Sponsor

dezembro 30, 2016

Retrospectiva Literária 2016

| Arquivado em: CAFÉ LITERÁRIO.

Olá pessoas!

E eis que chegou o último post do ano aqui do My Dear Library. E que ano foi esse senhor 2016 heim? Mas esse post é para falar de coisas boas, e nada melhor do que no fim de ano fazer uma retrospectiva de tudo de legal e não tão legal assim que aconteceu.

Há sete anos participo da Retrospectiva Literária organizada pela querida Angélica do  Pensamento Tangencial. E devo confessar para vocês que esse é um dos meus post favoritos do ano (). É uma delicia recordar de todos os livros que li e de histórias e personagens que mesmo que por poucos dias fizeram parte da minha vida.

Embora 2016 não tenha sido aquele ano de “grandes leituras”, me deparei com histórias incríveis e personagens cativantes que me fizeram rir e chorar com e por eles. Esse ano novamente fiquei em dúvida e sei que corro o risco de ser injusta com um livro ou outro. Faz parte, não é mesmo?

Mas agora chegou o grande momento de vocês conhecerem os melhores livros de 2016 para essa blogueira que vos escreve. Preparados? Confere ai!

1 O romance que me fez suspirar:
- Li romances maravilhosos esse ano, porém Volta para Mim da Mila Gray foi aquele que mais me encantou. A autora soube criar uma história em que romance e drama se mesclam perfeitamente. Um livro simplesmente lindo e apaixonante.

2
A saga que me conquistou:
- É aquela velha história de todo ano. Eu tentando fugir de sagas e séries, mas elas sempre dando um jeitinho de me conquistar. Esse ano as que mais me cativaram foram a A Rebelde do Deserto da Alwyn Hamilton e Amores Improváveis da Elle Kennedy.

O livro que me fez refletir:
- Amor Amargo da Jennifer Brown foi um livro que me marcou muito em 2016. Durante a leitura eu senti dor, desespero e muita raiva, e tudo isso junto ao mesmo tempo. Foi uma leitura dolorosa e difícil pelo contexto em que a personagem principal está inserida. Mas ao mesmo tempo ele é aquele tipo de livro que nos leva a refletir sobre nossos próprios relacionamentos e como no dia a dia conduzimos algumas situações.

4 O livro que me fez rir:
- Sem sombra de dúvidas foi Ninguém Vira Adulto de Verdade da Sarah Andersen. Quem ainda não leu precisa ler antes ele tipo antes de 2017 para começar o ano que o pé direito já.

5 O livro que me fez chorar:
- Esse ano por incrível que parece estive menos chorona com as minhas leituras. Posso contar nos dedos os livros que me levaram as lágrimas e um dele foi O Livro de Memórias da Lara Avery. Acompanhar a história da Sammie é ao mesmo tempo lindo e doloroso.

6 O melhor livro de fantasia:
- Também não li muita fantasia esse ano. Como mencionei no começo do post 2016 foi “o ano”. Mas das fantasias que li a que me conquistou foi o Meio Rei do Joe Abercrombie. Gostei da trama, da forma como o autor buscou fugir dos padrões do gênero e principalmente dos diálogos. Pensem em um livro recheado de diálogos inteligentes e um protagonista sarcástico. É esse!

7 O livro que me decepcionou:
- É chato falar de decepção, mas é preciso. Não é um livro, embora tenha lido um e outro que poderia estar aqui. A minha escolha foi baseada no meu grau de decepção com a Trilogia Os Números da Sarah MacLean. Eu sei que o último livro ainda não foi lançado e que ele pode “salvar” a trilogia. Porém por tudo o que tinha lido e ouvido falar dos livros da Sarah MacLean, eu esperava mais. Na verdade esperava muito mais e acabei me decepcionando bastante com o que encontrei. Uma pena (...).

8 O livro que me surpreendeu:
- Quando Três Coisas Sobre Você da Julie Buxbaum foi lançando ele não chamou muito a minha atenção. Só que depois de ler tanta resenha positiva, resolvi dar uma chance ao livro e acabei me surpreendendo com uma história muito fofa *-*.

9 O (a) personagem do ano:
- O Quarto da Emma Donoghue foi uma leitura bem intensa, talvez a mais intensa que tive esse ano. E pelo fato de toda história ser mostrada através do olhar de uma criança, o pequeno Jack é sim, ao menos para essa blogueira o personagem do ano.

