Sponsor

fevereiro 28, 2021

Cidade do Fogo Celestial por Cassandra Clare

| Arquivado em: RESENHAS


F
az quase sete anos desde que iniciei a leitura da série, Os Instrumentos Mortais e agora ao finalizá-la sinto um misto de dever cumprido e saudades. Ao longo de seis livros acompanhei a jornada e a evolução tanto dos personagens como também da escrita da autora, Cassandra Clare e Cidade do Fogo Celestial fecha uma saga, ao mesmo tempo em que cria e reforça as conexões entre sua história, com as outras que se passam no mesmo universo.

Ao finalizar a leitura de Cidade das Almas Perdidas, minhas expectativas estavam altíssimas com o último livro da série. Em partes elas foram atendidas, porém não nego que senti que a autora fez muito “rodeio” e com isso alguns pontos e personagens que podiam ter agregado mais a narrativa, acabaram ficando “esquecidos”.


ISBN: 9788501092731
Editora: Galera Record
Ano de Lançamento: 2014
Número de páginas: 532
Classificação: Ótimo
Compre Aqui

Sinopse: Os Instrumentos Mortais – Livro 06
ERCHOMAI, Sebastian disse. Estou chegando.
Escuridão retorna ao mundo dos Caçadores de Sombras. Enquanto seu povo se estilhaça, Clary, Jace, Simon e seus amigos devem se unir para lutar com o pior Nephilim que eles já encararam: o próprio irmão de Clary. Ninguém no mundo pode detê-lo deve a jornada deles para outro mundo ser a resposta? Vidas serão perdidas, amor será sacrificado, e o mundo mudará no sexto e último capítulo da saga Os Instrumentos Mortais.

Essa resenha pode conter spoilers dos livros anteriores, por isso se você não quiser correr o risco pode pular três parágrafos.


A Clave nunca se viu diante de um inimigo tão astuto e temível com Sebastian Morgenstern.  De posse de sua criação o Cálice Infernal, ele segue espalhando o terror ao invadir os Institutos e transformando Caçadores de Sombras em seres maligno, os Crepusculares. Enquanto isso os nephilins que conseguem escapar se refugiam em Alicante, na esperança de que as torres demoníacas e as demais barreiras que protegem a cidade sejam fortes o suficiente para manter o filho de Valentim e seus seguidores afastados.

Quando Luke, Jocelyn, Magnus e Raphael são sequestrados para serem usados como moeda de troca, Clary e Jace sabem que não podem ficar de braços cruzados esperando que a Clave decida se vai ou não ceder às exigências de Sebastian.  Junto com Alec, Isabelle e Simon eles partem em uma jornada arriscada para um dos territórios do Inferno, o Edom. O grupo sabe que essa pode ser uma missão sem volta, mas eles têm a esperança de encontrar alguma forma de derrotar Sebastian em seu próprio domínio.

Traída e acuada a Clave sabe que é apenas uma questão de tempo, para guerra começar derrubando as barreiras que os protege. E dessa vez o inimigo não vai ser um demônio ou uma criatura a qual, eles foram treinados para derrotar. Será outro Shadowhunter, alguém que outrora os amava e que agora só tem um único desejo, - destruí-los. No Edom, Clary e Jace jogam a sua última carta contra Sebastian sem ter certeza se vão conseguir salvar aqueles que amam, o mundo e a si mesmos.

Como o capítulo final de uma série extensa, Cidade do Fogo Celestial apresenta um bom desfecho, mas confesso que esperava um “pouco mais”. A narrativa começa com um ritmo bastante lento e mesmo entendendo, a importância da autora interligar as diversas histórias que se passam no mundo que criou, senti que em muitos momentos os personagens de TIM acabaram sendo “deixados de lado”, por conta do espaço que a Cassandra deu aos personagens da série, Os Artifícios das Trevas.

Entendo que o cenário principal da história mudou de Nova Iorque para Alicante e o Edom, mas muitas situações que pediam para ser mais bem trabalhadas pela importância que desenpenham na narrativa, foram tratadas de forma rápida e superficial, como se a autora quisesse resolver logo um problema. 

Um bom exemplo disso é a Maia que teve um ótimo desenvolvimento no livro anterior, mas que em Cidade do Fogo Celestial apesar de desempenhar um papel relevante, acabou tendo sua participação reduzida por conta dos novos personagens.

Outro ponto que senti falta, foi da autora explorar mais a relação de Sebastian com a Jocelyn. Afinal, depois de tantos anos ressentimentos e arrependimentos, seria bem interessante ter visto mais interações entre mãe e filho. Inclusive porque como comentei em minha resenha anterior é muito perceptível que do modo “torto” dele, tudo o que Sebastian busca é amor.

