Sponsor

julho 17, 2017

A Pequena Livraria dos Corações Solitários por Annie Darling

| Arquivado em: RESENHAS.

Este livro foi recebido como
cortesia para resenha.
ISBN: 9788576865889
Editora: Verus
Ano de Lançamento: 2017
Número de páginas: 308
Classificação: Bom
Sinopse: A Livraria dos Corações Solitários – Livro 01.
Era uma vez uma pequena livraria em Londres, onde Posy Morland passou a vida perdida entre as páginas de seus romances favoritos. Assim, quando Lavinia, a excêntrica dona da Bookends, morre e deixa a loja para Posy, ela se vê obrigada a colocar os livros de lado e encarar o mundo real. Porque Posy não herdou apenas um negócio quase falido, mas também a atenção indesejada do neto de Lavinia, Sebastian, conhecido como o homem mais grosseiro de Londres. Posy tem um plano astucioso e seis meses para transformar a Bookends na livraria dos seus sonhos — isso se Sebastian deixá-la em paz para trabalhar. Enquanto Posy e os amigos lutam para salvar sua amada livraria, ela se envolve em uma batalha com Sebastian, com quem começou a ter fantasias um tanto ardentes. Resta saber se, como as heroínas de seus romances favoritos, Posy vai conseguir o seu “felizes para sempre”.

Depois de ter seu coração partido em mil pedacinhos com a leitura de Nossas Horas Mais Felizes, essa que vos escreve sentiu a necessidade de encontrar consolo em uma história digamos bem "açucarada".  Logo nas primeiras páginas de A Pequena Livraria dos Corações Solitários da autora Annie Darling, me vi envolvida em uma narrativa leve e previsível, exatamente o tipo de história que cura corações quebrados deixando-os mais quentinhos.

Posy Morland passou grande parte de sua vida entre as estantes e seus romances favoritos da Bookends. Para Posy a pequena livraria é mais do que apenas o seu lugar de trabalho, mas seu refugio e principalmente seu lar. Mas quando ela herda o negócio praticamente falido e precisa enfrentar de frente o risco de acabar na rua com Sam, seu irmão mais novo, o lugar que antes era tão especial começa a ser fonte de uma grande dor de cabeça para a jovem. O que Lavinia, a antiga proprietária tinha em mente ao deixar a livraria para uma pessoa como ela, que nem a própria vida administrava direito? 

E se já não fosse o bastante, lidar com um futuro totalmente incerto, a responsabilidade de cuidar do irmão, impedir a fechamento da livraria garantindo assim o emprego de seus amigos e o teto sobe sua cabeça, Posy precisa lidar também com as interferências de Sebastian. O intrometido neto de Lavinia faz questão de se meter em tudo o que se refere à livraria e a vida pessoal de Posy. E tentar ter uma conversa civilizada com ele é praticamente impossível. Em meio a uma constante troca de “elogios” e um plano arriscado para reerguer a Bookends, Posy e Sebastian vão descobrir que mesmo com todas as peripécias e imprevistos típicos do mundo real, todos nós podemos viver um romance típico de conto de fadas.

A Pequena Livraria dos Corações Solitários é aquele típico livro que você começa já sabendo o final. Annie Darling nos apresenta aqui o velho e bom romance gracinha com todos os ingredientes que os fãs de um clichê açucarado adoram. A narrativa é leve, pontuada com as doses certas de humor e drama, mas que infelizmente acaba pecando um pouco na construção dos personagens.

Confesso que ainda não sei direito como me sinto em relação aos protagonistas, pois tanto Posy como Sebastian me deixaram muito incomodada com suas atitudes imaturas. O Sebastian é sem sombra de dúvidas o protagonista mais mimado e desagradável que já encontrei nas páginas dos livros. E mesmo que ao final a autora tenha buscado “justificar” seu comportamento esnobe e prepotente ainda sim, terminei a leitura nutrindo uma imensa antipatia por ele.

Já a Posy acabou se revelando uma personagem com um grande potencial “desperdiçado”.  A forma como Annie Darling construiu a relação dela com o Sebastian, me deu a sensação que a vida da personagem girava em torno de uma pessoa que só sabia ser grossa e autoritária com ela. Em várias situações que exigiam que Posy tivesse uma atitude madura e lutasse por aquilo que queria, a personagem agia completamente ao contrário. Além de um comportamento extremamente “infantil”, fica claro em vários momentos que a personagem prefere se apegar as lembranças e dores de seu passado do que seguir em frente.

Os personagens secundários não desempenham nenhum papel marcante no desenvolvimento da narrativa, pois acabam completamente “ofuscados” pelas picuinhas e trocas de farpas de Posy e Sebastian. Porém, mesmo com uma participação pequena e sofrendo em algumas situações da mesma “infantilidade” da protagonista, eu gostei da Nina, do mesmo modo que a Verity e especialmente o Tom foram personagens que embora não acrescentem muito a história ajudaram a dar um bom ritmo na narrativa. Mas quem realmente conseguiu se destacar e conquistar um espacinho no meu coração foi o Sam. Até por que logo no começo fica claro que com quinze anos ele é a única pessoa “adulta” na trama.

Porém se Annie Darling errou um pouco a mão na hora de criar seus personagens, a autora se redime ao inserir na narrativa várias referências a autoras que amamos como; Georgette Heyer, Julia Quinn, Mary Baloch, Emily Brontë, Jane Austen, entre outras. A verdade é que o estilo de escrita de Annie Darling lembra muito a estrutura a qual estamos acostumados a encontrar em romances de época.  Inclusive entre os capítulos existe um pequeno conto, por assim dizer, bastante divertido e que em minha opinião é um dos pontos altos da história.