10 A frase que não saiu da minha cabeça:
“Tentamos tanto esconder tudo o que estamos realmente sentindo daqueles que provavelmente mais precisam saber os nossos verdadeiros sentimentos.”Talvez Um Dia. (Colleen Hoover).

11 O casal perfeito:
- Essa foi a categoria mais difícil de decidir esse ano, por que passaram pelo blog muitos casais inesquecíveis. Só que por tudo o que eles passaram e por se permitir a amar e se amados novamente o prêmio casal MDL2016 vai para a Elizabeth e Tristan Cole de O Ar que Ele Respira.

12 O (a) autor (a) revelação:
- Mesmo com pequenos detalhes que me incomodaram durante a leitura e de sentir que o final foi bem corrido, Boa Noite da Pam Gonçalves acabou se revelando uma ótima surpresa esse ano. Sem dúvidas um começo bem promissor para a autora.

13 O melhor livro nacional:
- Esse ano consegui ler mais livros nacionais. (Ouviram um amém?). E de todos o que se tornou o meu favorito não só entre os nacionais, mas no ano é o Quando Amor Bater à sua Porta da Samanta Holtz.

14 O melhor livro que li em 2016:
- Como comentei logo no começo do post, esse ano não tive “grandes leituras”. Li livros maravilhosos, mas senti falta daquela historia que me arrebatasse por completo. Tenho a sensação que conforme o tempo passa mais exigente aka chata fico em relação aos livros que leio. Mas se teve um livro que conquistou um lugarzinho especial em meu coração foi O Ar que Ele Respira da Brittainy C. Cherry ().

15
Li em 2016:
- Minha meta era de 50 livros, mas acabei lendo 63. Li 12 livros a mais em relação ao ano passado. Porém somando os mangás que li esse ano o total dá 70 ;).

16 A minha meta literária para 2017 é:
- A mesma de todos os anos, 50 livros até por que eu prezo mais a qualidade de que quantidade. Prefiro ler menos, mas encontrar histórias que sejam marcantes e emocionantes do que ler muitos livros e encontrar o mais do mesmo.

E vocês? Compartilhe nos comentários quais os livros mais marcantes de 2016 e quais as metas literárias para 2017 =D

Quero agradecer imensamente a cada um de vocês por tornarem o meu ano mais suportável. Esse foi um ano bem difícil em todos os sentidos em minha vida e mesmo que em algumas semanas eu tenha ficado mais “ausente” daqui. Saber que vocês estavam ai do outro lado me deu razões e motivos para continuar vindo aqui. Meu muito obrigada de !

Desejo a todos um maravilhoso 2017! Que seja um ano mais tranquilo e repleto de muito trabalho e luz para todos. E principalmente um ano de paz, menos intolerância e de sonhos realizados.

Lá vamos nós rumo ao sétimo  ano do My Dear Library ()!

Beijos e até o próximo post ;***

ps: O blog, ou melhor dizendo essa blogueira aqui vai tirar duas semanas de férias. Afinal todo mundo precisa recarregar as baterias depois desse 2016 tão tenso. Vejo vocês em breve ().

Comentários via Facebook

36 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Acredita que não li nenhum desses?!
    Mas quero muito ler "A rebelde do deserto" e "O ar que ele respira".
    Beijos!

    Http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Ane, decidi fazer a retrospectiva esse ano de novo, desde 2013 que não fazia. Adorei suas respostas, alguns livros já li, outros não. A rebelde do deserto é fofo, quero ler logo a continuação <3

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Ane! Me identifico com vc ao dizer q 2016 não foi de grandes leituras.
    Dos livros que vc citou eu não li nenhum, mas quero conhecer a escrita da Sarah Mclean, Britanny C. Cherry, quero muito ler Volta pra mim e Quando o amor bater à sua porta, e ler mais livros da Colleen Hoover *---*
    Bjs e feliz 2017!
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi,

    Adorei a sua retrospectiva!

    Abraços...

    https://blogmichaelvasconcelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Ane.
    Estou indo para o quinto ano hehe. O livro da Samanta sem dúvida foi muito especial. E o que dizer do Jack? Perfeito. O livro de Memórias eu li com lagrimas nos olhos. Mas diferente de você gostei muito dos livros da Sarah. Desejo que o ano que vem seja repleto de conquistas e realizações.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Olá, gostei de ler sua retrospectiva. Não conhecia essa retrospectiva literária e devo confessar que achei incrível você ter lido tudo isso de livro. Eu queria ser dessas que consegue ler muito mas, esse ano por exemplo, foi complicado por causa do TCC, não consegui ler nada além dos assuntos do trabalho e só agora, depois de trabalho entregue, consegui voltar a ler.

