Sponsor

dezembro 31, 2015

Retrospectiva Literária 2015

| Arquivado em: CAFÉ LITERÁRIO.

Bom dia leitores =)

E chegamos ao final de mais um ano em que muita coisa aconteceu. Umas boas e outras nem tanto, mas o que vale na vida é tudo o que aprendemos com ela, não é mesmo? Quem acompanha o blog há mais tempo já está habituado a Retrospectiva Literária, afinal esse é o sexto ano consecutivo que o My Dear Library participa dessa iniciativa linda criada pela Angélica do Pensamento Tangencial.

A parte mais divertida em se fazer a Retrospectiva Literária é recordar das leituras que ganharam aquele lugar especial em nossos corações. E em 2015 apesar de ter lido menos, foi um ano em que fui surpreendida várias vezes com histórias que começaram despretensiosas, e que ao final me conquistaram por completo.

Espero não ter sido “injusta” com ninguém, mas esse ano foi muito difícil fazer essa seleção, eu fiquei na dúvida em várias categorias tanto que acabei precisando reler algumas resenhas para tomar uma decisão final. Decisão essa que vocês conferem agora!

1 O romance que me fez suspirar:
- 2015 foi sem sombra de dúvidas o ano do Romance de Época aqui no blog. Li muitos livros do gênero, mas se tem um que merece um lugar especial na minha estante e em meu coração é, O Príncipe dos Canalhas da Loretta Chase. Esse foi um dos poucos livros que favoritei no ano, e gente (...) é muito amor em um livro só ()!

2 A saga que me conquistou:
- A saga que me conquistou foi uma que após ter “desistido” duas vezes da leitura no passado, esse ano acabei levando ela até o fim e me apaixonando tanto pelo livro como pela série de TV. Já descobriram de qual saga estou falando?  É Outlander da Diana Gabaldon. Sério, estou muito ansiosa para ler o terceiro livro e assistir a segunda temporada. 

3 O livro que me fez refletir:
- Essa foi uma escolha simples e ao mesmo tempo difícil, por que li muitos livros que de uma forma sutil me fizeram refletir. Livros esses que vou carregar um bom tempo comigo, mas por tudo que essa pessoa representa hoje no mundo, eu não poderia escolher outro livro senão Eu Sou Malala, da Malala Yousafzai. Esse livro é mais que uma lição de vida é uma centelha de esperança.

4 O livro que me fez rir:
- Sempre tenho enorme dificuldade de responder esse item já que normalmente acabo dando preferência para livros mais “dramáticos”, por assim dizer.  E por esse motivo a autora Caroline Carlson vai levar o “prêmio” pelo segundo ano consecutivo com O Terror das Terras do Sul, a continuação da série A Quase Honrosa Liga de Piratas. Essa série é muito divertida, quem ainda não leu, não sabe o que está perdendo viu.

5 O livro que me fez chorar:
- Como tenho uma quedinha por drama li alguns livros que me levaram as lágrimas, mas nenhum foi tão marcante como Por Lugares Incríveis da Jennifer Niven. #heartbreak

6 O melhor livro de fantasia:
- Eu li bem poucos livros de fantasia esse ano, mais uma prova que o Romance de Época dominou o My Dear Library em 2015. Mas, por ser parte de uma das minhas sagas favoritas e ter fechado esplendidamente bem ela, o prêmio vai para Mago: As Trevas de Sethanon do meu querido Raymond E. Feist. Quem acompanha o blog sabe o quanto eu sou apegada a essa saga. É muito amor envolvido ().

7 O livro que me decepcionou:
- Esse foi o primeiro livro que li no ano, e muito de vocês já devem estar pensando:
“Poxa a Ane já começou o ano com o pé esquerdo.” Mas, a leitura não foi assim de todo o ruim. O problema aqui foi o excesso de expectativa, pois como eu tinha amado o livro anterior da autora eu meio que esperava amar esse mais ainda. E infelizmente isso não aconteceu com Paixão da Nicole Jordan. #chatiada.

8 O livro que me surpreendeu:
-  Tive boas surpresas esse ano, só que depois de quebrar a cabeça tentando decidir qual foi a maior delas acredito que nada mais justo do que esse posto ficar com duas autoras que por conta de uma experiência ruim eu meio que tinha pegado certa “birra” com elas. São a Cecelia Ahern com o seu Simplesmente Acontece e a Colleen Hoover com O Lado Feio do Amor.

9 O (a) personagem do ano:
- Apenas um nome me veio a mente e foi o de Theodore Finch de Por Lugares Incríveis.

10 A frase que não saiu da minha cabeça:
 – “Na verdade, só desabamos diante de quem sabemos que podem nos reconstruir.” - Os Bons Segredos (Sarah Dessen).

11 O casal perfeito:
- Perdoem-me Sebastian Ballister e Jessica Trent, eu amo vocês também, só que o prêmio de casal perfeito 2015 vai para Claire e Jaime Fraser de A Viajante do Tempo ().