Ao começar a ler A Pequena Livraria dos Corações Solitários esperava encontrar uma narrativa leve e despretensiosa e foi o que encontrei aqui.  Annie Darling soube escrever um clichê envolvente em que mesmo não sentindo tanta empatia por seus personagens, me vi torcendo para que eles tivessem um feliz para sempre.

“Sempre vou tentar fazer o que for certo para você, mesmo que às vezes eu faça tudo terrivelmente errado.”

A Pequena Livraria dos Corações Solitários pode até não ser “o melhor” romance que você vai ler na vida. Mas com certeza será uma leitura que vai ter deixar com um sorriso bobo no rosto e com o coração quentinho.

Comentários via Facebook

20 comentários:

  1. Ane não é a primeira resenha que leio sobre a superficialidade da trama e a infantilidade dos personagens, mas sabe aquele livro que de cara te faz ficar apaixonada? eu to assim por esse e preciso ler
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Ane! Eu vi que o Sebastian não ganhou muitas fãs, mas eu o adorei. A história me agradou muito, mesmo sendo clichê e tal, foi aquela trama que me deixou aquecida e deu vontade de abraçar. Tomara que logo venham os demais livros.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Oi Ane, puxa que pena que não rolou uma empatia pelos personagens, é muito chato quando isso acontece. Uma miga colaboradora leu e adorou, por isso, ainda tenho certa curiosidade com o livro!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha Ane. Vi esse livro hoje na livraria e fiquei encantada com o seu enredo. Se tiver a oportunidade, pretendo lê-lo. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ane

    Que pena que você teve essas ressalvas em relação aos personagens. Será que Sebastian tomará o posto de Simon (Onze Leis a Cumprir na Hora de Seduzi) no quesito pior personagem masculino ever? Hahahaha
    O livro tá aqui só aguardando a vez dele.

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Ane! Ainda n tinha visto nenhuma resenha falando dos personagens dessa maneira... Uma pena. Mas os outros elementos me atraem e deixam curiosa, as referências literárias, o clichê e o bom humor.
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ai que vontade de ler um romance açucarado! Mas ai que pena os personagens não serem tão cativantes, queria ler um outro livro com o nome de livraria também, mas não lembro o nome rs

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Ane.
    Quero ler esse livro.Ele parece ser exatamente o que da imprensão de ser.Um livro meiogo e cliché.
    Perfeito para ler naqueles dias preguiçosos

    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  9. Oi Ane, tudo bem?
    A cada resenha que leio desse livro, eu fico ainda mais com vontade de ler logo essa história, mesmo sabendo que tem continuação, quero muito dar uma chance a esse livro. Adorei sua resenha!

    Obrigada pelo carinho. Um super beijo :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  10. Amei a resenha, esse livro já está até na minha lista de livros para ler até o fim do ano.
    Adorei ver uma opinião sobre o que me espera RS
    Beijos
    lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá, Ane.
    Eu quis esse livro desde que vi a capa dele. Eu amo livros assim que já sei como termina logo quando começo a ler hehe. É uma pena que os personagens não te cativaram, espero que comigo seja diferente hehe. Assim que der eu vou ler ele. Indiquei o blog para o Prêmio Mystery Blogger lá no Prefácio.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  12. Oláá Ane! tudo bem?
    Eu vi esse livro na livraria e achei bem fofinho, mas fiquei meio decepcionada com o que falou dos personagens.. acho que não compraria para ler, porque tem vários outros assim nesse estilo clichê que podem ser melhores né?
    beeijo

    https://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Ane!
    Essa descrição do livro é exatamente o que eu pensava dele: não pode ser o melhor romance, mas é bom pra curar ressaca. Por isso já anotei ele na listinha dos livros cura ressaca.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do Sorteio de Férias: cinco livros, um ganhador!

    ResponderExcluir
  14. Amei a resenha, já quero ler este livro rsrs.
    Lindo seu blog.

    submersa-em-palavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. OOi adorei a dica, ainda não conhecia o livro, mas gostei do enredo.
    Beijos boa semana
    http://bellapagina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi! Eu ameei a capa e sou muito fã de romances, pena a autora ter pecado no excesso de infantilidade dos protagonistas. Mas o que me chamou a atenção na resenha foi a citação de várias autoras que gosto e o fato de curar uma ressaca literária hahaha bjos <3

    Click Literário

    ResponderExcluir
  17. Oi
    que bom que curtiu a leitura, esse parece ser um livro leve, fofo e com seus clichês. Eu já estou mega curiosa para ler o livro, só ando lendo resenha positiva dele.
    Tem cara de ser aqueles livros que se lê em um dia.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Acabei de colocar esse livro pra vitrine da livraria onde eu trabalho, mas estou me segurando pra não tirá-lo de lá e pegar pra mim! Achei a capa dele uma fofura! E, gosto bastante desses romances clichês, apesar do que você falou dos personagens. Talvez eu dê uma chance!

    Beijo!
    CONTROVÉRSIAS.

    ResponderExcluir
  19. Olá Ane, tudo bem??

    Não conhecia o livro e confesso que gostei da premissa e apesar dos detalhes leria o livro com certeza, ótima resenha.....bjs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá! Estou doida pra ler esse livro essa sua resenha me deixou ainda mais curiosa em conferi essa história envolvente e fofa.
    Bjs

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in