    Blog | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  7. Gostei muitoooooo :)
    E estou completamente maluca pra ler Amor Amargo, tem tannnta gente que fala tão bem dessa autora que estou mega curiosa já rs


    Valeu pelo post <3

    beeijão
    http://www.carolhermanas.com.br/

    ResponderExcluir
  8. quero muito ler os livros da elle Kennedy, as tramas me conquistaram de cara e parecem ser divertidas, leves e agradáveis
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ane

    Que pena que 2016 não foi de grandes leituras. Gosto muito das postagens de final de ano, pois são cheias de retrospectivas! <3
    Eu ainda não li O Ar Que Ele Respira, mas tá aqui na lista. Eu também li mais nacionais esse ano do que no ano passado e fiquei muito feliz por isso.
    Minha meta era de 50 livros também, mas li 46. Mas tô de boa!

    FELIZ 2017!
    Beijos
    - Tami
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ane! Tudo bem?
    Esse foi um dos posts mais legais que li sobre retrospectiva esse ano e olha que li muitos. Eu não li nenhum dos livros que você citou, mas várias pareceram legais. Estou louca para ler esse novo livro da Sam. Beijo e um feliz 2017!

    http://subscrevendome.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Aneeee,
    Eu pedi 'Volta Para Mim' esse mês na Arqueiro! Atrasada, eu sei, mas estava na lista há tempos e não tinha muitos lançamentos que eu queria, rs.
    Uma pena que a trilogia números te decepcionou, eu gostei bastante.
    Mas esse quote de Talvez um Dia marca mesmo, um livro tão lindo.
    Eu também amei Quanto O Amor bater a sua porta.
    Que 2017 veja ainda mais lindo! E se Deus quiser, quem sabe a gente não se conheça? Eu vou adorar!
    Ah, e parabéns pela primeira parceria 2017 com a NC!
    Beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Ane, tudo bem?

    Amei essa Retrospectiva, é uma ótima forma de trazer a sensação nostálgica do ano inteiro para esse momento. Adorei as suas escolhas, me pareceram bem sensatas. Não coloco metas, pois assim como você considero a qualidade e não apenas quantidade!
    Que 2017 seja abençoado para você e sua família. Feliz Ano Novo!!!

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
  13. Oi Ane, tudo bem?
    Adorei a retrospectiva! Não li nenhum dos livros que você mencionou, mas achei bacana conhecer um pouquinho sobre eles e porque você os selecionou! =)
    Boas férias e Feliz Ano Novo! ;) Que 2017 seja incrível e possamos seguir nos visitando nos próximo ano! \o/
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  14. Adorei a retrospectiva, mas acho que eu não teria coragem de fazer. São tantos livros que a indecisão ia me matar hahaha. Fiquei curiosa com essa obra que você considerou a melhor de romance + drama. Eu ainda não encontrei ninguém melhor que a Colleen pra isso, então quero descobrir se a Mila conseguiu superá-la mesmo!
    Eu também adorei a série de Amores Improváveis. Na verdade, eu li só um volume, mas gostei tanto que vou ler o resto.
    Nem me fala em Os números! Só o primeiro salva.
    Aconteceu a mesma coisa comigo com Três coisas sobre você! Não dei muita atenção com o lançamento, mas depois de tantas resenhas positivas, me rendi, li e apaixonei. Boa noite também é uma obra muito boa mesmo! E sou doida pra ler O Livro de Memórias.
    Feliz ano novo, Ane! 2016 foi um ano tenso, e a gente sempre acaba encontrando a paz no blog por um tempinho. Desejo um 2017 repleto de alegria e boas leituras pra você! ♥

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Gostei da retrospectiva Ane. Já li A Rebelde do Deserto, O Acordo, O Erro e Quarto e curti bastante. Estou ansiosa para ler Quando o Amor Bater a Sua Porta e espero não me decepcionar com os livros da Sarah McLean. Feliz 2017, recheado de muita saúde, paz e amor! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Ane! O Acordo, O Ar Que Ele Respira, A Rebelde, O Livro de Memórias ♥. Sem dúvidas maravilhosos. Este ano eu nem fiz a retrospectiva, mas li excelentes livros e finalmente conheci o universo dos mangás. Um ano maravilhoso para você.

