Sponsor

janeiro 31, 2021

Cidade dos Anjos Caídos por Cassandra Clare

| Arquivado em: RESENHAS


D
e antemão, já aviso que é muito provável que as próximas resenhas do blog sejam dos últimos livros da série, Os Instrumentos Mortais da autora Cassandra Clare. Finalizar a maior quantidade de séries literárias que eu tinha começado a ler, era uma das minhas pouquíssimas metas para o ano que passou. Então na reta final de 2020, acabei priorizando a leitura desses livros começando por Cidade dos Anjos Caídos, o quarto livro da saga.

Uma coisa que já posso adiantar, é que gostei muito desse segundo arco da história em especial porque é nítido o quanto a escrita da autora evoluiu do primeiro livro para cá. Em Cidade dos Anjos Caídos, reencontrei com a narrativa bem construída que tanto me encantou na trilogia As Peças Infernais e com isso, me vi ainda mais apaixonada pelo mundo dos Shadowhunters.

Resenha -Cidade dos Anjos Caídos por Cassandra Clare


ISBN: 9788501092717
Editora: Galera Record
Ano de Lançamento: 2011
Número de páginas: 364
Classificação: Muito Bom
 Compre Aqui

Sinopse: Os Instrumentos Mortais – Livro 4
A guerra acabou e Caçadores de Sombras e integrantes do submundo parecem estar em paz. Clary está de volta a Nova York, treinando para usar seus poderes. Tudo parece bem, mas alguém está assassinando Caçadores e reacendendo as tensões entre os dois grupos, o que pode gerar uma segunda guerra sangrenta. Quando Jace começa a se afastar sem nenhuma explicação, Clary começa a desvendar um mistério que se tornará seu pior pesadelo.


Essa resenha pode conter spoilers dos livros anteriores, por isso se você não quiser correr o risco pode pular cinco parágrafos.


Quem leu a minha resenha de Cidade de Vidro sabe que finalizei a leitura um tanto decepcionada com alguns pontos no desenvolvimento da obra. O fato da narrativa em grande parte ter girado em torno dos dramas do casal protagonista Clary e Jace, foi algo que me incomodou muito, por isso foi com uma certa dose de alívio que fiquei feliz em perceber que neste livro, a autora resolve dar um foco maior aos outros personagens.

Claro que alguns acontecimentos não chegaram a me surpreender tanto, pois como assisti a série Shadowhunters da Netflix, muitos dos elementos presentes em Cidade dos Anjos Caídos foram explorados na adaptação. E aqui vale ressaltar que um personagem em especial, foi melhor aproveitado e trabalhado no seriado do que no livro.

Valentim foi finalmente derrotado e o fim da guerra em Idris deixou marcas profundas nos Caçadores de Sombras e em seus amigos. Simon, agora conhecido como Diurno se torna um alvo e passa a ser protegido por Jordan da Praetor Lupus, uma organização formada por lobisomens que auxiliam os recém-transformados a se adaptarem ao submundo. Só que além da preocupação em se manter vivo, Simon que sempre foi impopular entre as garotas inesperadamente se vê em meio a um triângulo amoroso entre Isabelle e Maia.  

Clary continua treinando para aperfeiçoar suas habilidades como caçadora das sombras, ao mesmo tempo que Jace começa a lidar com os fantasmas de sua mente, o que o leva a se afastar cada vez mais da namorada e de sua família. Em meio a tudo isso, a Clave precisa lidar com um novo problema, o repentino assassinato dos Caçadores de Sombras, o que pode gerar uma nova guerra ainda mais destrutiva do que a primeira.

Acredito que vale a pena ressaltar que para quem espera cenas de ação e grandes reviravoltas, pode ficar um pouco decepcionado com a leitura de Cidade dos Anjos Caídos. A narrativa não chega a ser de todo “arrastada”, mas por se tratar de um livro introdutório a nova fase da história o desenvolvimento é um tanto lento.

Como comentei alguns parágrafos acima, não cheguei a me surpreender tanto com desenrolar dos acontecimentos já que muitos deles foram mostrados na série televisiva, porém não nego que esperava uma participação mais ativa da Lilith, a grande mãe dos demônios.  No seriado ela foi mais atuante enquanto no livro, passou grande parte da história nos bastidores.

Uma das coisas que gostei em Cidade dos Anjos Caídos é que a Cassandra soube dosar bem a narrativa, mesclando acontecimentos cotidianos como os preparativos do casamento de Jocelyn com Luke, os ensaios e apresentações da banda do Simon ao mesmo tempo que a tensão causada pelas mortes dos nefilins paria sobre todos.

Outro ponto que considero positivo, foi o crescimento que o Simon teve na história, o que fez com que ele deixasse de ser um personagem secundário, para assumir um protagonismo maior na trama. Gostei da dinâmica criada entre ele, a Isabelle, Maia e Jordan, pois isso meio que desfez a aparente “dependência” que ele tinha da Clary nos livros anteriores. Confesso que novamente senti falta da presença constante do meu amado Magnus Bane
() na narrativa assim como do Alec.

