Sponsor

dezembro 23, 2014

Retrospectiva Literária 2014



Bom dia leitores!

Como vocês já puderam perceber, hoje é dia de Retrospectiva Literária aqui no My Dear Library. Esse é o quinto ano que o blog participa desse projeto idealizado pela Angélica do Pensamento Tangencial.  Estou surpresa e ao mesmo tempo muito feliz em fazer parte de algo tão divertido por tanto tempo!

O que mais gosto na Retrospectiva Literária é o fato de ela ser uma ótima forma de avaliar as minhas leituras durante o ano.  Uma das “promessas” que fiz no final de 2013 era que eu leria menos livros, porém mais livros de “qualidade”.  E realmente esse ano li cerca de onze livros a menos em relação ao ano passado, mas foram em sua grande maioria ótimo livros.

Então vamos ao que interessa. Confiram os “premiados” na minha Retrospectiva Literária 2014 =D

imagem: Tumblr

1 O romance que me fez suspirar:
- Ah!! Eu li vários romances fofos esse ano. Essa é uma pergunta bem difícil de responder (...). Fico com Um Perfeito Cavalheiro da Julia Quinn. Muito amor em um livro só .

2 A saga que me conquistou:
- Esse ano que eu lembre, não li muitas séries novas, porém uma que me surpreendeu bastante é a Splintered da A.G Howard.  Gostei muito da narrativa da autora e estou ansiosíssima pelo terceiro livro da série.

3 O livro que me fez refletir:
- Foram dois livros que por coincidência são da mesma autora. A Invenção das Asas e A Vida Secreta das Abelhas da Sue Monk Kidd.

4 O livro que me fez rir:
- Não li muitos livros engraçados esse ano, mas um que me diverti muito lendo foi O Tesouro da Encantadora da Caroline Carlson.

5 O livro que me fez chorar:
- Foram alguns livros que me fizeram chorar esse ano. Uns de tristeza, uns de felicidade e outros de raiva. Essa está difícil também (...). Escolho o Renascer de um Outono da Samanta Holtz, por ser um livro que até hoje me leva as lágrimas só de lembrar da história.

6 O melhor livro de fantasia:
- Vou ficar com duas sagas, por que seria muita injustiça escolher apenas um livro. A saga o Mago do Raymond E. Feist e a saga A Queda dos Reinos da Morgan Rhodes.  Simplesmente muito amor por esses dois autores

7 O livro que me decepcionou:
- Infelizmente esse “troféu”, vai para A Esperança da Suzanne Collins. Por tudo o que aquilo que já comentei na resenha. Gostei muito do filme, mas o livro foi bem decepcionante.

8O livro que me surpreendeu:
- Foi o Incendeia-me da Tahereh Mafi, pelo fato de que Liberta-me foi quase um suicídio literário. A autora não apenas conseguiu salvar a história como ela finalizou de forma esplêndida a trilogia.

9 O (a) personagem do ano:
- Aqui também é bem difícil ficar só um personagem, por isso os eleitos são dois mocinhos muito corajosos. O Alfie Summerfield de Fique onde Está e então Corra do John Boyne e o Jack Foster de Voos e Sinos e Misteriosos Destinos da Emma Trevayne.

Emma Trevayne
Emma Trevayne
10 A frase que não saiu da minha cabeça:
“... é a crença no abstrato e no sonho que permite que coisas extraordinárias aconteçam em nossas vidas.”Renascer de um Outono (Samanta Holtz).

11 O casal perfeito:
- Como  Um Perfeito Cavalheiro já ficou com o troféu de romance do ano, o casal de 2014 será... Sue e o David de Querida Sue da Jessica Brockmole.

12 O (a) autor (a) revelação:
- Como eu li O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks no ultimo 31 de dezembro, não deu tempo de ele entrar da retrospectiva passada. Mas, fazendo justiça especialmente depois da leitura de Mentirosos uma autora que merece estar aqui é a E. Lockhart.  Quero muito ler mais livros dela.