12 O (a) autor (a) revelação:
- Conheci ótimos autores esse ano, mas a Ryan Graudin de A Cidade Murada foi a que mais me surpreendeu.  O livro possui ótimos personagens e a narrativa foi muito bem construída. A Cidade Murada é outro livro que recomendo bastante para quem gosta de histórias cheias de ação e mistério.

13 O melhor livro nacional:
- Momento shame on da Retrospectiva.  Essa que vos escreve leu apenas um livro nacional esse ano. Gente eu me sinto profundamente envergonhada, por que não é a primeira vez que isso acontece. Eu prometo que em 2016 vou tentar ao máximo me redimir dessa enorme falha minha.  Então não é surpresa nenhuma esse posto ser ocupado por Perdida da Carina Rissi.

14 O melhor livro que li em 2015:
- Sei que muitos dos livros maravilhosos que li em 2015 mereciam receber esse “prêmio”, porém por ainda ser uma história que mexe comigo e que sempre terá um lugar mais que especial em meu coração, mesmo tendo deixado ele partido em mil pedacinhos. O melhor livro que li em 2015 foi Por Lugares Incríveis da Jennifer Niven.

15 Li em 2015:
- Minha meta era de 50 livros, mas acabei lendo 49. Porém somando todos os mangás e HQs que li esse ano o total dá 59 ;).

16 A minha meta literária para 2016 é:
- No geral minha meta para 2016 é não ter metas, pelo menos não a longo prazo. Mas, levando em conta o meu ritmo de leitura e outros fatores, vou estipular a mesma meta de 2015, ou seja, 50 livros

E antes de finalizar a Retrospectiva Literária 2015 preciso fazer duas menções honrosas de livros que li, mas que acabei não resenhando aqui no blog. São eles A Vida do Livreiro A.J. Fikry da Gabrielle Zevin e Como Eu Era Antes de Você da Jojo Moyes. Essas foram duas leituras muito especiais e emocionantes e eu não podia deixar de menciona-las nesse post.

E por esse ano é só gente, lembrando que até a meia noite ainda dá tempo de participar da Retrospectiva Literária 2015. Muito obrigada a todos que me acompanharam durante esse ano. Vocês não tem noção de como cada um de vocês teve um papel importante na minha vida em 2015. Meu muito obrigada de !

Vejo vocês em 2016 e desejo que esse ano novo que se inicia venha com muita saúde, trabalho e paz para todos nós !

Beijos e até o próximo post;***

Comentários via Facebook

25 comentários:

  1. Olá Ane
    Estou encantada com a retrospectiva. Eu li somente 29 livros esse ano, mas estou feliz, pois fiz ótimas leituras. Ao contrário de você, li muitos nacionais. Um beijo grande e feliz ano novo.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  2. oi flor, realmente foi um ano de muitas surpresas literárias, que 2016 traga ótimas leituras, mais romances, mais livros para refletir, para se emocionar, para vibrar!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Ane,
    Esse ano foi cheio de livros bons né?
    Preciso ler esse Principe dos Canalhas está todo mundo falando tao bem dele.
    Te desejo um Feliz Ano Novo com muita paz, saúde e cheio livros novos hahaha.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oii Ane, tudo bom?
    Também amei O Príncipe dos Canalhas <3 já li umas três vezes e também me apaixonei por O Último dos Canalhas, apesar de não ter achado tão bom quanto o primeiro ♥
    E eu passei uma semana chorando por de Por Lugares Incríveis, só em lembrar já dá vontade de chorar.
    Eu nunca faço metas literárias no ano porque nunca sei quantos livros vou conseguir ler em um ano, as vezes são mais as vezes são menos, mas em cada ano é uma surpresa :)
    Feliz ano novo e boas festas!
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
  5. Gostei da sua retrospectiva Ane. Também amei Por Lugares Incríveis e estou ansiosa para ler alguns dos títulos que você mencionou. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei sua retrospectiva, vou comentar alguns topicos, da aquiela vontade de comentar tudo, mas ai seria um jornal e não um comentário.

    A Loretta Chase foi uma descoberta de 2015! Nossa, estou amando seus canalhas sentimentais! Mas, nadando contra a maré de opiniões, eu gostei muito mais de "O último dos canalhas". Quanto a sagas, evitei elas em 2015, nada me desanima mais que sagas especialmente quando penso em "As crônicas do gelo e fogo". Eu preciso tomar vergonha na minha cara e ler "Eu sou Malala", está lá no Kobo esperando e eu aqui protelando. Caroline Carlson como autora que faz ri, #DicaAnotada Eu também tive uma birra com a Cecelia Ahren, me decepcionei muito com "P. S. Eu te amo", achei massante, e ela é muito prolixa, mas "A lista" me enterneceu e "Como se apaixonar" me pegou de jeito. Cecelia ganhou um lugar no meu coração!

