Sponsor

fevereiro 21, 2021

Cidade das Almas Perdidas por Cassandra Clare

| Arquivado em: RESENHAS

Enfim cheguei ao penúltimo livro da série Os Instrumentos Mortais da Cassandra Clare. Cidade das Almas Perdidas, apresenta uma narrativa mais ágil, envolvente e que cada capítulo foi me deixando mais angustiada e curiosa para saber quais surpresas e reviravoltas, a autora tinha preparado.

Assim como em Cidade dos Anjos Caídos, alguns elementos presentes aqui já tinham sido explorados na série Shadowhunters da Netflix, porém o que foi retratado de um modo “superficial” e até mesmo canhestro na adaptação, no livro é mostrado com mais profundidade o que acabou revelando outras nuances dos personagens e colaborando para que a história ficasse ainda mais interessante.


ISBN: 9788501403285
Editora: Galera Record
Ano de Lançamento: 2014
Número de páginas: 434
Classificação: Ótimo
Compre Aqui
Sinopse: Os Instrumentos Mortais – Livro 5
Quando Jace e Clary voltam a se encontrar, Clary fica horrorizada ao descobrir que a magia do demônio Lilith ligou Jace ao perverso Sebastian, e que Jace tornou-se um servo do mal. A Clave decide destruir Sebastian, mas não há nenhuma maneira de matar um sem destruir o outro. Mas Clary e seus amigos irão tentar mesmo assim. Ela está disposta a fazer qualquer coisa para salvar Jace, mas ela pode ainda confiar nele? Ou ele está realmente perdido?

Essa resenha pode conter spoilers dos livros anteriores, por isso se você não quiser correr o risco pode pular três parágrafos.

Cidade das Almas Perdidas começa exatamente do ponto em que o livro anterior termina, ou seja, com os Caçadores das Sombras descobrindo que Lilith, a mãe dos demônios usou magia das trevas para trazer Sebastian de volta do mundo dos mortos. Depois de ser derrotado na Guerra Mortal, o filho de Valentim está disposto a destruir o mundo para conquistar seus objetivos sombrios e ele, não está sozinho. Ligado a Sebastian pelo feitiço de Lilith, Jace torce-se servo da força das trevas e por consequência um novo alvo para a Clave.

Percebendo que a vida de Jace corre perigo, Clary e seus amigos decidem agir por conta própria. Alec, Isabelle, Magnus, Simon, Maia e Jordan começam uma corrida contra o tempo para salvar Jace. Entre encontros com demônios maiores, fadas traiçoeiras e as enigmáticas Irmãs de Ferro, eles buscam um meio romper a magia que liga Jace a Sebastian. Mas Clary não quer ficar parada esperando respostas ou uma solução e decide fazer o que for preciso para encontrar e salva-lo.

A jovem sabe que está colocando a si, e a todos que ama em um perigo ainda maior ao se aliar a Sebastian, mas para Clary seu único e maior objetivo, manter Jace a salvo. Será que isso significa que assim como o irmão, ela também possui um coração sombrio? Até onde Clary está disposta a ir por amor? Quando o plano de Sebastian é finalmente revelado, os Shadowhunters descobrem que não somente a existência dos nephilins corre risco e sim toda a humanidade.

Desde Cidade dos Ossos, o primeiro livro da série sabemos que apesar na história ter como pano de fundo a eterna luta entre o bem e o mal, ela é também construção da jornada do herói no caso aqui, a Clary. A adolescente “comum” que em um belo dia descobre que todas as lendas são reais e que em suas veias corre sangue angelical. A partir disso ela vai desvendando os segredos de sua origem e família, ao mesmo tempo em que se vê cada vez mais envolvida pelo misterioso universo dos Caçadores das Sombras e claro, por Jace.

Como comentei na resenha de Cidade dos Anjos Caídos, a passionalidade com que a protagonista lida com tudo o que se refere ao namorado faz com que ela não somente coloque a sua vida em risco, mas gere uma reação em cadeia onde todos sofrem direta ou indiretamente as consequências de suas ações.

Não há como negar o amadurecimento da personagem no decorrer da narrativa, afinal Clary sabe os riscos aos quais está se expondo e as possíveis consequências de suas ações, porém ela continua colocando o seu relacionamento acima do bem e do mal, chegando muito perto do ponto de ir contra seus próprios valores na tentativa de salvar Jace. Embora acompanhar a evolução da personagem seja algo gratificante, não nego que em muitos momentos me vi bastante incomodada com suas atitudes impensadas. 

Acredito que um dos maiores acertos da Cassandra Clare nessa segunda fase da série, Os Instrumentos Mortais, é o modo como a autora consegue desenvolver os arcos individuais dos personagens secundários. Em Cidade de Vidro, o Simon já tinha começa a ter um espaço maior e sem sombra de dúvidas de todos os personagens da série, ele é o que apresenta uma maior evolução. Confesso que não esperava gostar tanto do Simon, até porque nos dois primeiros livros ele é bem “chatinho”, mas que conforme a narrativa foi se desenrolando, me vi cada vez mais cativada pelo personagem.

Maia e Jordan também apresentam um bom crescimento, mas não há como negar que Isabelle, Magnus e Alec foram os que mais demonstraram as suas vulnerabilidades em Cidade das Almas Perdidas. Aqui é fica nítido como a morte de Max e os segredos que carrega da família Lightwood, afetam a Izzy. Porém ao demonstrar toda sua fragilidade Isabelle não se tornar uma pessoa "fraca", muito pelo contrário é justamente isso a deixa ainda mais forte.