O drama entre Clary e Jace continua me incomodando, apesar de saber que ele é o foco principal da sério. Porém como o tempo aprendi a gostar e até sentir empatia por Jace e todos os problemas pelos quais o personagem passa desde a sua infância. Infelizmente não posso dizer o mesmo da Clary. Suas atitudes imaturas e a passionalidade com qual ela lida com tudo o que envolve o Jace, chega ser exasperante.

“Corações são frágeis. E acho que mesmo quando a pessoa se cura, ela nunca mais volta a ser como era antes.”

Cassandra Clare soube explorar os elementos fortes do mundo que criou o trazer referências da trilogia As Peças Infernais em Cidade dos Anjos Caídos, demonstrando como tudo está interligado no universo dos Shadowhunters e cada personagem é importante para o desenvolvimento da história.

O final compensa o ritmo mais lento que a narrativa teve ao deixar várias pontas soltas para serem desenvolvidas nos próximos livros da série. Admito que as minhas expectativas estão altas por isso, não me decepcione Cassandra Clare.
 

Veja Também:

Cidade das Cinzas - Cassandra Clare

Cidade de Vidro - Cassandra Clare

Comentários via Facebook

17 comentários:

  1. Oi Ane! Eu gosto muito desta série e nenhum dos livros me decepcionou. Fico feliz em ver que apesar de Cidade de Vidro não ter impressionado muito você, neste volume a história te fisgou de novo. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Oi Ane, tudo bem?
    Confesso que meu único interesse nessa série é descobrir o que há de diferente das adaptações (tipo a Jocelyn estar viva). Eu li o primeiro livro e não me fisgou. :(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  3. Olá...
    Eu adoro conferir suas resenhas, pois, elas sempre me fazem querer ler imediatamente o livro! Eu nunca li nada da Cassandra Clare, mas tenho muita vontade... Quem sabe futuramente?
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu parei em Cidade de Vidro e lá fiquei mesmo. Não sou muito fã dos shadowhunters contemporâneos kkkkkk
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  5. Não gosto muito quando a narrativa é lenta, mas que bom que o final recompensa! <3

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Quase nunca estipulo metas mas uma que sempre está na minha lista é finalizar séries, coisa que nunca consigo fazer. Nunca li esses, mais por sair da minha zona de conforto, mas é maravilhoso acompanhar uma série e ver o quanto a escrita vai evoluindo no decorrer dos livros.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
  7. Eu não imaginava gostar tanto de uma série quanto gostei dessa. Eu também amei o segundo arco. Só achei chato a indecisão do Simon. Mas gostei das surpresas e do final.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ane

    Eu acho muito legal quando a gente acompanha um autor assim há tanto tempo e por isso conseguimos acompanhar a evolução dele.

    Eu não tenho vontade de ler a série, talvez quando a Cassandra desapegar é escrever algo diferente, quem sabe? Mas esse monte de livro no mesmo universo me cansa, não gosto de autor que não desapega. Hahahaha
    Esse casal aí desperta sentimentos controversos em muita gente, você não é a primeira, nem a segunda e nem a terceira a falar isso, então que bom que outros persogens puderam brilhar mais.
    Agora fico aqui torcendo pros próximos - sejam eles quantos forem hahaha - serem ainda mais positivos.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Ane,

    Eu gostei muito dessa série, confesso que algumas partes foram meio enfadonhas, mas no geral eu adoro. Eu percebi a evolução da escrita da autora no sexto livro, ai tive esse mesmo sentimento que você.

    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ane!

    Eu considerava que esse livro seria bem desnecessário quando anunciaram o lançamento, mas nada que a Cassandra escreve é dispensável! Acabei adorando o volume, e aliás tô com saudades da escrita dela, preciso sair logo desse bloqueio literário e avançar nas leituras :(

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Ariane,
    Eu amei a série da Netflix sobre os livros, comprei o box e ainda não li pq estou terminando outras séries, mas ela está na lista. Engraçado que eu comprei o box exatamente dessa capa o metálico kkkkkkkkk
    Bjos
    https://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Ane, tudo bem?
    Que bom que a série continua lhe agradando.
    Quem sabe no futuro eu volte a lê-la.

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Oie,tudo bem?
    Ainda não conhecia, valeu pela dica
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Eu deveria fazer uma meta dessa e revisitar várias séries que deixei pela metade. Certeza que umas só estão ocupando espaço na estante.
    Essa ainda não tenho muito interesse. Já tentei ler o primeiro livro e não rolou.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  15. Oi Ariane, sua linda, tudo bem?
    Nossa tenho até vergonha de admitir o tempo que essa série está na minha lista para ser lida, mas até hoje não consegui comprar todos os livros. Sempre espero por uma promoção milagrosa do box, e com isso o tempo passa. Eu não vi a série, mas vi o primeiro filme que fizeram que muitos não gostaram, mas eu amei, vai entender, risos.. Espero porder ler logo. Adorei sua resenha!
    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Eu nunca li os livros, mas assisti aquele primeiro filme e gostei bastante. A adaptação da Netflix eu não conferi. Mas lendo a resenha do livro, deu até vontade, agora!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  17. Oi
    eu tenho vontade de algum dia ler esses livros, que bom que simon ganhou um destaque maior, pena que o romance de clary e o jace te incomoda um pouco, só assisti a série e na série também me dava um pouco de incomodo.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in