    Feliz 2017! Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  17. Oi Ane,
    Tbm adorei O Livro de Memórias. Fui ler no espírito de dar uma chance e acabou sendo uma melhores leituras do ano.
    Quero muito ler O Quarto, mas ainda nao encontrei nenhuma boa promoção.
    Sabe que eu tbm acho que quanto mais o tempo passa, mas exigente fico com minhas leituras? Acho que é uma consequencia natural para quem lê bastante.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi, Ane!
    Boas férias!
    Essa série da Elle Kennedy é muito amorzinho! Estou bem ansiosa pro spin off!
    Desse ano não passa a leitura de O Ar que Ele Respira.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de três anos de Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  19. Oi Ane, tudo bem?
    Primeiramente feliz ano novo.
    Te desejo muito sucesso e que seja um ano cheio de conquistas.
    Adorei o post. Preciso ler Quando o Amor bater a sua Porta da Samanta e o Ar que ele Respira.
    Essa frase ♡ perfeita.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi Ane, tudo bem?

    Amores improváveis foi uma grata surpresa pra mim! E O livro de memórias é lindo mesmo <3 Espero esse ano ler O Ar que Ele Respira!

    Um feliz 2017 pra vc e sua família!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  21. Oi, Ane!
    Adorei esse post, é tão legal ter visão geral das suas leituras de 2016 :D Dos livros que você citou, só li "O Livro de Memórias" e também chorei muito! Minha meta também foi 50 livros, mas consegui ler 52. Que 2017 seja muito melhor para todos nós! Beijinhos, Beatriz.

    O Diário de uma Escritora Iniciante

    ResponderExcluir
  22. Oi Ane,
    Boas férias para você, relaxe bastante ♥
    Parece que todos os livros da Jennifer Brown, nos trás reflexões. Esse eu ainda não li, mas já foi para lista.
    Super concordo com o que você disse sobre a meta. Eu costumo ler de acordo com meu estado de espírito e há leituras que precisam de um tempo mais de reflexão. Esse ano decidi não estipular números, mas o que for vindo está bom haha

    P.S.: Sobre seu comentário na Retrô do Skoobylário, não teve seleção para dar palpite naqueles prints.
    Aqueles comentários, foram do decorrer do ano, na coluna mesmo, sobre os prints. Eu quis fazer tipo uma homenagem pq da mesma maneira que se divertem com os prints, eu me divirto com os comentários hahaha

    Tenha um lindo 2017.
    Que seus dias sejam prósperos, sábios e saudáveis ♥
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  23. Olá, Ane!
    Acredita que ainda não li nenhum desses?
    Minha meta são de 70 livros, pois em 2016 li apenas uns 13, e amo ler!
    Beijos e Feliz 2017!
    https://teattimee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi, Taurina! <3
    Eu amei sua retrospectiva. "Volta para mim" é lindo mesmo, eu adorei.
    Ainda preciso ler "O Ar que ele respira" e "Talvez Um Dia". Estou, inclusive, vendo-os na estante agora; claramente estão clamando para serem lidos.
    Que 2017 seja um ano melhor em todos os aspectos. Ainda estou me recuperando de algumas coisas.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Oiii Ane

    TRês coisas sobre você é muito fofo, foi com certeza um dos meus melhores livros de 2016.
    Tenho vontade de ler essa série dos Números da Sarah, porque a outra trilogia dela que li me encantou completamente, espero não levar uma decepção também....
    Espero que consiga cumprir a sua meta para esse novo ano e acima de tudo te desejo um 2017 muito feliz e iluminado, cheio de realizações.

    Beijokas

    resenhaatual.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Oi, Ane!
    Sempre bom fazer uma retrospectiva, né? Ainda mais se for de coisas boas, que são livros! <3
    Estou doida para ler Ninguém Vira Adulto de Verdade.
    E que pena que você se decepcionou com a série dos Números. Quero ler!
    E quero muitooooooooo ler O Ar Que Ele Respira. Falam tãããããããão beeeeeeeeeeem!
    E quero ler A Rebelde do Deserto também.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir
  27. Oi querida,
    adorei a retrospectiva literária. Vou fazer isso esse ano, e pretendo ler mais de 70 livros. Estou com muitos na estante que comprei e ainda não li.