Não há como negar que Sebastian é de fato um vilão, V maiúsculo. Ele é cruel, sádico e está disposto a literalmente trazer o apocalipse ao mundo para conseguir o que deseja. Adorei ver a ascenção do Sebastian na história, principalmente porque ele conquista seu o seu lugar por mérito próprio, ou seja, sem precisar se apoiar no legado deixado por Valentim.

Uma das coisas mais gratificantes de acompanhar em Os Instrumentos Mortais é a evolução da escrita da autora como também, o amadurecimento dos personagens. Não é segredo para ninguém que acompanha o blog, que não sou muito fã do casal protagonista da saga. No primeiro arco da história, todo drama envolvendo o relacionamento de Jace e Clary chegava a ser exasperante em especial, porque era nítido que os demais personagens tinham um potencial incrível para torna a narrativa mais instigante.

Cassandra Clare conseguiu corrigir isso na reta final da série. O casal protagonista continua tendo atitudes um tanto inconsequentes, mas não há como negar o quão corajosos Jace e Clary são. O Simon teve um crescimento imenso e ao menos em minha opinião, ele é um dos grandes heróis da história. Ele passou por tanta coisa e ao final se sacrificou para salvar seus amigos. Foi lindo acompanhar sua trajetória e isso, fez com que o meu carinho por ele aumentasse ainda mais.

Os irmãos Lightwoods também conquistaram mais visibilidade e relevância na construção da narrativa. A Isabelle foi sem dúvida uma das melhores surpresas que tive, pois na adaptação da Netflix os roteiristas em muitos episódios davam preferência por mostrar o lado mais “sexy” da personagem do que o conjunto de qualidades que fazem dela uma shadowhunter tão maravilhosa. Izzy desabrochou nos últimos livros e ao abrir o seu coração para o amor, ela demonstra de um modo muito bonito que a fragilidade também é parte daquilo que nos torna forte e mais humanos.

Admito que ao final de Cidade das Almas Perdidas, fiquei um pouco decepcionada com as atitudes do Alec. O caminho tomando pelo relacionamento dele com Magnus, deixou meu coração em pedaços e por esse motivo, foi tão recompensador ver como o Alec cresceu e aprendeu com as suas ações. Novamente vemos Magnus baixar a guarda como acontece em Princesa Mecânica e revelar não só os seus sentimentos mais profundos, mas seus medos também. Assim como Simon, ele está disposto a fazer grandes sacrifícios por quem ama e isso, faz dele um personagem ainda mais incrível.

Acho que não preciso falar o quanto amei as referências a trilogia As Peças Infernais e rever personagens tão queridos. Meu deu um quentinho gostoso no coração, mesmo já sabendo como algumas coisas aconteceram.

“— Somos todos parte do que lembramos. Guardamos em nós as esperanças e os medos daqueles que nos amam. Contanto que exista amor e lembrança, não existirá perda de fato.”

Cidade do Fogo Celestial deixa bem claro o quanto a Clave é falha como instituição e que, por mais que alguns membros se esforcem para diminuir o espaço que separa os nephilins dos membros do Submundo, o preconceito é algo que já está enraizado. Acredito até que esse será um dos pontos que a autora aborda com mais profundidade na trilogia Os Artifícios das Trevas, já que as pontas soltas que ela deixa aqui servem como ligação para a história de Emma Carstairs e Julian Blackthorn.

No geral a leitura da série
Os Instrumentos Mortais foi de altos e baixos, mas que ao final conseguiu entregar aquilo que prometeu. Sei que essa não é uma despedida definitiva do universo maravilhoso criado pela Cassandra Clare, mas não pretendo dar continuidade em Os Artifícios das Trevas agora. Na verdade, pretendo retornar ao mundo dos Shadowhunters, só quando a saudade apertar. Dessa forma, quando me reencontrar com personagens tão queridos estarei prepara para embarcar em uma nova, maravilhosa e imprevisível aventura. 


Veja Também:

Cidade das Cinzas - Cassandra Clare

Comentários via Facebook

18 comentários:

  1. Oi Ane! Meu primeiro contato com o universo de caçadores de sombras foi essa série e a mesma sempre vai ser a minha favorita da autora. Eu achei a adaptação divertida, gostei do destaque do Alec e do Magnus nas telas, mas outros personagens foram totalmente descaracterizados. A Izzy é um ótimo exemplo, de guerreira passou a ser apenas um rostinho bonito. Sobre o desfecho de IM eu gostei bastante e sempre sentirei falta desta turma. Agora estou lendo As Peças Infernais. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Ei, Ariane, tudo jóia? Instrumentos mortais foi a primeira Coleção que li e na época eu curti muito, hoje eu tenho algumas ressalvas, tipo a própria Clary, mas isso é detalhe. Eu fico feliz que você tenha finalmente térmico e que apesar das ressalvas a história realmente te cativou! Beijos.