13 O melhor livro nacional:
- Esse ano consegui ler mais livros nacionais, porém não consigo escolher “o melhor” dentre eles. Por esse motivo a minha escolha é o Enquanto a Chuva Caía da Christiane M. por ser o primeiro livro que li da autora e me surpreender bastante com a história.

14 O melhor livro que li em 2014:
- Me perdoem os outros livros maravilhosos que li esse ano, mas Querida Sue conquistou lugarzinho muito especial em meu coração.
15 Li em 2014:
- Ao total até o momento foram 55 livros. Mas, é provável que até o dia 31 eu leia mais um ou dois.

16 A minha meta literária para 2015 é:
- Assim como eu 2013, não vou estipular um meta “concreta” de leitura. Mas, já que tenho que dar um número e ano que vem será *lindo* de feriados prolongados, acredito que 50 livros é uma meta boa. O que vocês acham?

Essa foi a Retrospectiva Literária 2014 do My Dear Library. Porém, para não ser injusta com alguns livros incríveis que li esse ano, vou fazer uma menção honrosa a três: Carta de Amor aos Mortos, Aristóteles e Dante descobrem os Segredos do Universo e A Lista Negra.

Lembrando que até o dia 31 ainda dá tempo de participar da Retrospectiva Literária. Vão ficar fora dessa?

Beijos um ótimo Natal para todos vocês, e até o ultimo post de 2014!
;***

Comentários via Facebook

41 comentários:

  1. Adorei sua retrospectiva, não conhecia a maioria desses livros e vou anotar alguns na minha listinha de desejados hahaha
    Adorei o post!
    Beijos.
    Se puder, dá uma olhadinha no meu blog: Blog Palavrear-se :)

    ResponderExcluir
  2. gente terceira vez q to escrevendo o coment pq minha net ta travando e caindo na hora de publicar e eu perco tudo e n to conseguindo copiar ashuhsua ve se pode!
    enfim eu vou resumir: mt gente n curtiu a esperança mesmo! eu n li nenhum dos livros citados na postagem e li mais de 110 livros D: sério
    mas acho uma meta boa 50 livros. ano que vem vou me concentrar em ler 50 ou mais. esse ano eu tava querendo ler 100 no minimo pq pra poder diminuir a lista de livros q eu queria mt ler mas tava enrolando e por um milagre eu consegui xp

    ResponderExcluir
  3. Oi Ane! Concordo com você em vários dos escolhidos, mas um que você cita com muito carinho e não tive a oportunidade de ler foi Querida Sue, foram tantos lançamentos que este eu acabei esquecendo de solicitar, vou tentar remediar em 2015. Boas festas!

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Bah, tantos livros bons e que estou curiosa pra ler que você citou! Que bom que teve um bom ano de leituras, de qualidades. Também quero estipular isso pra mim ano que vem. Acredito que por conta da universidade vou TER que ler menos.rs Mas gostei de saber um pouco mais de algumas leituras suas. Querida Sue eu detestei '-' haus' Por mais que eu gostei de romances históricos e cartas, não funcionou comigo. Talvez pelo momento que li, não sei. A Esperança não foi uma decepção pra mim, pelo contrário, me surpreendeu de forma positiva, gostei muito do livro. E quero muito ler Mentirosos, tô vendo bastante pessoas falando bem desse livro <3

    Feliz Natal, feliz ano novo e que 2015 traga muito mais boas leituras à todos nós!

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. oi flor, parabéns pelas leituras e pelas escolhas, imagino que fazer essa seleção não tenha sido fácil
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Ane, tudo bom?
    Muito bacana acompanhar sua retrospectiva. Eu também poderia citar Aristóteles e Dante, pois foi uma leitura muito bacana em 2014. Ai, nem me fala em Tesouro da Encantadora porque também ri muito com esse livro.
    Achei interessante você ter citado o Jack Foster, pois Voos e Sinos essa semana e gostei muito desse protagonista.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adorei sua retrospectiva.
    Mas muitos dos livros eu não conheço ou não li.
    Da Julia Quinn li e amei o 1º. Aí me disseram que o 2º é melhor. Aí saiu o 3º e me disseram que supera. Desse jeito, Julia Quinn vai nos surpreender sempre!
    Fico feliz que esteja lendo livros nacionais. Conhece o meu, I Love New York?
    Esse ano já estou no 72º livro, mas como é Outlander, que é gigantinho, acho que não termino esse ano ainda.