    Que 2016 te traga ótimas leituras e bons posts!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Oi Ane.
    Que bela retrospectiva! Que em 2016 você consiga atingir a sua meta e tenha muito sucesso na vida e com o blog.
    Abraços.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  8. Como eu era antes de você balança o mundo e o ano de qualquer um, né <333 livro mais lindo. Adorei a retrospectiva, espero que 2016 seja repleto de leituras maravilhosas também!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Ane!
    Adorei essa forma de fazer retrospectiva.
    Como não ficar com o coração em pedacinhos com "Por Lugares Incríveis"? Que livro maravilhoso!
    Gostei do quote de "Os bons segredos". Tenho cogitado ler esse livro e gostei de ver que foi uma leitura marcante a ponto de você mencioná-lo aqui.
    Sempre tive vontade de ler "Como eu era antes de você", mas esse ano tive uma experiência tão ruim com um livro da Jojo Moyes (foi o primeiro que li dela) que desisti :(
    Beijos e ótimo 2016!
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Boa parte dos livros eu não conhecia, eu confesso. Porém, os que você citou e colocou em certos rankings eu concordo completamente. Por exemplo, Simplesmente Acontece é um ótimo livro que me surpreendeu plenamente. Aah, devo dizer também que essa Retrospectiva 2015 é muito legal. A ideia é bem bacana. :)
    http://aprovidenciablog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Ane!
    Sabe o que eu fiz? Comprei Outlander por sua causa, HAHAHA.
    Eu preciso ler esse livro, você o elogiou tanto e agora entra nessa retrospectiva em uma ótima categoria... em breve venho te contar o que achei, tá?
    Beeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Amei a retrospectiva. Lendo ela, me lembrei que tenho que ler o principe dos canalhas :3 kkkkkkk
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Amei essa retrospectiva Literária, pena que eu não vi sobre ela antes, por que gostei e to ate achando que vou fazer no blog, será que ainda pode? Do seu post aconteceu algo bem parecido comigo, li muitos livros de época esse ano e o Príncipe dos Canalhas foi um deles, nossa apaixonei por de mais com essa historia.

    Beijos - Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  14. Olá, Ane.
    Cada um no seu ritmo hehe. O príncipe dos canalhas é de suspirar mesmo e ficamos iguais na categoria choro hehe. A cidade murada é um livro que quero muito ler. E a Carina Rissi foi a minha autora revelação esse ano, eu adorei ela.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  15. Uau! Você leu 49 livros! :O
    Acho que não consegui ler nem metade. Acabei me focando em livros meio grandes para 2015.
    Adorei sua retrospectiva literária!
    Que venham mais livros em 2016!
    Feliz Ano Novo!
    Beijos!

    http://perolairregulaar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Ane! Este ano realmente vi muitos romances de época por aqui e vi o quanto você se apaixonou por cada um lendo as resenhas. Eu fui rever minhas leituras para fazer o balanço e Por Lugares Incríveis abriu 2015, e foi com certeza um dos melhores do ano também. Feliz 2016! Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  17. A meta pra 2016 é não ter metas e quando alcançar a meta, irei dobrar a meta hauhauhauhauhauhuhauha <3 Você leu e muitooo em 2015 (invejei e muito).
    Desejo boas leituras em 2016, sem decepções <3

    ResponderExcluir
  18. Olá.
    Ahh, eu quero muito ler o livro da Malala, sério! Agora que vc citou sobre ele me deu mais vontade ainda!

    blogexplicita.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi Ane!
    Como eu era antes de você parece ser lindo mesmo, adorei os outros livros da autora e lerei este neste ano. Espero que 2016 traga muitas boas leituras para nós!
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oi
    legal a retrospectiva, desses ai só conhecia uns dois livros e que bom que gostou da leituras de vários, desses citados estou louca para ler Por lugares incríveis que já li muitos comentários positivos.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Esse é o primeiro ano que estou acompanhando o blog, mas acho muito legal esses projetos a longo prazo <3 Achei muito boa a retrospectiva literária, acho que não li nenhum dos livros que você indicou, mas todos eles me pareceram bem marcantes para você! Que em 2016 você também possa ter ótimas leituras :) Beijos!
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
  22. Adoro post de retrospectiva. Da para ter uma noção enorme do que realmente "bombou" no universo literário.
    Poxa, menina... Leia mais nacionais sim. Tem ótimos livros e ótimas autoras. As vezes não se compara com um internacional, mas acho que tem muitos fatores que influenciam na decisão final de cada leitor.
    Beijos
    SIL ~ Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  23. Theodore de Por Lugares Incríveis!!!! Owmmmm
    Deu vontade de reler, só por causa dele!

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  24. Oii Ane! Estou passando para conferir as suas respostas. :)
    Não li nenhum dos livros que você citou, a não ser "Como eu era antes de você". E também adorei!!
    Obrigada por ter participado de mais uma Retrospectiva! \o/ Espero que 2016 seja um ano de ótimas leituras!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Olá Ane... Que delícia vir aqui conferir sua retrospectiva literária 2015, realmente 2015 foi um ano de muitas mudanças, eu li tão pouco. De todos os livros citados por você eu li apenas dois que foram: Simplesmente Acontece e Perdida e gostei dos dois. Quero poder conhecer os outros que você leu e amou. Adorei a retrospectiva. Que esse ano seja completo de ótimas leituras para você. Beijos!!!
    @jannagranado

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in