    Books House

    ResponderExcluir
  3. Que bom que, apesar dos pesares, o final foi aceitável. Eu não li essa série, mas acompanhava algumas resenhas por aqui. E super te entendo quando, mesmo gostando muito da história, um dia a gente deixa ela num cantinho especial da estante, mas abre espaço para novas entrarem.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  4. AAh mas eu passei muita raiva com o Sebastian nesse livro hahaha. Mas é inegável que esse final é épico. Eu amo essa série e também me agradou muito. A Clave irá fazer raiva durante muitos livros ainda, infelizmente.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ane! Tudo bom?
    Vou defender a série aqui porque aquela vibe da Isabelle de femme fatale durou bem pouco :v na segunda temporada mesmo ela é qualificada como mestre de armas lá no Instituto, e mostra bastante da inteligência e do lado badass. Eles apelaram MUITO na primeira temporada, mas depois melhorou bastante!
    Quanto aos livros, acho que cheguei a comentar que TMI não é pra mim, né? KKKKKKKK por isso eu gosto tanto de Shadowhunters, mudou tudo que eu detestava nos livros.
    Eu amo amo amo TID, pra mim nunca vai ter nada tão perfeito quanto aquela série!

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ariane. Como vai? Que bom que gostou mesmo com as resssalvas. Particularmente adoro esta série, e mesmo a própria tendo alguns defeitos gosto bastante dela. Sua resenha ficou excelente. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Ane, sua linda, tudo bem?
    Fiquei até emocionada com sua resenha, dá para sentir suas emoções daqui e o clima de despedida que sempre mexe com a gente. Mesmo com as suas ressalvas, vi o quanto você gostou da série. E espero ter o mesmo envolvimento que você. Não vejo a hora de ler. Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ane

    Que bom que entre mortos e feridos salvaram-se todos! hahahhaa
    Acho natural que uma coisa ou outra, em uma série tão complexa, acabe deixando um pouquinho a desejar.
    Não simpatizar muito com os protagonistas é brabo, mas o bom de ter uma gama tão grande de personagens é que a gente transfere a empatia, né? hahahaha
    Que bom que no final você ficou satisfeita! Eu sou perdidinha no universo da Cassandra, mas espero que as próximas leituras, quando chegar a hora de fazê-las, sejam proveitosas! :D

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  9. Amei a resenha. Quero ler os livros da Cassandra, mas sempre fico com medo e deixo pra lá.
    Vou dar uma chance para a autora.
    Beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bem?
    Ainda não conhecia, valeu pela dica
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  11. Amei sua indicação, ainda não conhecia esse livro, mas amei a sinopse e a capa. <3

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Ane, tudo bem?
    Que bom que apesar das ressalvas o final conseguiu ser satisfatório . Eu gostei dos três primeiros livros, então quem sabe no futuro eu volte a me aventurar no universo de Cassandra Clare.

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Ane!

    É uma mistura de sensações finalizar uma saga né? Principalmente quando se trata de Instrumentos Mortais, que é tão grande e envolvente! É muito perceptível mesmo como os personagens cresceram e como a própria escrita da Cassandra evoluiu. Dá uma cansada mesmo ler todos assim em seguida, mas não demora muito pra ler Artifícios das Trevas viu, cometi esse erro e agora tá difícil de engrenar na leitura, minha memória ruim não ta ajudando também haaha :(

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Olá, Ane.
    Eu pretendo reler os 4 primeiros livros esse mês e ler os dois que faltam para terminar a série. Vamos ver o que vou achar porque ultimamente não tenho me dado muito bem com releituras hehe. E eu gostava do Jace na época, vamos ver agora hehe. Mas que bom que finalmente conseguiu terminar. O problema é que esse universo parece não ter fim, a autora vai continuar escrevendo infinitamente hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  15. Oi Ane, tudo bem?
    Gosto de ler suas resenhas porque mata minha curiosidade de saber a diferença em relação à série, já que não pretendo ler os livros. Fiquei preocupada só com a frase sobre o Simon! Acontece algo com ele? D:
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  16. Na minha adolescência eu tentei ler essa serie e não consegui continuar, gostaria muito de dar uma nova chance até porque o universo da Cassandra é incrível e não entendo pq não fui pra frente. As capas desses livros nunca deixam a desejar né?
    Beijos, Nada Produtiva ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
  17. Oi Ane,
    Chegar ao final dessa série, foi motivo de comemoração para mim. Nunca demorei tantooooo, rs.
    Fico feliz que tenha sido uma boa experiência para você. Quero ver se dou uma chance a Peças Infernais, quero gostar da Tia Cassie, juro que quero! rs
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    Não sei se seria um bom momento pra iniciar uma nova série em leituras.
    Mas fico feliz que a experiência da releitura tenha sido positiva pra vc.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in