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Ane

    Ainda tenho que fazer o meu post da Retrospectiva e já estou quebrando a cabeça para escolher os livros de cada categoria. Acho supet gostoso relembrar as leituras e personagens do ano que passou.
    Espero que Incendeia-me realmente dê um jeito em tudo, Liberta-me decepcionou pra valer.
    Vou anotar a dica de Querida Sue.

    Beijos
    mundo-de-papel1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. RSRS Feliz Natal, quantos livros <3 Incendeia-me eu adorei RSrrs queria até continuação.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Ameeei sua retrospectiva, Anne! <3
    Um Perfeito Cavalheiro é MUITO AMOR, achei lindo e suspirei em diversas passagens. *-* Querida Sue também é lindo, uma das leituras mais emocionantes que realizei em 2014.
    A minha melhor leitura de 2014 foi, sem dúvidas, Escravas de Coragem, da Kathleen Grissom. Me levou às lágrimas inúmeras vezes, me fez refletir, me fez sorrir...foi pura perfeição!
    Incendeia-me também foi ótimo, gostei demais! Liberta-me, apesar das críticas, eu até gostei.Mas Incendeia-me me contagiou, foi muito bom!
    Beijocas
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  11. Um Perfeito Cavalheiro e a Saga do Mago com certeza estão na minha listinha também! O primeiro vem de uma série que não se pode falar nada, por que um livro é melhor que o outro, e o segundo não cheguei a terminar a série, mas é muito bem escrita. Adorei as suas escolhas!

    Beijos, Paola
    uma-leitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Querida,
    Feliz Natal!
    O livro que a surpreendeu foi justamente o que quero ler ainda "Incendeia-me"!
    Bjus no coração!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  13. Minha meta para esse ano era ler pelo menos 30 livros, mas o vestibular só me permitiu ler 21 até agora. Estou querendo ler 50 livros em 2015. Vou ler nem que seja de madrugada, mas vou conseguir. E é muito chato ficar sem ler para poder estudar, parece que não consigo me concentrar.

    Feliz Natal e boas leituras!

    http://eueminhacultura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Muitos dos livros citados eu ainda estou por ler, principalmente "A Vida Secreta das Abelhas" que já é o primeiro da fila ^^
    Ótima lista. Feliz 2015!
    Beijos!
    ---
    http://cordeiogurte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Muito legal essa retrospectiva!! Farei a minha como todo ano eu faço logo logo =D

    ResponderExcluir
  16. Oi Ane!
    Feliz Natal <3
    Adorei a retrospectiva, você leu livros bem variados ao longo do ano!
    Infelizmente, concordo plenamente quanto A Esperança. Como eu imaginava, filme >>> livro. Uma pena! =(
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Ane,
    Adorei essa tag e óbvio que fiquei mega curiosa com 'Um Perfeito Cavalheiro', eu ia trazê-lo ontem, mas comprei Extraordinário porque estava barato na Americanas hahaha aproveitei logo.
    Tive que aumentar minha meta pra 150 não consegui cumprir esse ano.

    beijos e um feliz Natal
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  18. Gostei da retrospectiva Ane. Também amei Querida Sue e chorei de soluçar com esse livro! Estou ansiosa para ler a série Splintered, A Esperança, Incendeia-me e Enquanto a Chuva Caia! Li também Mentirosos e Cartas de Amor aos Mortos e curti bastante. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  19. Que legaaaal sua retrospectiva. Li a menoria dos livros que citou, e fiquei com vontade de ler alguns..
    Beijos, www.doseujeito.tk