    Beijos, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  28. Oi, Ane!!! QUANTO TEMPO! =) VOLTEEEEI, depois de mil anos longe da blogosfera.
    Nesse ano que passou, eu li muito pouco. Desde que entrei na universidade, meu nível de leitura caiu muito. Muito mesmo. Quase 70%. Minha meta esse ano é justamente melhorar isso. Ler, pelo menos, de 3 a 4 livros. Acho massa quem lê muito, mas acho muito melhor ler com qualidade, sabe? Ler livros realmente bacanas, no tempo que você acha que é bom ler, devorar aos poucos, refletindo sobre o que está sendo lido. É muito bom também fazer assim.
    50 livros é uma meta normal e possível de ser atingida pra quem tem um tempo razoavelmente tranquilo. Meu tempo é muito louco. Não tenho muito tempo, então não vou muito me apegar a números, e sim a títulos bacanas, que eu sei que serão leituras boas. Nesse ano, já consegui ler um livro. Comecei dia 1 e terminei dia 3. Maravilhoso o livro. Romance policial de tirar o fôlego, do jeito que eu gosto. Se chama "Você é o próximo", de Gregg Hurwitz. Comecei a ler o segundo livro, mas ainda estou no segundo capítulo. É um livro de Harlan Coben, outro cara que escreve romances policiais com uma maestria ímpar.
    Bom, minha cara, que 2017 seja um ano maravilhoso, tanto na vida quanto na literatura pra ti e pra mim. Pra nós, enfim.
    Fica na paz.
    Beijo grande.

    Blog || Fan Page

    ResponderExcluir
  29. Oi Ane, sua linda, tudo bem?
    Feliz 2017!!!
    Mais uma indicando O ar que ele respira!!! Preciso urgente desse livro, risos... Outro livro que também está muito badalado é Três coisas sobre você, todos estão dizendo que se surpreenderam. OMG!!! Tem tantos aqui que estão na minha lista, quero ler Quando o amor bater à sua porta, o erro, a rebelde do deserto. Não sabia sobre o volta para mim, sempre tive curiosidade sobre esse, você me deixou bem empolgada. Adorei sua retrospectiva.

    Te indiquei para um prêmio:
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/2017/01/o-cantinho-foi-indicado-premio-dardos.html

    beijinhos.
    cila.

    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Olá, Ane.
    Foi excelente essa retrospectiva. Quero muito ler Meio Reino!

    Uma ótima semana. https://realidadecaotica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Me agradou esse título ''Ninguém Vira Adulto de Verdade'' vou dar uma olhada.
    Bom descanso.

    www.cupidobrega.com.br
    Canal no YouTube

    ResponderExcluir
  32. Oi, tudo bem?
    Que legal saber que esses livros marcaram seu ano! Fiquei com vontade de ler alguns!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
  33. Quero muito ler o livro da pam, e o ar que ele respira <3
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Ane, sua lindaaaa! AMEI saber que "Quando o amor bater à sua porta" foi sua melhor leitura nacional de 2016 :D Adorei suas respostas à tag, especialmente esta em que você menciona meu filhote, claro! hahaha
    Uau, 70 livros em 2016? Que demaisss! :) Aposto que, em 2017, terá ainda mais!

    Beijo enorme, querida :* Obrigada pelo carinho de sempre!!

    ResponderExcluir
  35. Oi Ane, tudo bem?
    Adorei poder conferir a sua retrospectiva literária. Super concordo com Volta pra mim, eu também chorei horrores mas mesmo assim amei o livro! E O Ar Que Ele Respira e Quando o Amor Bate a Sua Porta, ainda não tive oportunidade de ler, mas espero conseguir mudar isso nesse ano! Minha meta de leitura pra 2017 está bem inferior a sua mas coloco sempre menos porque gosto de ultrapassá-la.
    beijinhos e um ótimo começo de ano pra você ♥

    https://leiturize-se.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Oi Ane!
    O ano de 2016 também foi pesado para mim. Por isso, acabei lendo pouco e ficando ausente do blog. Espero que 2017 seja um ano melhor...
    Enfim... Adorei as suas respostas. Vários desses livros eu não conheço. Vou procurá-los. :)
    Obrigada por ter participado de mais uma Retrospectiva Literária!!
    Um grande beijo!

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in