Alec também revela suas inseguranças a respeito de seu relacionamento com Magnus, o que aos poucos acaba gerando dúvidas se o amor que sentem um pelo outro será forte o suficiente para sustentar a relação enttre um mortal com um imortal. Além disso, o feiticeiro também têm seus segredos e partes de sua vida que permanecem escondidas, o que pode levar Alec a se aliar as pessoas má intencionadas para conseguir suas respostas que procura.

“Pois frequentemente, quando algo precioso se perde, ao voltarmos a encontrá-lo, pode não ser mais o mesmo.”

Um dos meus maiores receios ao começar a ler esse novo arco da série, era que do mesmo modo que o Valentim acabou se relevado um “vilão decorativo” nos primeiros livros, o Sebastian seguisse o mesmo caminho. Só que para minha surpresa e até mesmo felicidade, Cassandra Clare consegue nos apresentar um vilão mais complexo.

As marcas de um passado de abandono e dor são visíveis no personagem e fica muito claro que mesmo com a sua visão distorcida, tudo o que ele busca é ser amado. Em muitos momentos durante a leitura a autora nos leva a refletir, se Sebastian não seria diferente se seu sangue não tivesse sido contaminado e seu coração capturado pelas trevas.

Não que as ações dele sejam perdoáveis, afinal Sebastian é cruel, sádico e perverso, mas é impossível não se perguntar o quanto isso podia ter sido “amenizado” se ele tivesse sido criado como o mesmo amor que a irmã recebeu de Jocelyn. Até porque, Magnus e os outros integrantes do submundo também possuem sangue demoníaco correndo e isso, não faz deles serem malignos.

Cidade das Almas Perdidas finaliza com um prelúdio de uma nova guerra e um futuro totalmente incerto para os Caçadores das Sombras. Cassandra Clare entregou uma narrativa bem construída, ao mesmo tempo em que desenvolveu com maestria o arco de todos os personagens. Depois do que encontrei aqui, as minhas expectativas pelo capítulo final da série, Os Instrumentos Mortais está altíssima.


Veja Também:

Cidade das Cinzas - Cassandra Clare

Cidade de Vidro - Cassandra Clare
Cidade dos Anjos Caídos - Cassandra Clare

Comentários via Facebook

14 comentários:

  1. Olá
    Acho a capa dos livros dessa série a coisa mais linda!!
    Ainda não li essa série, mas sempre leio resenhas positivas sobre ela, e por conta disso essa série está na minha listinha de compras ;)

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa | Instagram | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ariane. Como vai? Cassandra Clare é fantástica, não é mesmo! Li este livro já faz tempo, e ao ler sua resenha deu vontade de reler tudo novamente. Adoro esta série. Que bom que gostou. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Amei a resenha. Nunca li os livros da Cassandra e esse parece estar muito bom e que bom que seguiu um mesmo padrão para finalizar a série.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Ane.
    Estou pretendendo reler e terminar essa série no mês que vem. Espero que dê certo hehe. Fiquei inspirada nas suas resenhas e me deu vontade de terminar a série que só li até o quarto livro e parei. Não sei agora, mas na época eu não desgostava da Clary não hehe

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi Ariane, sua linda, tudo bem?
    OMG! Esse livro parece ser eletrizante. Fiquei com o coração na mão sabendo que o Jace foi pego pelas trevas e que Clary será obrigada a fazer coisas que prejudiquem e coloquem a sua vida e a de todos em perigo. Já fiquei nervosa com seu texto, imagine com o livro? Quero muito ler essa série. Adorei sua resenha!
    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi.
    Amei essa resenha, fiquei mega interessada em ler essa série completa, estou me reorganizando aqui já que agora tenho bastante espaço na estante já que doei alguns livros, pretendo voltar e comprar alguns para ler esse ano, é claro que sempre espero boas promoções.
    Beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Acho que já tá chato falar que não importo com essas séries contemporâneas dela kkkk só quero saber do meu povo no passado
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  8. Sou apaixonada demais por essa série. Já vi diversos comentários sobre ela, mas eu sigo amando haha.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  9. Oi Ane, tudo bem?
    Li tudo pegando spoilers mesmo porque queria descobrir a diferença da série, já que não pretendo ler os livros. Mas acredita que peguei um rancinho do Simon do livro ao descobrir que ele meio que engana a Isabelle e a Maia ao mesmo tempo? Estragou a imagem do personagem pra mim. :( E a Clary eu acho chatíssima, ela e o Jace me incomodaram demais no livro 1.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ariane! Tudo bom?
    Eu tenho um problema gigantesco com essa segunda parte da série, apesar de ser notavelmente mais bem desenvolvida. Acho que esticou tanto que tornou tudo chato demais, pelo menos pra mim - o sexto livro foi um inferno pra terminar de ler HUSAUHHSAUSAUHSAUH
    Eu real não sirvo pra TMI, não tenho paciência pros personagens e nem nada. TID é minha vida!

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  11. Como eu mencionei na outra resenha, eu não li os livros da série, mas assisti aquele filme que fizeram e gostei bastante. Espero que o último livro supere as suas expectativas, porque final de série tem que ser bom, né?! Senão a gente fica frustrado, rsrs...

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  12. Oi Ane,

    Que bom que gostou desse quinto livro. Eu particularmente adoro o último, é um dos meus preferidos da série toda. Depois que você ler ele, leia os Artifícios das Trevas é muito bom também e autora já deixa um gostinho nesse sexto livro para essa nova série.

    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi Ane,
    Eu não consegui me apegar a essa série... Li até o final porque gastei um dinheirão com os livros físicos! Mas só por isso, kkkkkk.
    Tem gente que diz que eu não gostei por conta da Clary, eu acho que pode ser a escrita da Cassandra... Não sei ainda, preciso dar mais uma chance a autora. Talvez arrisque Peças Infernais em breve...
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in