    ResponderExcluir
  20. Oi Ane! Adorei a retrospectiva!
    Li 42, um pouquinho menos que você, mas ano que vem a meta é 50! HAHAHA
    Beijos e Feliz Ano Novo!
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá, Ariane. Adorei a retrospectiva.
    Uma pena que A Esperança tenha te decepcionado, ele foi o meu livro favorito da série.
    Para ano que vem, também estou pensando em uma meta de 50 livros. Vamos ver se a gente consegue. rs

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de dezembro

    ResponderExcluir
  22. Oi Ane, desde que criei o Conjunto da Obra participo da Retrospectiva. Este ano, porém, pretendo fazer algo diferente.
    Quanto às suas respostas, também gostei MUITO da série Splitered <3 Li o segundo livro agora e estou ansiosa demais para o próximo. Incendeia-me também fechou muito bem sua série. E agora ainda fiquei curiosa para ler outros livros ^^

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. oi
    romance foi mesmo Julia Quinn <3
    Eu estou com A queda dos reinos para ler,mas ainda não tive tempo. Uma das poucas resenhas que discordo com você é sobre A Esperança, entendo alguns dos seus pontos, mas achei um final satisfatório. Agora a Tahereh Mafi arrasou, saga perfeito e final ótimo!
    Esse ano eu estabeleci uma meta alta e fui colocando mais livros, depois de um tempo tirei outros pois estava muito absurdo. Atualmente a meta de 2014 está em 111 livros, eu já li 109! Preciso ler dois antes do ano acabar xD
    Para o ano que vem ainda não estabeleci meta, mas como o trampo novo está me apertando não sei se será tão grande quanto a desse ano....

    tem postagem nova no meu blog
    te espero por la
    bjinhus
    http://dudikobayashi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi, ANe!
    Adorei sua retrospectiva literária!
    Quero muito ler alguns dos livros que você citou, principalmente o da Samanta. Acredito que cada livro dela seja muito tocante.
    Ótimas escolhas, hein?
    "Incendeia-me" é maravilhoso mesmo. E sem fala que, como você disse, a autora conseguiu salvar a série.
    Amei o post! <3
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  25. Oi, Ariane!
    É sempre muito difícil responder essas coisas pra mim... Sou indecisa pacas'. Sério que você se decepcionou com A Esperança? Nem tudo me agradou também, mas acabei gostando <3 Eu parei com isso de estipular metas também, não me ajudava em nada, na verdade.

    Beijo

    ResponderExcluir
  26. Sabe o que me deixou triste com esse post? Eu não li nem um livro que vc citou kkk mas também esse ano foi bem corrido pra mim, e não deu pra eu ler muito, no maximo foi uns 15 livro ( o que pra mim é pouco) Mas tem um que vc citou ''a lista negra'' eu sou completamente louca para ler ele, dizem que é bem forte o livro.
    http://teoremademari.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oie! A autora A.G Howard também me conquistou com a série. Estou querendo ler mais livros da Samanta Holtz e quero retomar Estilhaça-me em 2015. Minhas leituras esse ano foram apenas 41 livros (até o momento), mas quem sabe aumente! ^-^
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  28. Olá Ane =D

    Amei sua retrospectiva e a Quinn tem sido muito querida, amo estes romances de época XD.
    Li somente o primeiro livro da Sago do Mago, só Mago aprendiz e espero terminar os outros três, mas sei lá, me desanimou um pouco por não ser tudo que esperava...
    Ari e Dante são tudo <3 e estou louca para ler Carta aos mortos e nossa! Tenho que completar a trilogia, me desanimei um pouco com Liberta-me e preciso de Incendeia-me em minha estante kkk.

    Beijos e ótimo fim de semana!
    De tudo um pouco

    ResponderExcluir
  29. Adoro essas retrospectivas. A minha já está pronta só esperando o dia 31 para publicar. Li alguns dos que estão na sua lista e quero ler vários outros. O histórico... é perfeito, eu amei. Querida Sue eu preciso comprar.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  30. Oi Ari, tudo bem?

