um romance clichê. Essa é uma história que fala de perdas e como elas nos ferem e nos transformam. É uma história que nos lembra de que todos nós cometemos erros e que é preciso saber perdoar os outros e a si mesmo. E principalmente que um dia é sim, capaz de mudar a nossa vida para sempre.

Comentários via Facebook

20 comentários:

  1. Oi Ane,
    Tive o mesmo sentimento com esse livro.
    A Colleen consegue pegar algo clichê e transformar em algo mais.
    Foi um livro muito bom, mas confesso que entre esse e Confess que li na mesma época, gosto mais de Confess, achei ele mais emocionante.
    Bjs e um bom Domingo!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  2. Oii Ane. Podemos dizer que é UM DIA que deu certo? hashashass Confesso que li UM DIA e me irritei bastante com tanta enrolação em certas partes, mas esse livro parece ser tão amarrado assim como você falou, então acredito que seja uma leitura bastante agradável. Gosto quando o livro tem evolução dos personagens, logo fica tudo muito mais real

    bjs, Carol | Espilotríssimo
    http://carolespilotro.com

    ResponderExcluir
  3. Ane, prometo que voltarei a ler os livros da Collen, pois apesar de ja ter me decepcionado pra caramba com ela tenho lido apenas resenhas elogiosas e muito bem fundamentadas
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Ane, tudo bem?
    Te confesso que nunca li nada da Colleen porque essa vibe sofredora me lembra muito Nicholas Sparks. Parece que todos os livros serão um drama sem fim, e isso me desanima. =/
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  5. Oi Ane, eu nunca li nada da autora, ainda, mas estou me coçando pra começar a ler algo em breve! Gostei de saber que não é um simples romance clichê e a premissa é bem interessante tb!! Acho que vou curtir!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Gostei da resenha Ane. Amo a escrita da Colleen Hoover e só ouço excelentes comentários a respeito deste livro. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  7. Oi querida,
    Fico muito feliz que você tenha gostado do livro, é sempre ótimo embarcar em uma leitura assim que termina deixando um sorriso no rosto da gente. Fiquei muito curiosa para saber mais sobre a trama e poder acompanhar o desenvolvimento dessa história. Até você já leu Novembro, 9 e eu não. Mas pretendo ler ano que vem. Esse livro é da autora mais Maravilhosa para escrever livros do gênero. Entendeu?

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  8. Oi Ane!

    Li novembro9 ano passado, inicialmente eu estava gostando do livro, mas no decorrer dos capitulos eu comecei odiar a leitura, para mim era tão estranho não ter mais informações sobre os personagens, os acontecimentos ao longo do tempo quando eles estavam separados, para mim foi uma leitura um pouco vazia, mas eu sou super fã da Colleen desde que li métrica! Mas quando li plot principal desse livro eu realmente não acreditei que a autora fez aquilo, achei forçado, mas graças a Deus que você não sentiu o mesmo que eu hahahaha ou você se sentiria arrependida.


    Beijinhos


    Resenha Atual

    ResponderExcluir
  9. Oie,
    nossa não conhecia o livro, mas adorei a premissa e vou colocar na minha lista de desejados

    bjos
    Blog Vanessa Sueroz
    3 livros por 20 reais

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ane!
    Eu sou super fã da Colleen, mas nem todos os livros dela bate aquela vontade de ler. Novembro 9 foi um deles. Desde quando saiu lá fora, eu lia essa sinopse, mas não batia aquela loucura de "tenho de ler logo"
    Beijos
    Balaio de Babados
    Promoção Natal Literário
    Participe do Sorteio de Fim de Ano
    Participe da promoção três anos de Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha! Sempre tive muita vontade de ler esse livro, mas algumas resenhas negativas me decepcionaram, mas como confio muito na sua opinião me encheu de vontade de ler de novo. Coloquei ele na lista de desejados do ano que vem hahaha
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Estou para ler algum livro da Colleen, mas acabo sempre me envolvendo com outros livros e esqueço dela... Adorei a resenha e já bateu de novo uma vontade de ler algum livro da CH!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  13. Olá, Ane.
    Eu quero muito ler esse livro depois que me apaixonei por O lado feio do amor. Mas estou com tanto medo de o final ser triste. Não sei porque a cada nova resenha que leio dele só tenho mais certeza de que não vou gostar do final. Por isso estou com medo de ler hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  14. Oi Ane, tudo bem?

    Ainda não tive a oportunidade de ler nenhum livro da Collen, mas a cada resenha que leio minha vontade aumenta. O livro parece ter um enredo bem bacana, sendo instigante na dose certa. Quero muito lê-lo. Adorei a resenha, bem completa!!!

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
  15. Oi Ane! Muito lindo este livro, eu me apaixonei pela história do casal e ansiei por cada dia 9. A autora mais uma vez conseguiu tocar meu coração. Boa semana.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  16. Oi, Ane!
    Ao contrário de você UM Dia é um dos meus livro preferidos nessa vida por ser uma ficção tão próxima da realidade, posso dizer que é exageradamente transparente e dolorosamente real. Gosto demais por isso. E por não estar encontrando isso em novembro 9 da CoHO posso dizer que não estou gostando nem um pouco dessa leitura. Encontrei vários momentos exageradamente irreais, coisas instantâneas demais e personagens fracos e nada cativantes. Eu realmente não estou gostando, ao contrário de Talvez um dia que me conquistou demais.

    Mas que bom que a leitura funcionou para você.

    Bjux.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Ane!
    Que pena q n gostou de Um Dia, que bom que gostou de Novembro, 9, haha, quero muito ler e gostar tbm!
    Infelizmente até hoje eu só li Métrica da Colleen Hoover =/ Mas sempre q leio resenhas dos livros dela, o pessoal só tem elogios.
    Ótima resenha!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Ainda bem que eu não li Um Dia, se não estaria comparando também. Mas ah, é a Colleen né! Ela sempre dá o jeitinho dela de surpreender com histórias que aparentemente são clichês. Mas que pena que você sentiu que faltava algo a mais. Acho que eu fiquei tão fissurada na história e atordoada com a revelação do Ben que deixei meu coração ser destroçado sem nem reclamar. Mas de todos da Colleen, O lado feio do amor ainda ganha o ranking né? ♥

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi, Taurina! <3
    Eu claramente quero ler esse livro por motivos de: Colleen Hoover. Hehe
    Eu acho que irei gostar. Eu também estava com o mesmo receio; por parecer com "Um Dia" (uma das minhas maiores decepções literárias também), eu estava receoso de não encontrar uma boa história. Fico feliz em saber que é uma história bonita e com dramas bem trabalhados.
    Espero poder ler o quanto antes.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oi! Acho que todos nós imaginamos Um Dia, e eu confesso que também me decepcionei, apesar de ter amado o livro (só o final que foi triste demais). Meu maior receio ao ler este livro, é justamente o casal não ficar junto no final, porque sou romântica por demais e sempre quero ver um final feliz. Mas sabendo que gostou tanto, já me animo para conseguir começar a leitura.
    Beijo! Leitora Encantada
    Participe do Sorteio de Natal

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in