    Acho que os livros da Sue tem esse efeito na gente. Nos fazem refletir bastante sobre a vida. Li o A Vida Secreta, mas to curiosa para Invenção das Asas. Tesouro da Encantadora é <3 e eu amei Esperança.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  31. Ooooi,

    Ahh gostei dessa retrospectiva e dos seus eleitos. Não li a maioria, mas já estão todos na lista.
    Eu tbm não faço metas porque não consigo cumprir, li uns 40 livros esse ano porque a faculdade me sugou bastante, mas quero aumentar essa meta para o ano que vem;

    Otimo ano novo!

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  32. Ari,
    Amei essa retrô literária. Fiz uma lá no blog, mas diferente. Coloquei todos os livros que eu li esse ano. Quem sabe no próximo ano role uma assim. Ainda não conhecia esse projeto, bem legal. Alguns livros que você mencionou eu já tinha anotado na minha listinha de livros que eu quero ler em 2015. Acrescentei "Renascer de um Outono". ♥ Eu gosto muito de ler, mas gosto também de curtir cada história, sabe? Então, na maioria das vezes nem me preocupo muito com a quantidade. Claro, tem muito livro bom no mundo, então, a gente tem que correr mesmo rsrsrs! Mas que seja uma "corrida" prazerosa hahaha!

    Enfim, adorei o post! ;-)

    Beijocas,
    Carol
    www.pequenajornalista.com.br

    ResponderExcluir
  33. Amei sua retrospectiva! Alguns dos títulos eu não conhecia, mas.pelo jeito que você falou devem.ser ótimos. Tenho muita curiosidade de ler os livros da Julia Quinn, quem sabe en 2015 rs. Um ótimo 2015 pra você!

    blogquerida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  34. Oie,
    nossa ótimas escolhas. Só não concordei com Incendeia-me srsrsrs

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  35. Oi Ariane, tudo bem? Gostei muito das suas respostas. Quero muito ler "Renascer de um outono" assim como outros livros da autora, tenho "Quero Ser Beth Levitt" aqui em casa e pretendo ler logo. Ganhei "Mentirosos" recentemente e quero muito ler e também sempre vejo as pessoas falarem bem de "O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks".

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  36. Olá, Ariane!

    Eu também fiz a Retrospectiva literária e estou dando um tour nos outros blogs para saber suas leituras neste ano!


    Dos livros que você listou, apenas li Um perfeito cavalheiro (que, aliás, vale por muitos outros)! Julia Quinn é uma das minhas autoras prediletas no gênero, que infelizmente já não leio como antigamente, mas o livro que mais gosto dela é o próximo! Colin é PERFEITO! *-* E a Penélope é uma mocinha muito incrível!

    50 livros é sempre uma boa meta! Dá para ler na boa e você não se aperta com outras coisas!

    Um grande abraço e muitas leituras! Feliz 2015!

    Ana Carolina Nonato
    Blog Seis Milênios
    http://seismilenios.blogspot.com

    ResponderExcluir
  37. Oi Ane!

    Estou passando para conferir a sua Retrospectiva!
    Vou procurar por alguns livros que você citou, pois não conheço e fiquei super curiosa!!

    Espero que 2015 seja um repleto de ótimas leituras para nós! \o/

    Obrigada por ter participado de mais uma Retrospectiva e por ter ajudado a divulgá-la! :D

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  38. Só queria saleintar que eu AMO\SOU jeito que você escreve!
    Alguns livros citados eu conhecia, outros não. Mas concordo plenamente em relação ao livro "Esperança" da Rocco. Decepção total!

    Abrs,
    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  39. Oi Ane.
    Ah que bacana essa retrospectiva, eu não conhecia, mas me prepraro esse ano rsrs.
    Todos os livros da Julia me fizeram suspirar, amo.
    Li Mago e não fui conquistada pelo enredo de Raymond.
    Eu li 74 livros, mas esse ano pretendo diminuir o ritmo.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  40. Oi Ariane,
    Eu li O Lado Mais Sombrio e gostei muito, apesar de o segundo volume não ter me conquistado tanto. Querida Sue realmente foi uma grande leitura. Os outros ou não li, ou não conheço, mas gostei das indicações. Bjus Elis!!!
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in